Piscando

Como limpar o banheiro corretamente: truques para uma higienização completa

O banheiro é uma área crítica da casa; deve ser limpo diariamente e, pelo menos uma vez por semana, receber uma faxina profunda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/11/2021 13:00


Saiba como limpar o banheiro corretamente - Freepik Saiba como limpar o banheiro corretamente

 
Como conseguir tirar o mau cheiro do vaso sanitário, desentupir os ralos e limpar o box do banheiro? Muita gente se pergunta se está fazendo essa tarefa da maneira correta. Afinal de contas, o banheiro concentra muitos micro-organismos que podem causar doenças. Sendo assim, mãos à obra para deixar seu banheiro brilhando.
 
Acompanhe as dicas abaixo do que você deve fazer para deixar esse cômodo limpo. Isso porque ele é usado para as nossas necessidades fisiológicas e banhos, acumulando sujeira mais facilmente em relação aos demais cômodos do imóvel. 

Esvazie a lixeira todos os dias


O lixo do cesto costuma encher rápido, ainda mais quando a família é grande. Por isso, acostume-se a retirar a sacolinha de lixo todos os dias, de preferência no mesmo horário para criar o hábito. Você pode aproveitar para desinfetar vaso e pia com um pano umedecido em desinfetante da sua preferência. 

Higienize pia e vaso diariamente 


As duas peças mais importantes do banheiro são a pia e o vaso sanitário. Por essa razão, crie uma rotina de passar um pano com desinfetante na pia e na torneira todos os dias. Além disso, esfregue o escovão de vaso com um pouco de detergente, diariamente. A própria descarga do vaso já realiza o enxágue. 

Faça uma faxina uma vez por semana 


Mesmo mantendo os hábitos diários de limpeza, é importante fazer uma faxina uma vez por semana. 
 
Nesse sentido, reserve um dia da semana para fazer uma limpeza profunda no cômodo. Se você acha que é demais, lembre-se que o banheiro concentra muitas bactérias e outros micro-organismos, pois é lá que removemos os resíduos e sujeiras de nosso corpo todos os dias. Assim, se ficar sujo, ele se torna a porta de entrada de muitas doenças. 

O que você precisa verificar antes de começar a faxina 


Em primeiro lugar, prepare o banheiro. Remova tudo o que for possível: lixeira, cesto de roupa suja, copo usado para enxague bucal, tapete, shampoos e condicionadores. Enfim, deixe tudo do lado de fora para limpar cada peça, bem como paredes, piso e box. 

Veja como lavar o vaso sanitário corretamente 


Que tal começar pelo mais difícil? O vaso sanitário é o que mais acumula sujeira. Nesse sentido, coloque luvas (de plástico ou silicone), separe o vidro de água sanitária e uma bucha macia. 
 
Jogue a água sanitária na parte interna do vaso sanitário e esfregue. Espere a solução agir por cerca de cinco minutos. Enquanto isso, esfregue a parte externa. Você também pode usar bicarbonato de sódio e água quente. Depois, enxague como de costume. 

Saiba como limpar a pia e a torneira da maneira adequada 


Nossas mãos carregam germes e bactérias. Por isso, na hora da faxina limpe bem a pia e a torneira. Você pode utilizar um desinfetante em gel para fazer a higienização com a ajuda de uma bucha. Passe uma escovinha ao redor do ralinho e da torneira para remover os resíduos. Logo depois, enxague tudo e passe um pano úmido com álcool para finalizar. 
 
Saiba como limpar o banheiro corretamente - Freepik Saiba como limpar o banheiro corretamente
 
 

É hora de saber como lavar o box do banheiro 


O box também merece um cuidado especial para não manchar nem ficar opaco e com aparência envelhecida. Sendo assim, se o seu box é de vidro, aproveite para passar uma solução com detergente neutro e uma esponja macia, fazendo movimentos circulares. Na sequência, é só enxaguar. Para finalizar, passe uma fina camada de lustra-móveis, pois ele garante um brilho especial ao vidro. 

Limpe os ralos do box e do banheiro 


Os ralos do banheiro não devem ser esquecidos na limpeza. Isso porque eles acumulam fios de cabelo que podem causar futuros entupimentos. Nesse sentido, retire os ralos e lave com água sanitária e detergente neutro para remover eventuais crostas de sujeira que se formam com o passar do tempo. Se preferir, jogue um pouco de vinagre de álcool dentro do cano para eliminar o mau cheiro. 

Como fazer a limpeza do piso e parede


O primeiro passo antes de saber como limpar um banheiro é enrolar um pano seco em uma vassoura ou rodo e passar próximo ao teto para remover teias de aranha. Depois disso, prepare água com sabão e água sanitária para limpar as paredes azulejadas (se for apenas alvenaria sem revestimento, é bom não usar a água sanitária). 
 
Use uma esponja para esfregar as partes mais baixas, que são as que acumulam mais sujeiras. E, por último, esfregue o chão com um sabão da sua preferência. Finalize com água e desinfetante para deixar aquele cheirinho agradável. Então, reponha novamente os objetos, como cesto de lixo e tapetes. 
 

As dicas de como limpar um banheiro foram úteis para você? 


Continue acompanhando outras matérias sobre como deixar a sua casa limpinha e bem decorada aqui no portal Lugar Certo. 
 
Agora que você já leu sobre a forma correta de limpar o banheiro, leia também como deixar seu box mais limpo
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
01 de junho de 2023
22 de maio de 2023