Lugarcerto

Cultivando o bem-estar

Especialistas explicam que não é difícil ter uma estufa em casa

Vanessa Aquino
- Foto: Juarez Rodigues/EM/D.A Press
Quem gosta de cultivar plantas sabe que não é fácil fazer com que pequenas mudas cresçam saudáveis e se mantenham bonitas. Uma solução é ter uma estufa dentro de casa para o período de desenvolvimento da planta. A paisagista Camila Vavalli dá dicas de como ter uma estufa em casa, quase sem trabalho.

- Foto: Beto Novaes e Juarez Rodrigues/EM/D. A Press
Camila explica que a temperatura é fundamental para o crescimento da planta, dessa maneira, a estufa garante o acúmulo de calor necessário. "São estruturas que tem como o objetivo acumular e conter calor. A temperatura é maior no seu interior que ao seu redor e tem pouca ventilação, para que o calor não se perca", afirma.

Veja fotos de estufas

A instalação de vidros em um espaço da casa não sai caro, segundo a paisagista. "As varandas fechadas com vidro ou as lavanderias envidraçadas são ideais para orquídeas, por exemplo", orienta Camila, ao lembrar que aquários grandes com tampas podem ser ótimos para alguns tipos de plantas, como as famílias das cactáceas e suculentas.

Vale lembrar que certas espécies não se adaptam à estufa. Para saber das características da planta é preciso se informar sobre os detalhes no momento da compra.

Leia mais sobre plantas:
Jardins para o verão
Proliferação dos jardins
Cuidados extras no verão
Biodiversidade
Plantas