Eflorescência é uma reação química que causa manchas esbranquiçadas nos pisos e paredes
Manchas esbranquiçadas em superfícies de pisos e paredes são comuns em algumas construções. Essa reação química é chamada de eflorescência, e ocorre, basicamente, quando há o acúmulo de sais dissolvidos na água, e, quando o líquido evapora, os sais cristalizam na superfície e formam manchas.
Normalmente, essa patologia da construção civil não é muito conhecida pelo nome, assim como suas causas e soluções. Por isso, separamos informações que vão te ajudar a entender tudo sobre a eflorescência de uma forma simples. Confira.
O que é eflorescência?
O cimento e a cal possuem sais como o hidróxido de cálcio na sua composição, e por as argamassas, rejuntes, cerâmicas, tijolos e concretos serem materiais porosos, eles possibilitam a evaporação da água com esses sais que reagem com o dióxido de carbono (presente no ar) e se solidificam na superfície das construções.
Essa reação é chamada eflorescência, e pode apresentar manchas brancas, esverdeadas ou escurecidas, dependendo do tipo de fungo ou de sal presente na água.
Quais as causas da eflorescência?
Ainda no processo de construção ou reforma é possível eliminar as principais causas da eflorescência. Outros causadores podem ser resolvidos posteriormente. Verifique as causas a seguir:
Impurezas na areia
Quando a areia é de má qualidade ou possui impurezas, ela produz uma massa de densidade baixa, que tem como resultado uma superfície porosa a qual possibilita a passagem dos sais com facilidade.
Ambiente quente e úmido
Em espaços como o banheiro é mais provável o aparecimento da eflorescência nas superfícies por conta do vapor e umidade que infiltram na alvenaria ou revestimento.
Alto teor de sais nos materiais
É indicado usar cimentos de boa qualidade, dos tipos CPIII e CPIV, que apresentam menos hidróxido de cálcio na composição.
Excesso de água
A quantidade de água usada no preparo das massas deve ser adequada, caso contrário, gera acúmulo no interior da construção, o que favorece a eflorescência.
Fissuras
Principalmente nos rejuntes, as fissuras promovem a entrada de água e vapor, colaborando para a reação química.
Rachaduras nas paredes permitem a entrada de água e vapor, o que aumenta as chances de eflorescência
Quais os riscos da eflorescência?
Essa reação química não apresenta risco para a estrutura, porém afeta a estética da construção, o que acaba acarretando a desvalorização do imóvel.
Como evitar a eflorescência?
Conheça abaixo algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o aparecimento da eflorescência:
Use materiais de boa qualidade, principalmente o cimento, sem grande concentração de hidróxido de cálcio;
Observe com regularidade as paredes e os rejuntes dos revestimentos para reparar fissuras, caso haja, e evitar infiltração de água;
Mantenha os ambientes bem ventilados para dissipar vapores e umidade, impedindo acúmulo de água;
Faça impermeabilização dos revestimentos. Em paredes de alvenaria, use tintas impermeáveis, elas impedem a entrada da umidade e a saída do hidróxido de cálcio;
Respeite o tempo de secagem do cimento - que dura cerca de 28 dias - pois a umidade da massa também é agente da eflorescência;
Faça manutenções constantes a fim de buscar irregularidades nos revestimentos e paredes, principalmente de cômodos mais úmidos.
Como resolver a eflorescência?
Caso seu empreendimento já tenha paredes ou fachada tomadas por esse problema, o ideal é tratar para que não aumente e piore o visual.
Identifique a causa
O primeiro passo é identificar a causa, para depois encontrar a melhor solução. Investigue infiltrações e vazamentos, assim como fissuras e trincas na superfície. Também é válido analisar se o local foi impermeabilizado corretamente e a qualidade do cimento usado na construção. Identifique e faça os reparos necessários.
Use uma lavadora
A segunda parte é a limpeza da eflorescência, visto que o visual é feio e desvaloriza o imóvel. É possível usar uma lavadora de alta pressão com o jato em formato de leque, que traz uma limpeza delicada, mas eficiente.
Utilize ácidos na lavagem
Caso sejam eflorescências não solúveis em água, o ideal é realizar a limpeza com ácidos. Esses podem ir de vinagre até produtos específicos para tratar eflorescência. Verifique antes o tipo de revestimento e se o produto em questão é o adequado para o local.
Gostou das informações? No Lugar Certo você encontra muito mais sobre casa, decoração e limpeza. Aproveite e aprenda alguns truques para limpar parede branca.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação