Diante de tantas alternativas, como fazer a escolha certa sem gastar muito? Arquiteto e urbanista, mestre em construção civil e professor dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e ambiental da Universidade Fumec e do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), Jacques Lazzarotto fala que as soluções mais modernas e baratas dependem de muitos fatores. "Deve ser levada em consideração a facilidade de limpeza, durabilidade, coerência entre resistência do material e tipo de tráfego, quantidade de tráfego, facilidade de aplicação e de aquisição e perfil do usuário", exemplifica.
Veja mais fotos de pisos
Veja outras fotos de pisos
Segundo o arquiteto e diretor da Torres Miranda Arquitetura, Maurício Miranda, outros fatores relacionados aos usuários também devem ser considerados. "Espaços abertos e ambientes fechados destinados, por exemplo, às crianças, tais como playground e Kids club, devem ser de fácil limpeza. Nesse caso, os mais indicados são cerâmica, porcelanato e pintura epóxi", cita.
Leia a continuação desta matéria:
Mãos à obra
Veja algumas opções de piso
Em locais específicos, é interessante fazer uso de placas de borracha e mantas emborrachadas, que têm propriedades antiderrapantes e capacidade de amortecimento, para evitar lesões. "É muito importante, ainda, buscar, por meio do uso correto das cores, estimular visualmente as crianças, possibilitando sua interação com o meio físico que as circunda", acrescenta Maurício Miranda.
Quando se trata de um ambiente interno, em área molhada ou seca, o revestimento cerâmico convencional e o porcelanato - que podem ser rústicos ou polidos - são algumas das alternativas mais acessíveis para quem quer deixar a casa moderna e bonita, como revela Jacques Lazzarotto. "Em ambientes externos, as opções vão do piso em concreto fundido 'in loco' até placas de concreto pré-fabricadas, concreto intertravado e estampado, além do granito flameado. Há, ainda, os pisos laminados e em PVC, cada um com suas versatilidades".
Leia mais sobre pisos:
Escolha o piso correto
Piso de PVC: uma novidade que veio para ficar
Novo revestimento
Pisos laminados importados
Maurício Miranda também aponta o desenvolvimento de soluções ecologicamente corretas como uma tendência para os revestimentos. "Atualmente, há um grande esforço no sentido de desenvolver novos produtos voltados à grande demanda que começa a se consolidar mundo afora pelas soluções sustentáveis. Nesse segmento, especificamente, vêm surgindo as propostas mais atuais e inovadoras".
Uma delas é o ecoblock, que tem várias aplicabilidades
ESCOLHA CERTA
Facilidade de limpeza, durabilidade e quantidade de tráfego são apenas alguns dos aspectos a serem considerados na hora de escolher o piso. Afinal, caso haja algum problema, para trocá-lo é um enorme transtorno. Além disso, a designer de interiores da Líder, Kenya Bambirra Elias, diz que sem um bom piso não existe um bom projeto. "A especificação do revestimento do piso é a base para a beleza dos móveis, o esteio para o tráfego de pessoas e o material que dá conforto térmico".
Por isso, devem ser adotados alguns critérios na hora de especificar o revestimento. "A qualidade dos pisos está na beleza que resiste ao tempo, tanto de uso quanto à sua exposição ao sol e à chuva. As pedras, mármores e granitos são ideais para ambientes externos e internos, onde há crianças ou grande tráfego", exemplifica Kenya Elias.
A designer fala que os pisos clean, por sua simplicidade e modernidade, são os melhores para definir a tendência atual pelo branco. "São neutros e não comprometem nenhum estilo de decoração. O piso de resina, com sua leveza, tem durabilidade de 20 anos e a instalação leva uma semana