Quarto infantil

Cama infantil: saiba como escolher a ideal para o seu filho dormir bem

É importante tomar alguns cuidados básicos antes de escolher o tamanho e o modelo da sua cama infantil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/04/2022 13:00


Freepik

 
As crianças crescem muito rápido, e logo chega a hora de substituir o berço pela cama infantil no quartinho da criança. Mas neste momento é importante tomar alguns cuidados para fazer a escolha certa. Confira as dicas deste conteúdo. 

Primeiramente, é necessário priorizar a segurança e o bem-estar da criança. Nesse sentido, pesquise e avalie qual é a melhor opção. Enfim, seu filho ou sua filha pode até opinar sobre a cama, mas acima de tudo você deve levar em consideração a qualidade e o atendimento das necessidades. 

Qual é a hora de ter uma cama infantil? 


É bom frisar que não existe uma regra. Isso porque cada criança é um caso. Mas normalmente a cama infantil é utilizada a partir dos seis anos de idade. 

Sendo assim, ela pode ser de vários formatos e modelos. Existe a cama de solteiro normal, a minicama (indicada para crianças menores de seis anos), a cama casinha, a cama com telhado, entre muitas outras opções oferecidas pelas lojas de móveis. 

Portanto, papai ou mamãe deve avaliar se a criança já está ficando apertada no berço e precisa substituir o leito. Mas também colocar na balança as desvantagens da cama infantil, que podem oferecer risco de queda se a criança ainda for muito pequena. 

Escolha a medida certa 


Como você já deve ter visto, existem muitos tamanhos de camas para crianças. Pode parecer um detalhe pequeno, mas muitos pais compram o móvel sem reparar em suas medidas. 

Nesse sentido, é importante saber se a cama infantil caberá no espaço do quarto, visto que o berço é ligeiramente menor. Ainda mais se a cama for funcional, ou seja, vier junto com escada, escrivaninha ou cômoda.

Dessa maneira, é bom tirar as medidas no quarto e na loja (ou site) antes de comprar para não ter que se preocupar com futuras trocas. 

Verifique o peso suportado 


A informação do peso, geralmente, está anexa às características do colchão da cama infantil. Sendo assim, devemos lembrar que há leitos que suportam até 30 quilos ou até 120 quilos, por exemplo. 

Nesse sentido, se a sua intenção é trocar a cama quando a criança entrar na adolescência, renovando assim a decoração do quarto, a dica é pegar uma cama menor. Porém, se você busca mais durabilidade, aposte na cama que suporta mais peso devido ao crescimento do seu filho. Fique sempre de olho na segurança do seu filho.

Preste atenção na qualidade do material 


Se a criança puder opinar na compra, ela vai escolher a cama infantil pela estética. Assim, caminhas de personagens de desenhos animados ganham disparado. 

Entretanto, você deve ficar atento à qualidade do material de fabricação. Olhe, portanto, se ele é resistente, se solta peças, se desbota a cor, se é confortável e, especialmente, se oferece segurança. 

Atente-se à idade da criança 


Mas, afinal, como escolher a cama infantil ideal pela idade da criança? Isso porque, além da qualidade e da estética, é preciso que o móvel esteja adequado à faixa etária do seu filho. Por isso, acompanhe nossas dicas. 

  • 1 a 3 anos: minicamas com grades de proteção são a melhor opção. Afinal, seu filho certamente se movimenta bastante nesta faixa etária e acorda várias vezes durante a noite. Portanto, a cama deve ser segura e permitir liberdade para entrar e sair do leito. 
  • 3 a 6 anos: nesta fase, você já pode contar com uma cama mais alta. Contudo, antes disso, é bom conferir a altura do seu filho com relação à cama e identificar se ela não traz risco de queda. 
  • 6 a 13 anos: nesta faixa etária, uma cama de solteiro já atende bem a necessidade. Mas é interessante que ela seja acoplada a outro tipo de móvel, com espaço para os estudos ou a brincadeira, por exemplo. 

Estimule o lado lúdico 


O quarto infantil pode ousar na decoração. Desse modo, os pais podem usar a criatividade e criar um espaço lúdico. Portanto, a cama pode simular um castelo, ter um escorregador, um telhado que remete a uma casinha, enfim, há várias possibilidades. 
O importante é estimular o lúdico e a criatividade do seu filho. Mas lembre-se de deixar bem claro que a hora de dormir é sagrada. Isso porque as crianças e pré-adolescentes costumam dormir de 9 a 11 horas por noite. 

Curtiu as dicas de como escolher a cama infantil do seu filho ou filha? 


Você pode gostar também do conteúdo sobre como decorar um quarto infantil. Este e outros conteúdos estão no portal Lugar Certo, que traz dicas de decoração, organização, ideias de “faça você mesmo” e muito mais para você. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023