Iluminação

Confira 7 dicas que vão deixar os ambientes da sua casa mais iluminados

O projeto correto de iluminação pode deixar sua casa mais iluminada e aconchegante. Para isso, basta fazer pequenas mudanças nos cômodos; confira a seguir

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/05/2022 13:00 / atualizado em 31/05/2022 14:03



Em primeiro lugar, não devemos nos esquecer que a casa iluminada eleva até mesmo o astral. / Foto: Freepik - Em primeiro lugar, não devemos nos esquecer que a casa iluminada eleva até mesmo o astral. / Foto: Freepik
 
 
Ter uma casa mais iluminada, principalmente se ela for pequena, é o desejo de muita gente. Isso porque a iluminação correta agrega valor à decoração e transmite uma sensação de conforto. Por isso, veja as dicas que separamos neste conteúdo para você ter a iluminação que sempre sonhou. 

Em primeiro lugar, não devemos nos esquecer que a casa iluminada eleva até mesmo o astral. Afinal, paredes escuras, cortinas densas e janelas fechadas passam uma sensação negativa, não é mesmo? 

Sendo assim, para ter um projeto de iluminação adequado nos cômodos da sua casa ou apartamento, prossiga a leitura e acompanhe nossas dicas. 

Como melhorar a iluminação em casas pequenas? 

A casa pequena pode dar aquela sensação de aperto. Contudo, você deve mudar essa percepção fazendo pequenas mudanças na iluminação. Portanto, confira abaixo nossas 7 dicas para deixar a sua casa iluminada. 

Unifique os ambientes 

Se você está providenciando uma reforma na sua casa, que tal unificar ambientes, como a cozinha integrada à sala? Assim, você mantém um ambiente único e mais iluminado, pois ele também será mais amplo. 

Escolha lâmpadas potentes 

As antigas lâmpadas de tom amarelado iluminam menos e gastam mais. Enquanto isso, as lâmpadas de LED são mais econômicas, duram mais e também fornecem uma boa quantidade de luz. 

Embora elas sejam mais caras que as antigas, no momento da compra, o material em LED acaba sendo uma solução mais vantajosa, pois sua casa ficará mais bem iluminada. 

Use vidros incolores 

Quem ama usar vidros na construção deve optar por materiais incolores, especialmente se o imóvel for pequeno. Isso porque há vidros com tons escuros que deixam a casa ainda menos iluminada. Nesse sentido, também não é aconselhável colocar insulfilm nos vidros, pois isso diminuirá ainda mais a iluminação artificial interna. 

Evite o uso de cortinas 

Para aproveitar a iluminação natural e também manter a casa mais iluminada por dentro, é importante deixar as cortinas de lado. No entanto, se você gosta de cortinas para deixar seu ambiente mais aconchegante, aposte nas cortinas com tecidos finos e delicados. Assim, você permite a entrada da iluminação natural e deixa os ambientes mais claros. 

Escolha os móveis certos 

Você já percebeu como os móveis podem deixar a sua casa mais escura ou mais iluminada? Por essa razão, ao escolher os móveis da sua casa, evite os mais escuros ou muito largos, que comprometam a passagem da luz. Portanto, prefira os móveis claros ou mais horizontais, que deixam o ambiente mais claro. 
 
A iluminação correta agrega valor à decoração. / Foto: Freepik - A iluminação correta agrega valor à decoração. / Foto: Freepik
 

Acerte na escolha das escadas 

Escadas de alvenaria também podem deixar o ambiente mais escuro. Por essa razão, na hora de construir ou reformar, prefira escadas transparentes ou suspensas. Aliás, elas não bloqueiam a visão do lado externo, permitindo assim maior entrada da luz natural dentro de casa. 

Prefira tonalidades claras nas paredes 

Mais uma vez, as cores das paredes interferem na claridade dos ambientes. Desse modo, na hora de escolher a tinta, prefira tons pastel ou o clássico branco. Afinal, isso melhora a luminosidade interna. 

Escolha a lâmpada certa para cada ambiente da casa 

E, agora, uma dica à parte. É muito importante manter a casa iluminada, contudo, também é bom ficar atento ao efeito que você deseja dar conforme o objetivo de cada ambiente. 

Isso porque a iluminação deve ser versátil e se adaptar ao cômodo. Cozinhas, por exemplo, devem ser mais bem iluminadas do que os quartos. 

Portanto, nos cômodos de lazer e descanso, como quartos e sala, use lâmpadas quentes, de tons amarelados. Afinal, ela cria uma atmosfera mais serena e tranquila. 
 
Enquanto isso, nos ambientes como banheiro, cozinha e área de serviço, prefira luzes frias, que possuem tons azulados e, portanto, mais estimulantes. 

Pequenas mudanças na decoração ajudam a dar mais luminosidade à casa 

Para reforçar nossas dicas para ter uma casa iluminada, você precisa ficar atento a pequenas mudanças que podem deixar a iluminação mais viva. Acompanhe! 

  • Use cortinas claras; 
  • Coloque espelhos decorativos em pontos de atenção dos cômodos; 
  • Escolha lâmpadas apropriadas para cada ambiente; 
  • Mantenha as paredes mais claras, seja com tinta ou papel de parede. 

E, então, curtiu as dicas de como deixar a casa iluminada? Certamente, elas vão melhorar o astral do seu lar. 

Aproveite para ler também sobre como aproveitar a luz do sol em sua casa. E não deixe de acompanhar os demais conteúdos sobre decoração que estão postados no Lugar Certo. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023