Decoração

Treze dicas para decorar em preto e branco sem errar

Profissionais ensinam truques e segredos para obter um resultado mais elegante na hora de decorar com as cores do alvinegro mineiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/11/2014 12:00 / atualizado em 12/11/2014 14:11 Redação /Bonde
Reprodução/Internet/blogg.skonahem.com/eatsleepdecorate.blogspot.com/cicce.blogspot.com
Optar pela decoração nas cores preta e branca é quase garantia de elegância e bom gosto. Atemporal, essa tendência pode produzir ambientes clássicos, casuais ou contemporâneos, e ainda criam a base perfeita para acolher outras cores mais fortes. Decorar em PB tem outra característica essencial, talvez até a mais importante de todas: estas cores nunca saem de moda. Veja a seguir 13 dicas importantes elaboradas pelos designers Eduardo Prado, William Becken e William Sanches, que devem ser consideradas por quem tem um fraco por esta dupla:


1: Mesmo a simplicidade dessa combinação de cores pode esconder "pegadinhas" na hora de decorar e, por isso, é preciso ficar atento a detalhes como o tamanho do espaço que será decorado e qual estilo será usado. O primeiro passo para obter uma decoração preta e branca irresistível e definir o que você quer: um ambiente contemporâneo e minimalista, com linhas precisas de branco puro e negro total; casual e chique, com uma mistura descontraída de peças e padrões; ou clássico e elegante, com detalhes e padrões requintados.

2: Não tenha medo de usar o preto se o espaço for amplo, já que grandes dimensões acomodam esta cor com perfeição. Por outro lado, se o espaço for pequeno, o preto pode diminuí-lo ainda mais. Nesses casos, o mais sensato é aplicar o branco como base decorativa e guardar o preto apenas para os detalhes da decoração.
Reprodução/Internet

3: Para evitar ambientes entediantes, aposte em traços arquitetônicos, detalhes e formas originais. Usar elementos como mobília com um design futurista, azulejos visualmente apelativos ou papel de parede com textura pode destacar a aplicação do PB na decoração.
Reprodução/Internet

4: Misturar padrões e lisos é um dos princípios básicos para quem decora em PB - contribui para a criação de um ambiente mais interessante, menos monótono. Um bom exemplo dessa mistura é decorar uma parede com estampas em PB em contraste com sofás ou poltronas lisas. Porém, é necessário encontrar um equilíbrio entre os diferentes tamanhos dos padrões utilizados. Procure não exagerar usando estampas muito chamativas. Também é uma boa ideia apostar em peças lisas que possam ser facilmente trocadas, caso a decoração se torne cansativa.
Reprodução/Internet

5: Se quiser criar um impacto mais forte neste tipo de decoração, adicione algumas peças decorativas numa cor mais viva, caso do amarelo, verde, azul-turquesa ou rosa choque. Se preferir tonalidades mais leves, pense no lilás, azul ou rosa. Os designers lembram que é importante colocar um pouco de cor no ambiente, já que o preto é uma cor que depressiva, que estimula sensações como raiva e tristeza, de acordo com a simbologia das cores. Além disso, o uso de uma cor cria o chamado ponto de tensão, que serve para quebrar a seriedade e sobriedade do PB.
Reprodução/Internet

6: Se você optar pela simplicidade e leveza do branco, mas quer adicionar algum preto no ambiente, escolha peças-chave para fazer as honras dos detalhes mais escuros. Uma mesa de centro, um tapete de inspiração gráfica, algumas almofadas estampadas, um lustre todo preto ou um sofá preto, podem fazer a diferença em decorações com base branca.

7: Num esquema exclusivamente preto e branco, procure o contraste e a harmonia através do uso de materiais condizentes, como o vidro, aço, prata e outros metais.

8: Um dos pilares de qualquer decoração PB é a exposição de fotografias também em preto e branco - de preferência em grupo e em molduras igualmente pretas, o que cria um efeito visual que prende o olhar.

9: O luxo com este tipo de composição também pode vir de portas pintadas em preto glossy, mas se a intenção for dar ao ambiente um tom mais casual ou artístico, vale revesti-las com blocos de cor pretos e brancos intercalados.

10: Recorra ao preto para transformar e dar uma nova vida a velhas peças: pintar algumas prateleiras ou um móvel (cristaleira antiga ou banco, por exemplo), cobrir abajures, repaginar puxadores de armários de uma cozinha toda branca.

11: Ilustrações, pinturas e outras obras de arte emolduradas com diferentes combinações de preto e branco são uma excelente dica para avivar este tipo de decoração, quer estejam penduradas ou encostadas à parede.

12: Agrupe peças decorativas e pequenos objetos, misturando o preto e o branco, brincando com tamanhos, formatos e texturas.

13: Para um toque extra você ainda pode surpreender com alguns detalhes inusitados como velas, copos, toalhas de mesa, talheres, vasos, guardanapos, papel higiênico. Tudo em preto e branco.

Tags: decoração,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcos - 12 de Novembro às 14:21
B0lhaIm0biliaria.

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023