Conheça a cidade que foi feita para pedestres

Nos anos 1970, o povoado de Houten, na Holanda, adotou uma forma de vida sem carros. Trinta anos depois, é um exemplo inspirador de onde se pode chegar ao apostar em uma cultura que não gira em torno dos automóveis

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/07/2014 14:54 / atualizado em 17/07/2014 15:02 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução/Flickr/Rapsak
Em 1979, Houten era um pitoresco povoado construído ao redor de uma igreja do século 14, no entanto, com a explosão populacional do país, a aldeia holandesa com cinco mil habitantes teve de se adaptar a uma cidade com dez vezes esse número de pessoas, em poucos anos. Para absorver essa enorme mudança, o governo local decidiu adotar um plano completamente inovador: em vez de ter ruas para carros, a cidade só teria calçadas e ciclovias. Todos os edifícios importantes estão conectados por vias sem carros. Tudo é perto e tudo é seguro.
Reprodução/Internet
Claro que Houten não está completamente desconectada do resto do mundo, ela tem uma rua de automóveis que circunda a cidade, e todas as casas do povoado podem ser visitadas em autos - no entanto, é um sistema que necessita sair da cidade e voltar a entrar nela, na altura do local que se quer visitar. A estação de trem também está conectada a via automobilística, mas como nas ruas residenciais, é mais fácil chegar até ela a pé do que de carro.
Reprodução/Pinterest/Via Harry Eppink
Joey Dunckley/Reprodução
Os resultados? Dois terços dos percursos em Houten são feitos a pé ou de bicicleta e os acidentes de trânsito são mínimos comparados com uma cidade do mesmo tamanho nos Estados Unidos ou na América Latina: em quatro anos, morreu apenas uma pessoa em um acidente desse tipo - uma mulher, de 73 anos, que foi atropelada por um caminhão de lixo.
Reprodução/Internet

Assista a um vídeo sobre a cidade (em inglês):


Tags: pedestres

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Rodrigo - 17 de Julho às 15:45
Graças à falta de cultura, ignorância e ganância do brasileiro, isso aí tem -100% de chance de rolar no Brasil. Aqui só se pensa em grana, lucro e levar vantagem. O dinheiro está acima de tudo, inclusive de interesses sociais.

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023