Paz e sossego

Os mosteiros mais impressionantes do mundo

Construções ficam equilibradas em montanhas e penhascos em locais remotos do planeta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/06/2012 11:10 / atualizado em 01/06/2012 14:09 Joana Gontijo /Lugar Certo
Reprodução/Internet/Daily Mail

Alguns mosteiros espalhados pelo mundo surpreendem pela arquitetura extraordinária e pelos locais inusitados onde estão instalados, muitos agarrados na beira de penhascos. Construídos em alturas imponentes sobre montanhas, eles garantem paz e sossego para se conectar com Deus, e permitem que apenas os mais dedicados, e que não têm vertigem, se unam para os momentos de oração. Como demonstra reportagem do Mail Online, site do jornal britânico Daily Mail, muitos eram acessíveis somente por caminhos secretos e íngremes, proporcionando o máximo de reclusão para aqueles que buscavam um retiro espiritual duradouro.


Localizado a aproximadamente 75 quilômetros a leste da cidade Xian, capital da província de Shaanxi, na China, o Monte Huashan, uma das cinco montanhas sagradas do país, abriga vários templos taoístas. Eles são muito famosos pelas peregrinações de imperadores de dinastias antigas, tornando-se terra sagrada do taoísmo, tradição filosófica e religiosa que tem influenciado os povos do leste da Ásia há mais de 2.500 anos.

No Butão, o mosteiro de Taktsang é um dos mais afamados do país. Ele foi construído em 1692 na boca da caverna Taktsang Senge Samdup, onde o santo budista Guru Padmasambhava teria meditado lá pelos idos dos anos 800. A construção fica a 3.120 metros de altitude, e é uma entre treze cavernas chamadas ninho de tigre espalhadas pelo Tibete e pelo Butão onde o segundo buda teria meditado à sua época. Reza a antiga lenda que o santo milagrosamente voou até lá montado nos lombos de um fabuloso tigre.

O monastério tem sete templos abertos ao público, tanto a fiéis como a turistas curiosos. O edifício sofreu vários incêndios em diferentes épocas, e o que se vê hoje em dia, naturalmente, é a mais recente restauração. Existem duas opções para chegar ao topo: a pé ou sobre mulas que podem ser alugadas.

Reprodução/Internet/Daily Mail
Já na Turquia, Sumela é um mosteiro ortodoxo grego, situado no sopé de um penhasco em frente ao vale de Altindere, na região de Maçka, província de Trebizonda. Ele está localizado a uma altitude de aproximadamente 1,2 mil metros, sendo uma grande atração turística do Parque Nacional de Altindere. O mosteiro foi fundado no ano de 386 d.C. durante o reinado do imperador Teodósio I. Diz a tradição oral que dois padres se comprometeram a fundar um mosteiro no lugar depois de ter descoberto um ícone milagroso da Virgem Maria em uma caverna na montanha. Durante sua longa história, o mosteiro caiu em ruínas várias vezes e foi restaurado até atingir sua forma atual.

A maioria destes grandes edifícios não são fáceis de acessar. Na Grécia, o mosteiro de Roussanou só poderia ser acessado por guindastes, sendo que as escadas foram construídas apenas em 1920. Este é um dos seis mosteiros ativos de Meteora, um maiores e mais importantes complexos de mosteiros do país, atrás apenas do Monte Athos. As construções foram erguidas em pináculos de rocha de arenito natural.

Outro destaque fica em Sigiriya, antiga capital do Sri Lanka, onde, ao norte, está a rocha Pidurangala, com um monastério budista e templos em cavernas. A fortaleza foi originariamente construída na forma de um leão agachado, com a sua entrada sendo feita pela boca do leão. As patas gigantes são só o que restou da figura do leão, mas o perfil ainda se impõe em toda a estrutura, com pedras enormes esculpidas e pintadas.

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Eduardo - 01 de Junho às 18:28
O Ser humano é capaz das maiores e incríveis obras assim como as maiores e mais terriveis atrocidades.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023