Interiores

Ideias para aproveitar ao máximo a luz solar em casa

Saiba como usar a incidência do sol para criar ambientes ensolarados, aconchegantes e saudáveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Com 700 m², esta casa em Carapicuíba, SP, aproveita a luz natural com o uso de muito vidro e se integra à natureza do entorno. O projeto é de autoria de Juliana Bertolucci - Divulgação Com 700 m², esta casa em Carapicuíba, SP, aproveita a luz natural com o uso de muito vidro e se integra à natureza do entorno. O projeto é de autoria de Juliana Bertolucci

Todo bom projeto de arquitetura deve aproveitar muito bem a luz solar, criando ambientes claros e saudáveis. Segundo a arquiteta Bianca Duarte, da Asenne Arquitetura, o aproveitamento correto da luz natural ajuda a economizar energia, já que claridade dispensa iluminação artificial.

Em um de seus posts no blog Casos de Casa, Bianca ensina que para não errar, é preciso prestar atenção na orientação solar e identificar onde há incidência de sol pela manhã (a mais desejável), onde há luz solar à tarde, e onde não entra nenhuma luz natural.

A arquiteta lembra que também é preciso ficar atento a interferências do entorno, como grandes árvores ou outros prédios, que podem atrapalhar a incidência do sol. Se não forem levados em conta, esses fatores podem resultar em ambientes escuros, úmidos e frios.

O contrário também deve ser observado. Muita incidência de luz e calor dentro dos ambientes pode ser desagradável e prejudicar móveis e pisos, por exemplo. "O certo é fazer um estudo de insolação antes de definir a posição de janelas e aberturas", recomenta Bianca.

Para aproveitar a luz natural é desejável ter grandes portas, janelas e claraboias: o uso do vidro faz com que toda a claridade externa entre e crie espaços aconchegantes e bonitos.

Tags: casa

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023