Projetos sem complicações

Construir muros requer cálculos de fundações e todas as etapas devem ter acompanhamento profissional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/11/2009 17:39 Júnia Leticia /Estado de Minas
A execução correta de toda a estrutura inclui o enquadramento adequado da alvenaria e a escolha de um bom acabamento - Fotos: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes A execução correta de toda a estrutura inclui o enquadramento adequado da alvenaria e a escolha de um bom acabamento
Como qualquer outro tipo de projeto, para a construção de um muro são necessários cuidados. Com demandas similares às necessárias para fazer uma casa ou um edifício, para o erguimento de um muro é essencial contar com o trabalho de um bom profissional, que seja competente tanto em projeto como em execução.

Um alerta dado pela arquiteta Renata Basques é que muitos se esquecem de que muros também necessitam de um projeto estrutural para cálculo de fundações, pilares e vigas, se forem em alvenaria. "Também é necessário projeto luminotécnico, para dimensionamento dos portões, entre outros", conta.

Na execução de um muro, um bom enquadramento das alvenarias e acabamento são importantes para a aparência final. Para garantir esse trabalho, o arquiteto e diretor da Torres Miranda Arquitetura, Júlio Guerra Tôrres, diz que é preciso que o profissional responsável pela obra seja reconhecido no mercado. "De nada adianta gastar com material caro se ele foi mal instalado. Caso seja mal estruturado, o muro pode cair com a primeira tempestade", adverte.

Além de cuidados com a segurança, é imprescindível o respeito à legislação referente à distância dos muros em relação às fachadas. "Existem medidas mínimas dadas pelo Código de Obras e Lei de Uso e Ocupação do Solo de cada cidade. Em Belo Horizonte, esta distância varia em função da altura da edificação. Para casas, em geral, os muros devem ficar situados a, no mínimo, 1,50m e 2,30m de distância das divisas laterais e entre 3m e 4m do alinhamento frontal do lote, para garantir boa aeração e iluminação dos ambientes", esclarece Júlio Tôrres.

A legislação regula, ainda, a altura que o muro deve ter, especificando o tipo de material que pode ser empregado caso exceda um determinado limite. "Em Belo Horizonte, acima de 1,80m, deve ser garantida 50% de permeabilidade visual, ou seja, pelo menos metade desta parte superior deve ser feita com vidros ou elementos vazados, como tubos metálicos, cobogós e telas", esclarece o diretor da Torres Miranda Arquitetura.
Estela Neto diz que as construções devem complementar o projeto arquitetônico da edificação - Estela Neto diz que as construções devem complementar o projeto arquitetônico da edificação

Para preservar as características dos materiais empregados na construção de um muro, com o passar do tempo, é necessário que ele passe por uma manutenção periódica. Para que esse procedimento seja o menos trabalhoso possível, a arquiteta Renata Basques aconselha a escolha criteriosa do material. "Um recurso é utilizar uma moldura superior com uma pingadeira para que a água da chuva não manche o muro".

EXTENSÃO

Outra dica da arquiteta é que, se a extensão do muro for muito grande, pode-se utilizar uma marcação na própria alvenaria com desenhos para que ele não fique monótono. "Podemos também nos beneficiar do paisagismo integrado, que, neste caso, fica muito interessante. Na pintura, a melhor opção é utilizar materiais mais resistentes: texturas, marmorattos e pinturas com acabamento acrílico fosco", completa Renata Basques.

Em contrapartida, o que pode comprometer o projeto em termos estéticos é a utilização de uma proporção errada, como uma altura inadequada. "Além disso, linhas muito retas e muito grandes de alvenaria, e revestimentos, como cerâmicas, em toda a extensão do muro", aponta a arquiteta.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023