Lugarcerto

Plantando a comodidade

Manter uma pequena horta em casa é um investimento em saúde e bem-estar

Redação
- Foto: Gladyston Rodrigues/Esp.EM/D.A.Press
Colher frutas no pé e legumes direto da terra não é um privilégio só de quem mora na zona rural ou tem muito espaço em casa. Montar uma pequena horta, até mesmo em apartamentos, só depende da boa vontade e da organização de quem quer levar à mesa artigos de qualidade. Além da praticidade de ter sempre à mão alimentos frescos, as hortas podem também integrar a decoração, trazendo mais cor e vida ao lar.


Veja mais fotos de hortas domésticas

Não que dê trabalho, mas iniciar uma horta exige dedicação diária. "A pessoa tem que saber o que quer plantar e buscar informação sobre que cuidados cada tipo de planta demanda", ensina o paisagista Sérgio Vilela. Para ele, o segredo do sucesso está no planejamento. "É importante saber quais tipos de ervas podem ser plantadas na mesma jardineira, por exemplo, para que todas tenham espaço para crescer".

Leia a continuação desta matéria:
Como nasce uma hortinha
Bazar

Assim que as plantas são escolhidas, é hora de montar a horta. "Qualquer um pode fazer sua hortinha, até mesmo em pequenos vasos dentro de casa. O mais importante é observar a incidência de sol, já que as plantas necessitam de quatro horas por dia de luz", ensina Sérgio. Segundo o paisagista, um dos problemas mais comuns é o entusiasmo inicial que vai se perdendo ao longo do tempo. "As pessoas ficam empolgadas, mas depois deixam a produção de lado, e a horta acaba se deteriorando".

Na verdade, os cuidados indispensáveis são poucos. É necessário regar as plantas periodicamente e acompanhar seu crescimento
. A adubação precisa ser feita, em média, a cada 30 dias. Sérgio indica o uso de adubos orgânicos ou húmus. "Não faz sentido ter uma horta em casa e usar adubos químicos, pois acaba contaminando o alimento", explica.

Leia mais:
Hortas dentro de casa
Cultivando o bem-estar

Além de ser uma opção saudável, o cultivo de vegetais em casa também pode ser didático. Para a paisagista Renata Nascentes, ensinar às crianças de onde os alimentos vêm também é uma forma de educá-las para o consumo consciente. "É interessante mostrar para elas como os alimentos nascem, crescem e chegam até nossa mesa".

Plantar árvores frutíferas em vasos é uma opção para driblar o espaço limitado. Além disso, eles funcionam como elementos decorativos. No projeto da paisagista Renata Nascentes, as plantas ganham lugar de destaque na área de lazer. Segundo Renata, os cuidados com as árvores devem seguir as mesmas regras úteis para as hortas.

Os paisagistas projetaram uma horta para atender os moradores de um prédio residencial. Eles aproveitaram um canto da construção, ao ar livre, para construir o espaço. A grade foi o local escolhido para apoiar duas jardineiras que,  com boa profundidade, abrigam diversas ervas de uso culinário
. O local escolhido atende a todos os pré-requisitos, pois recebe luz solar e fica em local protegido do vento.