Comentários
600
 
Albert - 05 de Junho às 16:40
Show!

Casa "ajustável" custa o mesmo que carro intermediário e pode ser customizada

A Mima House tem estrutura modular pré-fabricada e divisórias removíveis, que tornam o projeto flexível

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/06/2014 14:30 / atualizado em 05/06/2014 14:41 Redação /Bonde
As casas vêm com painéis de madeira compensada que podem ser colocadas dentro e fora da construção para substituir qualquer janela por parede em segundos, criando mais privacidade, quando necessário, ou novos cômodos - José Campos/Divulgação As casas vêm com painéis de madeira compensada que podem ser colocadas dentro e fora da construção para substituir qualquer janela por parede em segundos, criando mais privacidade, quando necessário, ou novos cômodos
O escritório de arquitetura português Mima criou uma casa que custa o mesmo que um carro intermediário. O projeto consiste em um retângulo de 36 metros quadrados com grandes janelas por todos os lados, no qual podem ser adicionadas paredes, por dentro e por fora, a qualquer momento. O sistema permite criar cômodos novos ou, simplesmente, cobrir a janela por mais privacidade.

A Mima House é pré-fabricada, o segredo para uma produção rápida e de baixo custo. Apesar de seu método construtivo padronizado, o projeto foi feito de tal forma que a casa possa ser customizada de diversas maneiras.


Os pilares do projeto: flexibilidade e customização
José Campos/Divulgação
A casa é estruturada por vigas e colunas. As janelas de vidro, nas laterais, subdividem o espaço em módulos de 1,5x3m com molduras de madeira que têm dobradiças para que se abram como portas. O interior é definido por uma grade regular de 1,5m, cujas linhas intermediárias deixam lacunas para serem preenchidas por paredes internas, que podem ser adicionadas sempre que necessário - novamente, em segundos, um espaço subdividido pode ser substituído por um espaço aberto e vice-versa. Além disso, cada face da parede pode ter cores e revestimentos diferentes, o que permite uma enorme mudança com uma simples rotação.

Inspiração na cultura japonesa

O conceito de Mima foi fundamentalmente inspirado nas casas japonesas, que são, para os arquitetos responsáveis pelo projeto, o perfeito paradigma da leveza, flexibilidade, conforto e linhas agradáveis. O tradicional método japonês de construir pode ser considerado inerente ao sistema de pré-fabricação que Mima utiliza: era baseado em espaçamentos regulares de colunas, conhecidos como ken e os elementos construtivos (telas shoji, painéis fusumi e tatamis) podiam ser encaixados, como peças de quebra-cabeça.
José Campos/Divulgação
O projeto começou com a intenção de planejar uma habitação que respondesse diretamente ao estilo de vida da sociedade atual. Os arquitetos pesquisaram durante anos até serem capazes de reunir em um único projeto uma solução que fosse rápida de produzir, flexível, leve, barata e de qualidade, com um design sofisticado, agradável e limpo. O resultado é uma construção que responde ao sonho moderno de habitação sofisticada, espaçosa e com cômodos abertos e luminosos.
José Campos/Divulgação
Mima House virtual

As casas Mima podem ser testadas e customizadas a qualquer momento através do site www.mimahousing.pt.

Tags: arquitetura

Últimas Notícias

ver todas
09 de setembro de 2022
04 de agosto de 2021