VITRINE DE TALENTOS

Arquitetura, design, arte e gastronomia: Modernos Eternos BH na reta final

Com 31 ambientes, criados por 38 profissionais, e com mais de 90 parceiros, mostra é até domingo (16/7) no Prédio Verde da Praça da Liberdade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/07/2023 11:26 / atualizado em 13/07/2023 13:10 Portal Lugar Certo

Bilheteria - Ricardo Yanicelli - Gustavo Xavier/Divulgação Bilheteria - Ricardo Yanicelli

A Modernos Eternos BH 2023 está na reta final. Quem ainda não visitou a 8ª edição da mostra de arquiteura, design, cultura, arte, entretenimento e gastronomia tem a oportunidade até esse domingo (16/7). Dessa vez, o evento abraça o Circuito Liberdade com uma programação inédita para o emblemático Prédio Verde da Praça da Liberdade, o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) e a Casa Fiat de Cultura. Nas futuras instalações do Centro do Patrimônio Cultural Cemig são 31 ambientes, criados por 38 profissionais, com mais de 90 parceiros, que apresentam o talento mineiro de grandes nomes da decoração e da arquitetura.

Pelo sexto ano consecutivo, o chef Leonardo Paixão é o responsável pela gastronomia da mostra, presente em dois ambientes: bar e restaurante. A agenda do evento conta ainda com mini talks, com temas que valorizam a cultura, história, moda e arte, além de atrações musicais diárias com curadoria da Music Produções e apresentação de ações técnicas por servidores do Iepha-MG.

Essa é a primeira vez que o complexo cultural recebe um evento deste porte, já referência na temática a que se propõe. Logo na entrada do Prédio Verde, edifício projetado pelo arquiteto José de Magalhães, a imponente escada chama a atenção dos visitantes com uma instalação para ser admirada.

Ambiente de Leonardo Rotsen - Gustavo Xavier/Divulgação Ambiente de Leonardo Rotsen

Sala Janelas - Camila Ferreira - Gustavo Xavier/Divulgação Sala Janelas - Camila Ferreira

No interior da construção, destacam-se ainda as pinturas parietais do pintor Frederico Antônio Steckel, com anjos e figuras femininas, em um grande afresco que evoca o tema da agricultura, lembrando a secretaria que viria sediar. O público pode conhecer projetos assinados por nomes consagrados que levam para a Modernos Eternos o conceito do mix&match (mistura e combinação) do novo com o antigo no décor, traduzindo um jeito contemporâneo e único de morar.

Elenco

O elenco da mostra é composto por profissionais renomados do setor de arquitetura e design de interiores: Ana Bahia, Ana Lucia Rodarte, Ana Machado e Paula Sallum, Camila Ferreira, Camila Medrado, Cassio Gontijo, Cícera Gontijo, Flávia Roscoe, Gui Mazzoni, Gui Oliveira, Fernando Hermanny e Germana Giannetti, Isabela Neves, Isabela Torres, Jaqueline Frauches, Leonardo Rotsen, Lucas Ribeiro, Luís Fábio Araújo, Marcia Carvalhaes, Maria Thereza Terence, Paula Guimarães, Ricardo Yanicelli, Rodrigo Aguiar, Sito Arquitetura, Tetro Architecture, Visionera, Will Lobato, Zilda Santiago e Ana Maria Diniz, e duas artistas em galeria, Iane Zanini e Lenny Hipólito.

Sala Brainstorm - Isabela Neves - Gustavo Xavier/Divulgação Sala Brainstorm - Isabela Neves

Sala de Viver - Flávia Roscoe - Gustavo Xavier/Divulgação Sala de Viver - Flávia Roscoe

O Encontro - Paula Guimarães - Gustavo Xavier/Divulgação O Encontro - Paula Guimarães


Mini-talks

A Modernos Eternos promove uma diversidade de mini talks culturais, com abordagens e convidados variados. A programação completa dos talks fica disponível em uma agenda paralela da mostra, disponível no site oficial mebh23agenda.byinti.com, atualizada regularmente. É possível também acompanhar todas as novidades e a cobertura do evento pelo instagram da Modernos Eternos.

Ação Street

A tradicional Ação Street apresenta dez peças de design assinadas por profissionais de destaque e confeccionadas por artesãos da região de Barão de Cocais, fruto de uma parceria com o Projeto Bamboo, que tem a Gerdau como apoiadora. Participam do projeto os artistas Carlos Maia, Carla Medina, Fernando Hermanny, Flávio Negrão, Juliana e Sérgio Stark, Linda Martins, Olavo Machado Neto, Ricardo Carvão, Sérgio Máximo Prodomo e Susana Bastos.

Banheiro Minas - Lucas Ribeiro - Gustavo Xavier/Divulgação Banheiro Minas - Lucas Ribeiro

Galeria Gui Mazzoni - Gustavo Xavier/Divulgação Galeria Gui Mazzoni

Sala de Dormir - Camila Medrado - Gustavo Xavier/Divulgação Sala de Dormir - Camila Medrado

A iniciativa desenvolveu uma série de oficinas de capacitação em técnicas de construção de mobiliários, adornos e peças utilitárias a partir do bambu, em regiões periféricas e ricas dessa matéria-prima em Minas Gerais, com o suporte técnico da Becus Ecodesign e curadoria de Marcos Esteves. Além do bambu, as obras tiveram como base o aço, fornecido pela Gerdau e manufaturado pela Accero. Em seguida à exposição no MM Gerdau, os protótipos feitos para a Ação Street poderão ser produzidos em escala para venda e benefício dos produtores. As obras estão expostas no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) com entrada gratuita.

Minas, Paisagem Revelada

Também no MM Gerdau, está em cartaz a exposição Minas, Paisagem Revelada, composta por obras de arte selecionadas - algumas exibidas pela primeira vez -, com curadoria dos colecionadores Fabiano Lopes de Paula, Ricardo Giannetti e Rodrigo Vivas, e expografia de João Caixeta.

Escritório do Engenheiro - Jaqueline Frauches - Gustavo Xavier/Divulgação Escritório do Engenheiro - Jaqueline Frauches

Galeria Mineira - Will Lobato - Gustavo Xavier/Divulgação Galeria Mineira - Will Lobato

A exposição reúne obras que traduzem a paisagem urbana e natural de Minas Gerais, sob a perspectiva de 24 artistas brasileiros. As peças são dos acervos pessoais dos colecionadores, que tiveram a ideia de rememorar a produção artística do início do século 20, recuperando a trajetória de artistas que tiveram destacada capacidade interpretativa, mas que foram relegados pela historiografia artística.

Sala Liberdade - Zilda Santiago e Anamaria Diniz - Gustavo Xavier/Divulgação Sala Liberdade - Zilda Santiago e Anamaria Diniz

Pequeno Quarto - Maria Thereza Terence - Gustavo Xavier/Divulgação Pequeno Quarto - Maria Thereza Terence

Oásis do Conforto - Cícera Gontijo - Gustavo Xavier/Divulgação Oásis do Conforto - Cícera Gontijo

As obras estão agrupadas pelo tema Paisagem e subdivididas em dois grupos, Cidades e Monumentos Históricos e Representação da Natureza. O conjunto é representado pelos artistas Délio Delpino, Lucílio de Albuquerque, Edgard Parreiras, Godofredo Guedes, Paulo Cláudio Rossi Osir, Aníbal Mattos, Mick Carnicelli, Nazareno Altavilla, Luiz Signorelli, Rodolfo Weigel, C. B. Goes, Aristides Agretti, Frederico Bracher Jr., José Wasth Rodrigues, Edesio Esteves, José Silveira D'Ávilla, Genesco Murta, Renato de Lima, José Marques Campão, Funchal Garcia, Orózio Belém, Belmiro Frieiro e Edgard Walter. A exposição também tem entrada gratuita.

Casa Fiat de Cultura

Já a Casa Fiat de Cultura recebe a exposição Pioneiros do Design Brasileiro - Cadeiras Modernistas até 27 de agosto, também integrando a programação da Modernos Eternos. O mundo das cadeiras com suas infinitas possibilidades é explorado em um recorte entre as décadas de 1930 e 1980, apresentando o vigor das formas modernistas, com obras de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin, Sérgio Rodrigues e de outros designers modernistas do século 20. A entrada não é cobrada.

Escritório Verde - Márcia Carvalhaes - Gustavo Xavier/Divulgação Escritório Verde - Márcia Carvalhaes

Banhos Feminino e Masculino - Rodrigo Aguiar e Isabela Torres - Gustavo Xavier/Divulgação Banhos Feminino e Masculino - Rodrigo Aguiar e Isabela Torres

Galeria Artista - Lenny Hipólito - Gustavo Xavier/Divulgação Galeria Artista - Lenny Hipólito

Living - Ana Bahia - Gustavo Xavier/Divulgação Living - Ana Bahia

Gastronomia e arquitetura

A ala gourmet da Modernos Eternos é assinada pelo chef Leo Paixão em um ambiente de bar e outro espaço, um restaurante. No bar, apresentação de bandas e DJs ao longo da temporada. Com funcionamento de terça a sexta a partir das 15h, e nos sábados e domingos a partir das 12h, o restaurante chefiado por Leo Paixão tem menu variado, em um cardápio que une Minas e Portugal.

São opções de petiscos e prato principal, com preços variando entre R$ 42 e R$ 125, além de sobremesas, café, coquetéis, vinhos Liber Wines, vodka Absolut, gin Beefeater, whisky Jameson e cervejas da AMACERVA (Uaimii, Kud, São Sebastião, Caraça, Sanatorium, Vinil e Albanos). A disponibilidade de mesa é por ordem de chegada.

Escritório Sérgio Rodrigues & Brasilidades - Ricardo Yanicelli - Gustavo Xavier/Divulgação Escritório Sérgio Rodrigues & Brasilidades - Ricardo Yanicelli

Restaurante Nau Eterna - Sito Arquitetura - Gustavo Xavier/Divulgação Restaurante Nau Eterna - Sito Arquitetura

No ambiente do restaurante chamado Nau Eterna, assinado pela Sito Arquitetura, dos sócios Anna Cristina Ávila, André Abreu e Gustavo Ribeiro, foi adotada paleta cromática em tons clássicos coloniais: o azul profundo em contraste com a pureza do branco, pontuados por iluminados tons amarelos e dourados, materializando referências da cultura mineira através de símbolos herdados de Portugal.

Nesse contexto, telas de Iuri Sarmento, obras de Marcos Coelho Benjamin e dois grandes painéis de azulejaria da artista plástica Vianitta Barcellos, produzidos exclusivamente para o ambiente, são outros destaques, assim como o mobiliário vintage nos ambientes de espera, da Galeria Tempus, as peças antigas em porcelanas, vidro, alabastros, opalinas, e outras raridades trazidas pela curadora Karminha Souza.

HG Arquitetura - Fernando Hermanny e Germana Giannetti - Gustavo Xavier/Divulgação HG Arquitetura - Fernando Hermanny e Germana Giannetti

Nos tampos das mesas do salão, a beleza da pedra sabão em variados tons de cinza. Móveis contemporâneos da Voktum, a mesa cenográfica da entrada, com peças de mesa criadas com exclusividade pela Ma Perle Table Couture, inspiradas nas rendas portuguesas, e o trabalho floral de Marcela Ferrari Botanique nas porcelanas da artista plástica Nicole Toldi, são outros pontos altos. Coroando o conjunto, o trio de elegantes pendentes da A. de Arte, além das arandelas e as colunas com cúpulas de tecido. Todo o ambiente tem iluminação intimista, aconchegante e sofisticada. A obra física é da PHV Engenharia.

Bar Mediterrâneo

Com cardápio variado de drinks e cervejas, o bar foi montado no pátio interno do prédio principal e tem o clima perfeito para a celebração de encontros, com música boa, comida boa, um cafezinho e bons drinks, com preço único de R$ 39. No centro da arquitetura icônica do Prédio Verde, referências ao calor e o frescor do mar mediterrâneo, em cores como areia, verde e terracota presentes na montagem do espaço, entre peças de ferro forjado, aquarelas, elementos naturais e jardineiras.

Bar Mediterrâneo - Ana Machado e Paula Sallum - Gustavo Xavier/Divulgação Bar Mediterrâneo - Ana Machado e Paula Sallum

Na entrada do átrio, uma alameda de oliveiras cria a passagem de destaque do bar, feito de travertino bruto e pontas irregulares. De um lado das oliveiras, mesas de azulejo aquarelado homenageando a arquitetura de BH e, do outro, lounges despojados para curtir as atrações musicais.

Casa Coleção - Luís Fábio Araújo - Gustavo Xavier/Divulgação Casa Coleção - Luís Fábio Araújo

Sala de Jantar da Artista - Gui Oliveira - Gustavo Xavier/Divulgação Sala de Jantar da Artista - Gui Oliveira

O ambiente do bar, assinado por Ana Machado e Paula Sallum, é cercado de um verde marcante e pontos coloridos dados pelas flores, uma atmosfera aromática que remete aos pátios intimistas do mediterrâneo. Um mix and match unindo o moderno e o eterno.

Confeitaria Mole Antonelliana

Para se transformar em um dos ambientes da mostra, o espaço do café da Casa Fiat de Cultura foi modificado, partindo da conexão entre Belo Horizonte e Turim, na Itália. O charme dos cafés italianos, com paisagens de uma cidade que se destaca pela arquitetura e gastronomia, serviram de inspiração para a criação do ambiente assinado pela arquiteta Isabela Neves.

Mergulho Plástico - Galeria Artista - Iane Zanini  - Gustavo Xavier/Divulgação Mergulho Plástico - Galeria Artista - Iane Zanini

Espaço Viver Aquarela - Visionera Arquitetura Estratégica - Gustavo Xavier/Divulgação Espaço Viver Aquarela - Visionera Arquitetura Estratégica

A atmosfera se completa com a presença da confeitaria Mole Antonelliana, com mais de 45 anos de legado e fidelidade às receitas originais do norte da Itália. Tradição e contemporaneidade se unem em um espaço que traz elementos naturais, como a madeira e as plantas, em diálogo com a arquitetura modernista do prédio, além de um mobiliário que mescla o clássico e o contemporâneo.

31 Devaneios - Tetro Architecture - Gustavo Xavier/Divulgação 31 Devaneios - Tetro Architecture

No menu, receitas originais do norte da Itália trazidas por um imigrante italiano, vindo de Turim, que se instalou na capital mineira e inaugurou sua confeitaria em 1976. O ambiente é um convite para saborear tiramissus, petit fours, bombas, tartelettes e cafés e vivenciar a experiência de estar em um lugar que conjuga arte, gastronomia, história e design.

Living 34 - Ana Lúcia Rodarte - Gustavo Xavier/Divulgação Living 34 - Ana Lúcia Rodarte

A Modernos Eternos BH conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e do Circuito Liberdade e tem o patrocínio da Gerdau e Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

A Brasilidade em Casa - Cássio Gontijo - Gustavo Xavier/Divulgação A Brasilidade em Casa - Cássio Gontijo

Os ingressos para acesso à programação no Prédio Verde estão à venda no site, pelo link mebh23agenda.byinti.com, e não há venda na bilheteria.

MODERNOS ETERNOS BH 2023


Até 16 de julho, na Praça da Liberdade, 470
Circuito Liberdade - Prédio Verde - Sede IEPHA MG
Terça a sexta das 14h às 22h, sábado das 10h às 22h, e domingo das 10h às 19h
Ingressos e mais informações: 
linktr.ee/modernoseternosbh
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (
meia entrada)
Instagram: @modernoseternosbh
Site: 
modernoseternosbh.com
Acesso ao evento: recomenda-se uso de táxi ou aplicativos
Estacionamento conveniado: Parkshop - Rua da Bahia 1.900 - R$20 - solicitar voucher na bilheteria
Manobrista: embarque e desembarque na Rua Gonçalves Dias S/N (oposto ao número 1274), lateral do Prédio Verde - R$30 - pagamento via cartão ou pix

Tags: mostra arquitetura design decoracao arte modernos-eternos gastronomia belo-horizonte

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023