Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter11 de novembro de 2010 - Preocupada com a saúde e a qualidade de vida da família, a artista plástica Sheila Neumayr decidiu adaptar os ambientes da casa nova aos conceitos da geobiologia. Antes mesmo de fechar negócio, ela quis se certificar de que não haveria nenhum impedimento para habitar o imóvel, como excesso de ruído na rua ou interferência de antena de celular.
Com o sinal verde para a mudança, Sheila passou para a etapa das adaptações. A casa, no geral, estava bem estruturada, mas tem um veio dágua passando por baixo do terreno. Isso pode perturbar o sono, acarretar doença, afirma. O problema foi corrigido com acupuntura da terra. Utiliza-se uma pedra pontiaguda para equilibrar as energias do ambiente.
A artista plástica ainda precisou investir em reformas para chegar a uma construção totalmente saudável. A cozinha, por exemplo, será ampliada para receber mais luz solar e ventilação natural. Aumentamos a quantidade e o tamanho das janelas e vamos colocar telhado de vidro em uma parte, revela Sheila. Um dos banheiros, que não tinha janela, também está em obras para se adaptar à geobiologia.
A família ainda não se mudou para o novo endereço, mas já sente os benefícios das obras
Em cada canto do escritório da construtora RKM há um vaso de planta. Antes, só havia uma flor na recepção, por questões decorativas. A mudança ocorreu depois que o geobiólogo Allan Lopes analisou a qualidade do ar na empresa. O ar vai ficando viciado e você tem que limpá-lo. As plantas transformam o ambiente, comenta o consultor.
Também foi preciso tirar o carpete que havia no segundo andar e trocá-lo por piso frio. Os funcionários estão agradecidos com as reformas que se iniciaram há um ano e dizem que estão trabalhando com mais disposição. As pessoas estão mais tranquilas e já tivemos progresso, resume o coordenador de marketing, João Paulo Pimenta Fasciani.
SOL O barulho dos ventiladores, do motor da geladeira e do reator também era outro problema que, sem que ninguém percebesse, prejudicava a produtividade
Uma sala de reunião que não tem janela precisou de adaptações para ficar mais aconchegante. Do ponto de vista químico, a luz solar vai estimular a produção de duas substâncias fundamentais, a serotonina e a vitamina D, comenta Lopes.
A vitamina vai ajudar o cálcio a entrar nos ossos e, com isso, você não vai ter problema de osteoporose. Sem serotonina você não sorri, não dá bom-dia, não fala oi, você não tem criatividade nem produção. Para não prejudicar o trabalho na empresa, a solução foi instalar lâmpadas que imitam a radiação do sol.
Leia também: Sua casa é sustentável?