A casa da Ópera de Sydney faz parte dos monumentos que compõem a linha de produtos que vem despertando o hábito de montar em diversos arquitetos
Qual criança nunca brincou de montar ou desmontar os brinquedos? Mas o que antes era só brincadeira, também pode se tornar hobby de jovens e adultos, em especial aqueles que gostam de projetar vários ambientes. A fabricante internacional de peças de montar desenvolveu uma linha especial que recria em detalhes monumentos mundialmente famosos.
As peças inspiram os consumidores a pensar como um arquiteto no momento de criação dos edifícios mais imponentes e de traços respeitados em todo o mundo. Entre os projetos arquitetônicos disponíveis para montagem e desmontagem, estão: a versão da Sidney Opera House feita de 3 mil peças, a torre inclinada de Pisa, o edifício da Sede das Nações Unidas, a Casa Robie, o Rockefeller Center, Museu Solomon R. Guggenheim, o Imperial Hotel e até a reprodução da Casa Branca.
Com outro exemplar do jogo é possível e aprender com alguns dos mais renomados arquitetos, pois, além de montar, a versão do brinquedo também vem acompanhada de um livreto de 272 páginas que ensina os conceitos fundamentais de um projeto arquitetônico. O material inclui recursos intuitivos e exercícios práticos endossados pelas principais casas de design, como os escritórios REX Architecture, Sou Fujimoto, SOM, MAD Architects, Tham & Videgard e Safdie Architects. No final de cada capítulo, os arquitetos criam suas próprias construções com as peças. O kit ainda vem com um manual que ensina a explorar a simetria, a massa, a densidade e o uso do espaço nos projetos.
Embora virar noites não seja um pré-requisito, grande parte dos que compraram o exemplar do Lego Architecture experimentam longas jornadas de projeto, devido a natureza empolgante do produto, assegura a fabricante. De acordo com a empresa, a iniciativa faz parte de uma ação da organização que tem o intuito de estimular "arquitetos para um mundo melhor.