Plantas

Horta em casa: saiba quais temperos não podem faltar no seu cultivo

Não há nada melhor do que ter temperos fresquinhos para fazer aquela refeição especial; por isso, acompanhe as dicas para a sua horta em casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/04/2022 13:07


Freepik

 
Ter uma horta de temperos é o sonho de muitas pessoas. Afinal de contas, ter temperos frescos e sem agrotóxicos para utilizar na culinária é tudo de bom. Por essa razão, acompanhe as dicas deste conteúdo de quais ervas e temperos você pode plantar em casa. 

E a falta de espaço não é desculpa. Isso porque muitas hortaliças se dão bem em lugares pequenos. Basta ter um espaço da casa destinado à sua horta. Pode ser a sacada do apartamento ou o quintal da casa. 

Defina entre sementes e mudas 


Mas antes de saber o que plantar na horta de temperos, você deve decidir se irá usar sementes ou mudas. 

É muito simples: ambos vão crescer se você tomar os cuidados necessários, como regas e adubação. Mas a semente demora mais que a muda a apresentar seus primeiros resultados. 

Entretanto, a muda pode não se adaptar ao novo local devido à mudança. Isso ocorre porque muitas mudas são cultivadas em estufas, protegidas do sol, e quando são levadas aos vasos ou à terra elas não resistem ao sol. 

Por isso, pesquise e verifique em qual deles você quer apostar para ter sua horta de temperos. 

Veja dicas dos melhores temperos para plantar em casa


Está curioso para saber quais temperos são mais indicados para plantar em casa? Então, confira a seguir uma lista de plantinhas que separamos para você. 

Alecrim

Ideal para temperar carne branca, o alecrim pode ser plantado em vaso grande e receber água duas vezes por semana. 

Cebolinha

Ela vai bem em vários pratos, além disso, é uma plantinha que pode ser cultivada no mesmo vaso de outras. A dica é regá-la todos os dias e mantê-la à sombra. 

Cerefólio

Parecida com a salsa, essa plantinha se dá bem em vários espaços. Mas se você plantar entre o final do verão e o início do outono, ela crescerá melhor. 

Coentro

Esse tempero gosta de calor e de luz solar. Por isso, prefira plantar no verão. O solo úmido também favorece o desenvolvimento do coentro. 

Estragão

Ele pertence ao grupo das ervas finas e combina com carnes. O seu plantio exige apenas cuidado com relação ao sol, que não deve ser incidente porque ele cresce sem sabor.
  

Folha de louro

Ótimo para temperar feijoada, o louro costuma crescer bastante, por isso ele exige um vaso maior. Além disso, prefere luz solar indireta. 
 

Gengibre

Queridinho das dietas, o gengibre é fácil de plantar. Você pode deixar um pedaço da sua raiz de molho em água por dois dias para formar os brotos. Depois é só transferir para um vaso com terra. Não precisa deixá-lo sob o sol, mas mantenha o solo úmido. 

Hortelã

Com cheirinho muito gostoso, o hortelã deve ser plantado em vaso individual e receber água diariamente. Outra dica é não expô-lo muito ao sol. 

Limão kaffir

Ele pode ser usado como tempero, na limpeza e até para a produção de chás, através das suas folhas. O ideal é escolher um vaso grande e plantá-lo individualmente. 
 
Freepik
 

Manjericão

Ele também pede um vaso individual, sendo necessária a exposição ao sol para acentuar seu cheiro e sabor. Outro detalhe é que a erva pede regas diárias. 

Manjerona

A erva é cheirosa e leve, dando um gosto especial aos seus pratos. Ela pede um vaso individual com um bom espaço. Além disso, pode receber luz solar direta. 

Orégano

Muito comum na culinária, principalmente nas pizzas, o orégano pode ser colhido a partir de 20 centímetros de altura, sendo que ele gosta de sol e solo úmido

Pimenta

Quem resiste a uma comida apimentada? As mais indicadas são a dedo-de-moça e a malagueta. O ideal é plantá-las no inverno e regá-las diariamente. 

Salsa

Ela gosta de espaço, portanto, escolha um vaso grande. Além disso, não é preciso regá-la com frequência, mas sim apenas quando o solo estiver seco. 

Sálvia

A sálvia se adapta bem em temperaturas amenas, com solo bem drenado, porém não encharcado. Ela precisa de luz solar direta por apenas algumas horas por dia. 

Tomilho

O tomilho é uma das plantas mais fáceis de se cultivar em casa. Ele gosta de solo drenado, por isso a dica é misturar terra, cascos de telha e areia. 

Dê atenção ao local da horta de temperos 


Você já viu o que plantar na horta de temperos, mas um detalhe importante é escolher bem o local. 

O cantinho dos temperos deve receber luz solar direta ou indireta, dependendo da espécie plantada. 

Além disso, é importante que não haja correntes de vento ou risco de os vasos caírem e comprometerem as mudas. 

Você gostou das dicas de horta de temperos em casa? 


Com certeza, seus pratos terão um novo sabor quando você começar a utilizar temperos naturais e plantados por você. 

E agora aproveite para ler o conteúdo sobre como fazer uma horta vertical e obtenha algumas ideias interessantes.
 
Continue no portal Lugar Certo para conferir mais dicas de cuidados com plantas, além de decoração e organização.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023