Comentários
600
Tempo de flores

Loja de design e decoração comemora a chegada da primavera em BH

Evento Estação Primavera, da Aluízio Casa, reúne o trabalho de artistas e designers em belas peças para o lar, além de produtos de moda

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/09/2012 14:02 / atualizado em 10/10/2012 15:39 Joana Gontijo /Lugar Certo
Flores e pássaros se destacam na Estação Primavera - Carlos Altman/EM/D.A Press Flores e pássaros se destacam na Estação Primavera

Para celebrar a chegada da época mais florida, bela e colorida do ano, ao som de La Vie en Rose, uma loja de objetos para decoração de Belo Horizonte preparou uma seleção de produtos cheios de estilo. A Estação Primavera, da Aluízio Casa, começou no último dia 22 de setembro no simpático imóvel na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, na capital, e é aberta ao público. Para deixar o lar com a cara de Paris, o público pode encontrar novidades repletas de flores e alegria.


A terceira edição do evento, que acontece desde 2010, reúne designers e artistas que criaram peças muito interessantes. “A ideia surgiu na primeira vez que viajei a Paris e vi a profusão das flores por lá. Mas, no nosso país, a primavera também é tão bonita, com tanta riqueza em cores e sabores, que resolvi agrupar alguns amigos daqui que têm um belo trabalho nesta área. O evento tem sido um sucesso de público. Tem movimento melhor durante toda a estação”, diz o artista plástico proprietário da loja, Aluízio Figueiredo.

O tema este ano é a primavera em Paris - Carlos Altman/EM/D.A Press O tema este ano é a primavera em Paris
Com fortes traços da tendência vintage, os produtos, muitos de criação própria de Aluízio, incluem cadeiras de jardineiro e em ladrilho hidráulico para pendurar ou usar com vasos, em mesas, aparadores e bancadas, gaiolas retrôs, perfumeiros, licoreiras, espelhos, luminárias e abajoures, bandejas, vasos, flores artificiais, pássaros, sais de banho, banheirinha retrô com sabonetes e creme. Da última estada em Paris e Praga, ele também trouxe o que chama de pequenos mimos, como três caixinhas de música, chaleira de porcelana, ímãs e chaveiros, porta-copos, jogos americanos, sachês, pratos para cupcake e lenços, entre outras singelas delicadezas.

A Estação Primavera reúne ainda o trabalho do artista convidado Bruno Suarelli, que apresenta a coleção de coloridos e alegres gatos, copos e taças de Silvana Jácome, além dos maxi colares e da linha de pedras e bijus de Mary Design, e bolsas exclusivas. O evento também mostra dois lançamentos: a Divina Proteção, um Espírito Santo em dourado e cobre dentro de uma caixa vintage, e o Xô Uruca, um vidrinho de sal grosso com decalque e um pássaro dourado em cima, para espantar a inveja. Outra atração deste ano é a exposição Flores de Plástico, do designer gráfico João Paulo Figueiredo, um trabalho baseado em desenhos e colagens com efeitos da computação gráfica, retratando o universo florido, dos pássaros e borboletas, de uma forma bastante contemporânea, como conta Aluízio.

Arte para a casa

Aluízio Figueiredo tem a primeira formação como engenheiro, mas sua grande paixão sempre foi a arte. Formado há 12 anos como artista plástico pela Guignard, começou a trabalhar produzindo objetos para casa. “Tinha o meu ateliê onde só atendia lojistas, arquitetos e decoradores, e amigos. Participava de feiras, principalmente em São Paulo, em que montava o estande e vendia meus produtos para o país inteiro. Mas isso acabou ficando cansativo, e acabei resolvendo fazer a loja”.

O artista plástico Aluízio Figueiredo cria belas peças para a decoração da casa - Carlos Altman/EM/D.A Press O artista plástico Aluízio Figueiredo cria belas peças para a decoração da casa
Foi quando, em abril de 2010, Aluízio abriu o show room do ateliê e inaugurou a Objetos Aluízio Figueiredo, agora Aluízio Casa. A loja está instalada em um imóvel histórico em uma das regiões mais tradicionais de BH, ao lado do restaurante Bolão, e se tornou um grande atrativo para quem passa por ali. O artista já participou por diversas vezes da Casa Cor, e este ano apresenta suas criações na Mostra Morar Mais por Menos, na capital. No Lavabo, ambiente premiado de Magda Vaccari, o papeleiro, o toalheiro e os pendentes mostram as características marcantes de Aluízio que tornam sua arte inconfundível.

Para ele, o processo moderno de globalização deixa tudo muito padronizado, e diferentes empresas acabam oferecendo os mesmos produtos. “Acredito que um diferencial da Aluízio Casa é que os objetos são de criação própria e exclusivos, não vendo em nenhum outro local que não seja aqui. Consigo fazer o casamento perfeito entre as coisas que eu mesmo fabrico e outras de fornecedores diferentes, mas sempre com uma identidade peculiar. Percebo que a loja tem sido cada vez mais conhecida, e agrada todo mundo. Tenho peças que variam entre R$ 10 e R$ 3 mil, e também aceito encomendas. Considero um desafio criar um trabalho de arte para se adequar a decoração de um espaço, seja ele qual for”, finaliza.

ESTAÇÃO PRIMAVERA – Na Aluízio Casa (Praça Duque de Caxias, 316 – Santa Tereza), até 3 de novembro. A loja funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado de 10h às 14h. Informações pelos telefones 3463-3111 e 9108-4111, ou www.aluiziofigueiredo.com.br e www.facebook.com/aluiziofigueiredo.

Tags: decoração,

Últimas Notícias

ver todas
13 de dezembro de 2016
23 de fevereiro de 2016

No Lugar Certo você encontra o que procura