Cozinha

Panelas de cerâmica: veja se vale a pena optar por esse material

As panelas de cerâmica revolucionaram o mercado gastronômico com seu design moderno e alto poder de cozimento, porém são mais caras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/05/2022 13:00



Uma das que fazem mais sucesso é a panela de cerâmica. - Freepik Uma das que fazem mais sucesso é a panela de cerâmica.
 
 
Você também acredita que o material usado nas panelas pode fazer toda a diferença no preparo dos alimentos? Então, acompanhe este conteúdo na íntegra e conheça as vantagens e desvantagens das panelas de cerâmica. 
 
Existem muitos tipos de panelas no mercado. Uma das que fazem mais sucesso é a panela de cerâmica. Afinal de contas, elas são bonitas, coloridas, têm um design moderno e contribuem com a permanência da temperatura dos alimentos prontos. 
 
No entanto, é bom pesar as vantagens e desvantagens na balança antes de comprá-las. 
 

O que são panelas de cerâmica?

 As panelas de cerâmica são produzidas a partir da argila úmida. A partir daí, as peças passam por vários processos de queima em fornos com mais de 1.000ºC. 
 
Durante todo o processo, o utensílio é preparado para que não haja porosidade na peça nem se libere produtos tóxicos na comida durante o cozimento. 
 
Assim, a pessoa que vai preparar os alimentos pode contar com um produto de qualidade, não tóxico e que deixa os alimentos quentes por mais tempo devido à sua espessura. 
 

Quais são as vantagens das panelas de cerâmicas? 

 
Mas, afinal, por que ter uma panela de cerâmica na sua cozinha? Confira alguns motivos para investir neste tipo de material. 

  • Atóxicas: as panelas de cerâmica não contêm metais, por isso, elas não liberam gases ou resíduos químicos durante o uso. Não se pode dizer o mesmo das panelas de ferro, alumínio e metal. 
  • Sabor: a comida preparada nesse tipo de panela preserva o seu sabor original, visto que o utensílio não libera nenhum produto químico no mantimento. 
  • Limpeza: como a panela de cerâmica é antiaderente, a limpeza é mais fácil. Após o uso, basta passar uma esponja (do lado macio) com uma gotinha de detergente. 
  • Temperatura: por ter laterais mais grossas, as panelas de cerâmica mantêm as refeições quentes por mais tempo, conservando assim o sabor. 
  • Design: as panelas de cerâmicas podem ir à mesa porque são bonitas, coloridas e com um design sofisticado que combina com a cozinha. 
  • Gás: por conservar a temperatura, o utensílio desse material acaba economizando gás, já que você pode desligar o fogo momentos antes do cozimento final. Afinal, só com o aquecimento do material, o preparo é finalizado. 

Quais são as desvantagens das panelas de cerâmicas? 


Porém, como sempre existe o outro lado da mesma moeda, é bom ficar atento às desvantagens das panelas de cerâmica para a sua cozinha. Nesse sentido, confira algumas queixas abaixo. 
 

Quedas: é importante prestar atenção para não derrubar a panela deste material. Isso porque ela pode trincar e entortar. É importante ter um cuidado especial com a tampa.  

Temperatura: a temperatura que preserva os alimentos quentinhos também pode ser uma desvantagem neste material, pois existe o risco de queimaduras caso você ou uma criança toque na panela. Por isso, lembre-se: evite crianças próximas ao fogão. 

Aquecimento: outro detalhe que é uma desvantagem da panela de cerâmica é a demora no aquecimento. Desse modo, deve-se ter mais paciência para refogar um alimento, por exemplo. 
 
A panela de cerâmica são bonitas, coloridas, têm um design moderno e contribuem com a permanência da temperatura dos alimentos prontos.  - Freepik A panela de cerâmica são bonitas, coloridas, têm um design moderno e contribuem com a permanência da temperatura dos alimentos prontos.
 

Alternativa está nas panelas de revestimento cerâmico 


A panela de cerâmica é mais cara que as demais, pertencendo à linha de panelas premium. Por isso, uma alternativa no quesito preço são as panelas de metal com revestimento cerâmico. 
 
Dependendo da marca, elas podem ser bastante resistentes e ter todas as vantagens já citadas.  
 
Um detalhe, porém, é que o cozimento em fogo alto não é recomendado, visto que existe o risco de liberação de vapores tóxicos em temperaturas elevadas. 

E, então, já se decidiu se você compraria ou não panelas de cerâmica para a sua cozinha? 


Continue vendo dicas sobre a escolha certa das panelas acessando o conteúdo sobre o melhor material de panela. 
 
E aproveite para ler sobre outras dicas de casa, organização, limpeza, decoração e bem-estar no portal Lugar Certo. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
04 de julho de 2022
20 de junho de 2022

No Lugar Certo você encontra o que procura