Temperatura

Conheça 12 dicas de como melhorar o conforto térmico da casa

Saiba como deixar sua casa mais gostosa tomando algumas atitudes simples, desde antes até após a construção do imóvel

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/05/2022 13:00 / atualizado em 23/05/2022 13:41



Uma casa quentinha ou fresca interfere diretamente na qualidade de vida dos moradores - Freepik Uma casa quentinha ou fresca interfere diretamente na qualidade de vida dos moradores
 
 
Como conquistar o conforto térmico em casa? Esse é um anseio muito comum entre as pessoas que estão construindo a casa própria. Mas saiba que há maneiras especiais de se conseguir uma casa mais confortável, tanto no calor quanto no frio. 
 
Em muitas cidades brasileiras, é comum fazer quatro estações num único dia, não é mesmo? Por isso, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até estabeleceu um padrão de conforto térmico residencial: 20º a 23ºC nos dias frios e 23º a 26ºC nos dias quentes. 
 
Portanto, saiba neste conteúdo como se atingir esse padrão em sua casa. 

O que é conforto térmico e qual é a sua importância? 


Como é bom ficar aconchegado em casa com aquele vento gelado batendo na janela. Ou ainda curtir um ar fresco no apartamento quando o sol está queimando lá fora. 
 
O conceito de conforto térmico foi criado pelo arquiteto Victor Olgyay em 1973. Ele citou que o conforto térmico é atingido quando o corpo não precisa se adaptar ao ambiente porque já está em equilíbrio.
 
Uma casa quentinha ou fresca interfere diretamente na qualidade de vida dos moradores, inclusive dos animais de estimação. Crianças e pessoas idosas são as que mais necessitam desse equilíbrio, não é verdade? 
 
Portanto, acompanhe as dicas abaixo no “antes” e “depois” da construção. 

Dicas para obter conforto térmico no imóvel 

Se você já comprou um imóvel pronto ou está alugando, siga essas dicas para deixar sua casa mais confortável em dias quentes ou frios. 

Invista em tapetes e cortinas 

 
No inverno, é interessante ter tapetes e cortinas com texturas e tecidos mais grossos. Afinal, eles são capazes de reduzir a passagem do vento. 
 
Já no verão, prefira guardar os tapetes ou trocá-los por tapetes mais leves, a fim de que você possa sentir o frescor que vem do piso. 

Prefira móveis com tons neutros 

Os tons neutros, bem como o clássico branco, não retêm calor. Nesse sentido, você pode utilizar tons mais claros para compor a decoração.
 
Nos dias frios, você pode acrescentar mantas de cores mais quentes, como o vermelho, para dar a sensação de conforto térmico. 

Insira plantas na decoração 

Para os dias mais ensolarados e abafados, as plantas são verdadeiras aliadas. Isso porque uma casa com muitas plantas, como folhagens suspensas e vasos de flores, remetem à sensação de frescor da natureza. 
 
Mas lembre-se de tomar os devidos cuidados, pois as espécies ficarão em espaços à sombra e, portanto, precisam de rega e adubação. 

Distribua bem os móveis e objetos decorativos 

Uma casa com muitos móveis e objetos decorativos transmite uma sensação de abafamento, pois há uma consequente redução do espaço de circulação. 
 
Nesse sentido, prefira uma decoração mais clean no verão. Já no inverno, você pode dispor de uma poltrona com revestimento de veludo ou um kit de almofadas com tecido bem quentinho. 
 
É importante manter portas e janelas abertas para a circulação do ar. - Freepik É importante manter portas e janelas abertas para a circulação do ar.
 

Use refrigeração natural 

Para manter o imóvel refrescante, é importante manter portas e janelas bem abertas, pois assim você evita o uso excessivo de ar-condicionado e de ventilador. 
 
Já na estação do inverno, lembre-se de manter a circulação de ar dentro de casa, assim você evita o acúmulo de micro-organismos que causam doenças respiratórias. 
 
 
Agora, vamos ver as dicas para o “antes” da construção? Afinal, se você ainda está erguendo as paredes, dá tempo de projetar o conforto térmico na arquitetura. 


 Implantação do imóvel dentro do terreno 

Os imóveis voltados para o norte recebem bastante luminosidade. Nesse sentido, você pode construir os cômodos que mais precisam de calor nesta direção. 

Aberturas para ventilação e luz 

Aposte em elementos vazados na construção, como as brise-soleil (que têm a função de proteger a sacada) e os cobogós (que podem ser usados em paredes internas). Assim, a circulação de ar para dentro da casa estará garantida. 

Use drywall, tijolos e pedras 

drywall, assim como os tijolos e pedras naturais, garantem mais frescor que a alvenaria bruta. Portanto, nos cômodos que for possível, utilize esses tipos de materiais construtivos para ter uma residência mais arejada no verão. 


Fachadas ventiladas 

A fachada ventilada é um sistema cujas placas são fixadas por meio de uma estrutura metálica no lugar da alvenaria. Muito comum em prédios, elas funcionam como uma “segunda pele” para a fachada principal. Assim, ela deixa o ar entrar mais livremente no imóvel. 


Telhado mais fresco 

O material utilizado no telhado pode interferir diretamente na sensação de frescor ou de frio. Portanto, escolha telhas cerâmicas ou metálicas para deixar sua casa mais agradável, com aquela sensação de frescor nos dias ensolarados. 


Vidros duplos 

Como o vidro marca presença na maioria das construções, prefira os vidros duplos que são mais reforçados e impedem a sensação de frio intenso. Já no verão, não se preocupe, pois geralmente as portas e janelas de vidro costumam ficar abertas. 

Porcelanatos 

A dica final de conforto térmico na arquitetura é usar porcelanato no piso e na parede. Afinal, o material é bastante resistente e aumenta a sensação de frescor. Além, é claro, de deixar a casa mais bonita. 

Gostou das dicas de conforto térmico para aumentar a sensação de aconchego dentro da sua casa? 

 
E continue acompanhando as matérias sobre casa, decoração, bem-estar, organização e limpeza do portal Lugar Certo. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023