Na temperatura certa

Aliada da casa, geladeira deve ser utilizada com consciência; saiba mais!

De fundamental importância na conservação dos alimentos, geladeira deve ser utilizada com consciência, tanto para sua conservação quanto para preservação da natureza

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/06/2016 12:56 / atualizado em 17/06/2016 17:15 Augusto Pio /Estado de Minas
Eduardo de Almeida/RA studio 29/5/2012
As geladeiras são de grande utilidade para qualquer residência. Portanto, o melhor é utilizá-la com consciência para que sobreviva por muitos anos. E, para isso, alguns cuidados devem ser observados, como limpeza e manutenção. De acordo com o técnico em eletrodomésticos Ernesto dos Santos Madeira, é preciso evitar a secagem de roupas atrás do refrigerador. “A parte de trás jamais poderá ser coberta, ainda mais com secagem de roupas, uma vez que lá não é lugar para isso. A unidade das roupas diminuirá o resfriamento interno e pode causar um desgaste à geladeira, que precisará se esforçar muito mais para refrigerar, inclusive, diminuindo seu tempo de vida”, alerta.

Para a compra de um produto novo, Ernesto aconselha o cliente a observar as marcas mais tradicionais que existem no mercado, evitando as desconhecidas. “Quando o produto chegar em casa, antes de ligá-lo, o melhor é colocá-lo numa posição estável por um prazo de, pelo menos, duas horas, para que o óleo lubrificante do motor volte à sua normalidade e não ofereça riscos de vazamento. É que, ao transportar o refrigerador, esse óleo também balança, podendo cair nos ductos de sucção do gás.”

“Também é preciso tomar cuidado e não deixar a geladeira encostada na parede, uma vez que o motor precisa de espaço para que o ar circule e garante seu desempenho”, diz o técnico, ressaltando que a distância mínima vem descrita no manual do fabricante e, portanto, deve ser respeitada. “O hábito de ficar abrindo e fechando a porta da geladeira também não é desaconselhável. Isso faz com que ela gaste mais energia elétrica, devida à troca de calor entre o ambiente interno e o externo. Assim, quanto mais acionado o compressor para manter a temperatura interna alta e estável, mais há consumo de energia, além do desgaste do produto.”

Cada vez mais modernos, refrigeradores têm baixo consumo de energia e vida prolongada - Maria Tereza Correia/Em/D.A Press 9/12/05 Cada vez mais modernos, refrigeradores têm baixo consumo de energia e vida prolongada
Ernesto também não aconselha colocar objetos em cima do eletrodoméstico, o que poderá danificar o produto. “Muitos insistem em colocar o micro-ondas, o que é um erro. Na realidade, o micro-ondas e o fogão não devem ficar próximos da geladeira, que deve ser instalada em lugar arejado e que não pegue sol. A exposição próxima ao calor pode prejudicar o seu funcionamento. A proteção externa do produto é feita para clima normal, portanto, não está adaptada a temperaturas mais altas.”

TEMPERATURA Outra dica do profissional é não colocar alimentos muito quentes no freezer, pois isso aumenta a temperatura interna, além de prejudicar a conservação de outros alimentos ali guardados. “Para se ter uma ideia, por causa da diferença de temperatura, o refrigerador terá um esforço muito maior para trabalhar e, é claro, que isto poderá desgastá-lo com o tempo.” Ernesto lembra que com o aparecimento dos refrigeradores 'frost free' não há mais aquela necessidade de deligar o eletrodoméstico. “É importante deixá-lo com uma temperatura interna corretamente regulada. Isso evitará que os alimentos estraguem facilmente. Uma dica boa é fazer a medição da temperatura e deixar um termômetro na gaveta de verduras. Alimentos bem armazenados também serão mais bem conservados.”

Para limpar o refrigerador, Ernesto aconselha a utilização de um pano umedecido com uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária em 200ml de água. “O pano poderá ser passado nas prateleiras internas. É bom também sempre observar as borrachas de vedação, pois elas garantem que a porta fique bem fechada. Caso não esteja, basta chamar um técnico para trocá-las. Se não estiver bem vedada, a geladeira gastará mais energia elétrica, consequentemente. O ideal é, ao primeiro aparecimento de um problema no refrigerador, consultar algum especialista, observando suas referências, para evitar aborrecimentos.”

Tags: geladeira manutenção limpeza uso conservação alimentos cozinha casa

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016