Natal globalizado

Decoradoras criam mesas de Natal para exposição em BH

Inspirada nos costumes de diversos países, mostra fica em cartaz até 6 de janeiro no Ponteio Lar Shopping

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/12/2012 11:56 / atualizado em 05/12/2012 12:08 Laura Valente /Estado de Minas
Canadá - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Canadá

A língua não importa quando o assunto é Natal, período em que o espírito de solidariedade, amizade, perdão e renovação se faz presente em diversas culturas. A afirmação é de Luiz Sternick, gerente de marketing do Ponteio Lar Shopping e idealizador de uma mostra de decoração na temática natalina que fica em cartaz no centro de compras até o Dia de Reis (6 de janeiro).


Brasil - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Brasil

Brasil - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Brasil
Inspirada em uma pequena volta ao mundo, a exposição traz ambientes e mesas decoradas a partir de costumes regionais sete países. O Brasil está presente, além de Espanha, Itália, Japão, Turquia, França e Canadá.

“Todas as vezes que viajo no período que antecede o Natal, percebo que mesmo povos de religiões diferentes da católica costumam respeitar a data, comemorada por cristãos de todo o mundo. Com a globalização, esse sentimento que une os povos está ainda mais forte”, justifica Sternick.

Na mostra, apenas o ambiente inspirado na Espanha não traz uma mesa decorada a partir da temática, mas um pequeno espaço de convivência com poltrona, pufe, cômoda e o pinheiro típico. Por falar na árvore, sua presença é opcional, e em alguns ambientes aparece de forma menos convencional.
Turquia - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Turquia

França - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press França
No japonês, por exemplo, o famoso pinheiro é substituído por bambu, enfeitado por pássaros chamados tsurus, feitos a partir da técnica origami. O ambiente foi assinado pela dupla de decoradoras Adriana Caporali e Luciana Lage.

Na decoração inspirada no Canadá, folhas de bordo, árvore típica daquele país, enfeitam o pinheiro e a mesa. Ainda na temática, as decoradoras Alessandra Nicácio e Mariângela Castro usaram outros símbolos locais como o alce e o urso.

Itália - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Itália
O ambiente Itália, assinado por Mônica Lipiani, traz as cores da bandeira em taças, arranjos com bolas, folhagens, além de louças em que o bom velinho aparece. No espaço da França, criado por Raquel Paiva, muito dourado e elementos daquela cultura, como arranjos de trigo, que remetem à tradicional produção de pães, e uma pequena réplica da Torre Eiffel.

Para criar o clima turco, Soraya Adadde apostou em cores vivas, flores, almofadas e em elementos como o narguilé, enquanto Janete Marinho trouxe pássaros coloridos para a exuberante mesa brasileira, em verde e amarelo. “Nosso país tem sido observado pelo mundo inteiro, é a bola da vez. Estive fora o ano todo e pude perceber como estamos atraindo a atenção de outros povos. A curiosidade deve-se aos eventos relacionados à Copa do Mundo de 2014, mas também à nossa economia, alegria, beleza e arte. Com a globalização, abrimos nossas portas para o olhar externo e passamos a ser admirados. Hoje, nosso comportamento reflete o orgulho de nossas origens”, destaca o idealizador da mostra, cujo objetivo é inspirar o consumidor. Vale lembrar que todas as peças cedidas para a mostra podem ser encontradas nas lojas do shopping.
Japão - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Japão

Espanha - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press Espanha

Tags: bh

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
22 de agosto de 2017
21 de agosto de 2017
14 de agosto de 2017
09 de agosto de 2017
01 de agosto de 2017