Aloísio, por sua vez, não queria mexer em nada antes de uma consultoria profissional. É muito importante fazer um projeto, trocar ideias com quem entende do assunto e sabe valorizar as características do espaço. Sem o auxílio de alguém gabaritado, a gente corre o risco de errar, de não ficar satisfeito com o resultado e de gastar dinheiro em vão, argumenta.
Veja também:
Ganhador do sorteio Clube A, funcionário público sabe que, para ter quarto afinado com seu gosto, precisa contar com escolhas acertadas e profissionais
Com a missão de transformar o ambiente de acordo com o gosto dos sortudos, as arquitetas Juliana Cavalcante e Natacha Nacif, que assinam na Casa Cor a Sala de estudos do diretor, resolveram apostar em soluções simples e econômicas. Mudando a cor da parede, clareando o armário de madeira escura, rebaixando o teto e investindo numa iluminação mais eficiente e aconchegante, o resultado pode ser sensacional e de baixo custo, garantem.
Os projetos são sempre executados pelos profissionais da Casa Cor e devem ser propostas de decoração que não envolvam mudanças arquitetônicas. Os ambientes devem ter, no máximo, 120 metros quadrados e serão elaborados a partir de uma planta. As propostas são apresentadas em 3D, em duas pranchas em papel. Não haverá montagem física no espaço, somente projeto cujo prazo de elaboração deverá ser de, no máximo, duas semanas, para que possa ser divulgado durante o evento.
Para quem sonha com uma reforma, mas dispõe de pouco dinheiro, as arquitetas afirmam que existem soluções mais em conta. No caso do armário do quarto, por exemplo, que os moradores querem ver clarinho, as profissionais recomendam trocar a laca branca, uma tinta própria para madeira, por uma fórmica brilhante, que acaba de chegar ao mercado e que, além de mais barata, não gera resíduo para o meio ambiente
Juliana revela que o ambiente sugerido para o casal, que faz referência ao cinema brasileiro, é uma homenagem ao cineasta mineiro Gilberto Scarpa, premiado nacional e internacionalmente. De acordo com a proposta das arquitetas, embora seja uma sala de estudos, o espaço também foi planejado para momentos de descanso e para receber os amigos. Em exposição estão objetos do acervo do próprio cineasta, com livros, DVDs e troféus. Isso conferiu identidade e personalidade ao ambiente.