Lugarcerto

Vidro promove equilíbrio entre estética e qualidade de vida

CorreioWeb
- Foto: Reprodução vidrado.com
Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter


10 de novembro de 2010 - A tendência da arquitetura em criar espaços ecologicamente corretos – com design inteligente, tecnologia verde e materiais que diminuem o impacto ambiental – tem valorizado o papel do vidro nas construções. O material, praticamente obrigatório em todos os tipos de obras, tornou-se um item comum, mas quando bem utilizado, pode promover o equilíbrio perfeito entre estética e qualidade de vida.

Pensando nisso, a arquiteta Renata Marangoni em parceria com a Divinal Vidros - distribuidora no atacado e no varejo de vidros para construção civil – criou uma casa 100% sustentável. O projeto Casa Eco exposto em Campinas – São Paulo, utiliza o vidro como elemento de integração dos espaços e de interação entre ambientes internos e externos. “Além dessas funções, o material confere transparência aos ambientes e auxilia na ventilação e no conforto acústico”, diz. A casa idealizada pela arquiteta ficará exposta até o mês de dezembro.

Veja imagens de utilização do vidro em casas

Renata é emblemática ao conferir ao vidro grande parte do sucesso em seus projetos. “Um bom projeto está ligado ao conforto ambiental, sendo necessário pensá-lo em seus aspectos luminosos e de ventilação. O vidro é o material que mais se adequa a esses conceitos”, explica. A arquiteta ainda atenta para outra vantagem do uso inteligente do vidro. “Ele também promove a integração de alguns sistemas como o de iluminação natural e artificial, proporcionando uma melhor economia de energia”, afirma.

Para José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros, a procura por vidros de todos os tipos tem sido cada vez maior com a necessidade e a tendência de se optar por materiais ecologicamente corretos. “O Vidro é um material limpo na sua produção, oferece potencial de iluminação natural que ajuda a economizar energia elétrica, além de atualmente termos opções de vidros de controle solar e termo-acústicos, tudo para contribuir com menores impactos com o meio ambiente”, conclui o diretor.

Leia também:

Objetos em fibra são tendência no verão

Como preparar a casa para o fim do ano

Aprenda a fazer uma bacia de aromas