Lugar certo

Para relaxar

Piscina ou banheira na área externa: saiba qual é a melhor opção

- Foto: Freepik
 
Banheira ou piscina? Qual é a melhor opção para o seu quintal? Muitas pessoas sonham em ter um dos dois. Isso porque pode-se desfrutar bons momentos de relaxamento ou de diversão. Portanto, confira as vantagens e desvantagens de cada opção. 

Imagine ter um momento só seu na banheira de hidromassagem após um dia cansativo? Ou então aproveitar o domingo à tarde com os filhos na piscina? A dica aqui é avaliar bem o perfil, espaço disponível e orçamento antes da tomada de decisão. 

Veja a diferença entre piscina e banheira de hidromassagem 


Para transformar o quintal da sua casa em um SPA, nada melhor que uma banheira de hidromassagem. Ela é vendida em vários modelos e tamanhos nas lojas especializadas. 

Enfim, o diferencial da banheira de hidromassagem é o sistema de jatos de água. Eles são responsáveis por promover relaxamento e bem-estar, além de trazer outros benefícios à saúde. 

Enquanto isso, a piscina é a opção mais tradicional, preferida principalmente por quem tem família com filhos. Afinal de contas, a piscina é uma ótima opção de recreação com os familiares ou visitas. 

A piscina pode ser instalada pronta ou construída em alvenaria, com o devido projeto de impermeabilização e revestimento. 

O interessante é que ambos vão precisar de um espaço para o motor que fará a manutenção da água. 

Já em termos de espaço, a banheira de hidromassagem também é uma forte concorrente da piscina, visto que na primeira opção cabem até seis pessoas, em média, no espaço. 

Vantagens da banheira de hidromassagem 


Ao instalar uma banheira de hidromassagem no quintal ou na área interna da sua casa, você terá acesso a muitas vantagens, como: 

  • Maior economia: afinal, a banheira não exige tantos gastos de consumo de água e de manutenção como a piscina normal. 
  • Dispensa piscineiro: a banheira dispensa o gasto com piscineiro, visto que pode ser limpa pelos próprios moradores ou empregados. 
  • Menos cloro: a água da banheira não contém tanto cloro como a água que recebe o tratamento químico na piscina. Sendo assim, cabelo e pele agradecem. 
  • Menos água: a banheira também tem a vantagem de gastar menos água que a piscina, em decorrência do tamanho, evitando gastos na conta de água no final do mês e ajudando o meio ambiente. 

Além disso, a hidro traz outros benefícios à saúde dos usuários, como o alívio das dores nas articulações, a melhora da circulação e o auxílio no tratamento de lesões. 

No entanto, a desvantagem da banheira é o espaço mais reduzido, que impede que muitas pessoas usem o equipamento ao mesmo tempo. 
 
 

Vantagens da piscina 


Enquanto isso, a piscina também traz vantagens à moradia, como as que você verá a seguir: 

  • Mais lazer: com uma piscina em casa, as crianças têm diversão garantida nas tardes quentes. Além disso, você pode criar brincadeiras dentro da piscina para passar o tempo.
    E se a criança está fazendo aula de natação, ela é uma ótima oportunidade para treinar. 
  • Mais exercícios: há também vários exercícios que podem ser praticados com parte do corpo submerso na água da piscina, reduzindo assim os impactos e sendo ideal para pessoas idosas, por exemplo. 
  • Mais estética: a piscina agrega valor à estética do imóvel. Por essa razão, muitas delas recebem iluminação diferenciada, além de fontes de água que deixam o seu jardim ainda mais bonito. 

Sua desvantagem, porém, é o gasto com manutenção, seja com a água ou com a limpeza constante. 

Banheira é diferente de ofurô 


A última dica que trazemos é sobre a diferença entre banheira e ofurô. Embora muitas pessoas confundam os dois, o ofurô é voltado para o relaxamento individual. 
Isso porque o ofurô é menor e mais profundo que a banheira. 

Desse modo, o ocupante fica em posição fetal ou mais encolhido, causando sensações que remetem ao relaxamento, ainda mais quando o banho é combinado com água aquecida. 

O ofurô é uma tradição japonesa que encanta muitos brasileiros e também pode agregar valor à sua área de lazer em casa. 

Que tal? Você prefere piscina ou banheira após ler as dicas deste conteúdo? 

Não se esqueça que aqui no portal Lugar Certo você também pode conferir dicas de como fazer uma piscina

 
 
.