Imóvel na Austrália segue conceito complexo e valoriza a geometria

Casa foi concebida adaptando a ideia complicada da garrafa de Klein

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/10/2012 11:56 / atualizado em 01/10/2012 14:14 Joana Gontijo /Lugar Certo
John Gollings/Divulgação

Uma casa de férias situada na Península de Mornington, a uma hora e meia de carro de Melbourne, na Austrália, segue um conceito arquitetônico complexo que fez a construção se parecer com um grande origami. A ideia original tinha inspiração nas formas espiral ou de uma concha, mas logo agregou um visual mais complicado, seguindo a proposta da garrafa de Klein.

O projeto, de 2008, é de autoria do grupo de arquitetos McBride Charles Ryan, e foi premiado, um ano após a criação, como a melhor casa do mundo no World Architecture Festival. Com área construída de 258 m², a “casa da Garrafa de Klein”, ou “The Klein Bottle House”, foi concebida a partir da tecnologia CAD, que permitiu o desenvolvimento eficiente de estruturas mais detalhadas e difíceis de serem erguidas.


Explicando o conceito principal do imóvel, a garrafa de Klein é uma superfície não orientável, ou uma variedade bidimensional que não possui interior ou exterior, e não apresenta bordas, assim como as esferas, embora estas sejam orientáveis. Com novas relações e configurações espaciais, estas superfícies são desenvolvidas por matemáticos e intrigam arquitetos. Para este trabalho na Austrália, os profissionais estavam dispostos a ser topologicamente fieis à garrafa de Klein, mas sabiam que o projeto consistia numa residência, e deveria funcionar como tal.

Segundo o site Yanko Design, a intenção da casa é “mexer com os dois lados do cérebro de quem a visita, desafiando o senso de percepção, profundidade, orientação linear, espaço interior/exterior e basicamente toda noção do com que deve se parecer um lar”. O resultado final explora a geometria experimental e foi adaptada para melhor se adequar às demandas projetuais, criando uma versão origami da garrafa.

A construção gira em volta de um pátio central, onde se encontra uma grande escadaria que conecta todos os níveis. A decoração é clean e contemporânea inserida em um interior que prima pela proposta dinâmica. A paisagem do entorno completa a lista de atrativos da casa.

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023