Wing House

Boeing 747 vira estrutura de casa nos Estados Unidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/06/2011 14:12 / atualizado em 29/06/2011 14:51 Thiago Ventura /Portal Uai

Telhado da residência teve que ser registrada na FAA para que pilotos não confundissem com um avião caído - David Hertz/Divulgação Telhado da residência teve que ser registrada na FAA para que pilotos não confundissem com um avião caído

O obsoleto Boeing 747-200, abandonado num dos vários cemitérios de aviões que existem no deserto da Califórnia, nos Estados Unidos, provavelmente nunca mais decolaria voo ou teria utilidade ao não ser de poluir o meio ambiente. Mas o velho avião ganhou asas na imaginação dos arquitetos da David Hertz Inc, e virou uma inusitada residência nas colinas perto da cidade de Malibu.

A "Wing House", concluída no ano passado, está localizada numa área de 22 hectares no topo de um vale com suas vistas panorâmicas, uma para o oceano Pacífico, outra para as montanhas da região. Após ser contratado para projetar a casa, o arquiteto David Hertz imaginou uma forma de privilegiar as duas vistas e uma vontade da proprietária, de uma construção com formas curvilíneas e bastante femininas. Daí surgiu a ideia de criar uma estrutura em formato de asa de avião.

Clique aqui e veja mais fotos!


Os arquitetos pesquisaram materiais e a legislação americana para saber se era possível utilizar o material de um avião, basicamente com o alumínio. Durante a avaliação de custos, chegou-se a conclusão que seria mais barato comprar todo um avião sucateado do que as partes de alumínio.

David Hertz/Divulgação

A construção mescla as peças do avião, vidro e alumínio. As asas do 747 foram desmontadas e levadas ao local em 2008. Além da residência principal, o projeto contempla um mirante, uma casa de hóspedes, um pavilhão de meditação, um estúdio de arte, um bar e uma casa secundária, todos espalhados em pontos chave do terreno.

Um detalhe de destaque da Wing House é a sustentabilidade. A aquisição do avião completo fez que outras partes que não estavam no projeto serem utilizadas na decoração e em outros ambientes da casa. Além disso, conta com sistema de aquecimento solar e de economia de água.

"O 474 representou a maior conquista da história industrial moderna e seu abandono no deserto marca o estado da obsolescência e efemeridade da tecnologia na nossa sociedade. Como uma estrutura, o avião pode reduzir a quantidade de materiais empregados na construção de uma maneira eficiente", escreve o arquiteto no site do escritório.

Um outro detalhe curioso da Wing House é que a Federal Aviation Administration - 13 FAA (correspondente à Anac nos Estados Unidos) exigiu que a casa fosse registrada nas cartas aeronáuticas para evitar que pilotos confundissem a construção um avião caído.

David Hertz/Divulgação



Assista a um vídeo sobre a Wing House:

Tags: com

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023