As geladeiras são de grande utilidade para qualquer residência. Portanto, o melhor é utilizá-la com consciência para que sobreviva por muitos anos. E, para isso, alguns cuidados devem ser observados, como limpeza e manutenção. De acordo com o técnico em eletrodomésticos Ernesto dos Santos Madeira, é preciso evitar a secagem de roupas atrás do refrigerador. “A parte de trás jamais poderá ser coberta, ainda mais com secagem de roupas, uma vez que lá não é lugar para isso. A unidade das roupas diminuirá o resfriamento interno e pode causar um desgaste à geladeira, que precisará se esforçar muito mais para refrigerar, inclusive, diminuindo seu tempo de vida”, alerta.
Para a compra de um produto novo, Ernesto aconselha o cliente a observar as marcas mais tradicionais que existem no mercado, evitando as desconhecidas. “Quando o produto chegar em casa, antes de ligá-lo, o melhor é colocá-lo numa posição estável por um prazo de, pelo menos, duas horas, para que o óleo lubrificante do motor volte à sua normalidade e não ofereça riscos de vazamento. É que, ao transportar o refrigerador, esse óleo também balança, podendo cair nos ductos de sucção do gás.”
“Também é preciso tomar cuidado e não deixar a geladeira encostada na parede, uma vez que o motor precisa de espaço para que o ar circule e garante seu desempenho”, diz o técnico, ressaltando que a distância mínima vem descrita no manual do fabricante e, portanto, deve ser respeitada. “O hábito de ficar abrindo e fechando a porta da geladeira também não é desaconselhável. Isso faz com que ela gaste mais energia elétrica, devida à troca de calor entre o ambiente interno e o externo. Assim, quanto mais acionado o compressor para manter a temperatura interna alta e estável, mais há consumo de energia, além do desgaste do produto.”
Ernesto também não aconselha colocar objetos em cima do eletrodoméstico, o que poderá danificar o produto. “Muitos insistem em colocar o micro-ondas, o que é um erro. Na realidade, o micro-ondas e o fogão não devem ficar próximos da geladeira, que deve ser instalada em lugar arejado e que não pegue sol. A exposição próxima ao calor pode prejudicar o seu funcionamento. A proteção externa do produto é feita para clima normal, portanto, não está adaptada a temperaturas mais altas.”
TEMPERATURA Outra dica do profissional é não colocar alimentos muito quentes no freezer, pois isso aumenta a temperatura interna, além de prejudicar a conservação de outros alimentos ali guardados. “Para se ter uma ideia, por causa da diferença de temperatura, o refrigerador terá um esforço muito maior para trabalhar e, é claro, que isto poderá desgastá-lo com o tempo.” Ernesto lembra que com o aparecimento dos refrigeradores 'frost free' não há mais aquela necessidade de deligar o eletrodoméstico. “É importante deixá-lo com uma temperatura interna corretamente regulada. Isso evitará que os alimentos estraguem facilmente. Uma dica boa é fazer a medição da temperatura e deixar um termômetro na gaveta de verduras. Alimentos bem armazenados também serão mais bem conservados.”
Para limpar o refrigerador, Ernesto aconselha a utilização de um pano umedecido com uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária em 200ml de água. “O pano poderá ser passado nas prateleiras internas. É bom também sempre observar as borrachas de vedação, pois elas garantem que a porta fique bem fechada. Caso não esteja, basta chamar um técnico para trocá-las. Se não estiver bem vedada, a geladeira gastará mais energia elétrica, consequentemente. O ideal é, ao primeiro aparecimento de um problema no refrigerador, consultar algum especialista, observando suas referências, para evitar aborrecimentos.”