Manhattan do deserto

Cidade no Iêmen tem construções feitas com areia e argila

As estruturas das edificações são baseadas na mistura ancestral

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/05/2012 15:00 / atualizado em 24/05/2012 15:30 Joana Gontijo /Lugar Certo
Reprodução/Flickr

Conhecido como a Manhattan do deserto, um lugar no Iêmen transporta os visitantes a tempos ancestrais. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982, a murada Shibam, localizada em Hadramaut, é formada por torres e edifícios elevados datados do século 16, todos feitos através da mistura argila, barro, areia e água. Este é o mais antigo exemplo de planejamento urbano baseado no princípio da construção vertical.


A mágica da arquitetura permitiu que cerca de 500 prédios de dez andares fossem erguidos com os elementos presentes na natureza desde o surgimento do planeta. As estruturas da cidade árabe causaram impacto à época e tinham o objetivo de preservar a população contra ataques de tribos nômades, principalmente os beduínos.

Com somente dois ou três apartamentos, as altas edificações serviam como torres de observação, onde era possível avistar a aproximação dos inimigos e avisar o povoado sobre os ataques antes que eles acontecessem. Transportada para a atualidade, onde a construção civil é ancorada basicamente no cimento e no concreto, a cidade é, no mínimo, uma atração muito interessante.

Tags: construções,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Carlos - 25 de Maio às 21:49
Sensacional ver do que o homem é capaz,mesmo em tempos onde a tecnologia simplesmente não existia. Somente um pequeno detalhe. O Iêmen fica fica no sul da península arábica, portanto se localiza no continente asiático e não no africano conforme dito na matéria

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023