Jardinagem

Confira 8 opções de plantas fáceis de cuidar para ter em casa

Plantas podem auxiliar na estética da sua casa e dar ar sofisticado à decoração; várias espécies não dependem de muito espaço nem luz direta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/06/2023 15:34


Plantas podem ser fáceis de cuidar - Freepik Plantas podem ser fáceis de cuidar

 
Acha que ter plantas em casa dá muito trabalho e precisa de um jardim enorme? Nada disso! Um cantinho já é suficiente. Além de dar um up na estética do seu lar, as plantas proporcionam um ar mais puro, ajudam a aliviar o estresse e ainda conferem um toque sofisticado à decoração.

Neste artigo, trouxemos 8 plantas fáceis de cuidar em casa e como o verde pode revolucionar o seu espaço, independentemente do tamanho dele. Confira.

Cultivo de plantas em casa


Algumas plantas são notoriamente fáceis de cuidar, sendo ideais para quem é novo na jardinagem doméstica, para quem tem uma rotina agitada ou pouco espaço em casa. Elas podem ser cultivadas em vasos ou penduradas, e ter peculiaridades como gostar ou não da incidência direta da luz do sol.

Plantas em vasos


Cultivar plantas em vasos é uma opção excelente para quem tem espaço limitado ou quer facilidade no manejo das plantas. Esse cultivo requer atenção a detalhes como a escolha do vaso correto e a drenagem adequada do solo. Muitas espécies se adaptam muito bem a essa condição. Veja exemplos abaixo.

1. Alecrim


Esta erva aromática não só adiciona sabor aos pratos, como também é perfeita para cultivo em vasos. Precisa de sol direto e solo bem drenado. 

2. Espada-de-São-Jorge


Esta planta resistente possui folhas longas e pontiagudas, com padrões de cores variadas. Ela pode sobreviver com pouca luz e rega, tornando-a uma ótima escolha para quem esquece de regar as plantas. Sua necessidade de água é baixa, principalmente no inverno.
 
Espada-de-São-Jorge pode sobreviver com pouca luz e rega - Freepik Espada-de-São-Jorge pode sobreviver com pouca luz e rega
 
 

3. Hortênsia


Esta planta de flores vibrantes se adapta bem a vasos grandes, precisando de solo bem drenado e exposição ao sol pela manhã ou ao final da tarde.

4. Palmeira Rafis


Esta palmeira de pequeno porte se dá bem em ambientes internos com luz indireta. Ela prefere o solo levemente úmido, por isso não deixe o solo secar completamente entre as regas.

Plantas pendentes


Plantas pendentes são ótimas opções se o espaço de chão disponível for pequeno. Sejam elas penduradas no teto ou em prateleiras altas - devido ao seu crescimento natural em cascata ou à sua necessidade de espaço para crescer -, essas plantas são fáceis de cuidar e trazem um belo elemento de design ao cômodo. Confira abaixo algumas delas.

1. Samambaia


Uma clássica planta pendurada, as samambaias apreciam um ambiente úmido e sombra ou luz indireta. Elas gostam de solo sempre úmido, mas sem encharcar.

2. Jiboia


Com folhas em formato de coração, essa planta se adapta a vários ambientes, mas gosta de luz indireta. Pode ser regada quando o solo está quase seco.

3. Portulaca


Também conhecida como “onze-horas”, esta planta pendente adora luz solar direta e produz flores coloridas que se abrem ao sol. Ela é resistente à seca e precisa de solo bem drenado.

4. Tomilho rasteiro


Esta erva pendente adora sol e é resistente à seca. É ótima para jardins suspensos ao ar livre e ainda pode ser usada na culinária.

Cuidados importantes


As plantas que gostam de luz solar direta precisam ser monitoradas para sinais de estresse solar, como folhas queimadas ou descoloração. Além disso, essas plantas também precisarão de mais água do que as plantas que preferem sombra.

Mesmo com plantas de baixa manutenção, ainda é importante atender às necessidades específicas de cada uma delas, como luz, água e solo adequados. A boa notícia é que, uma vez acertados esses detalhes, essas plantas podem crescer e prosperar com pouco cuidado extra.

Quer continuar aprimorando seu espaço verde? Explore mais dicas e ideias no portal Lugar Certo! Leia também sobre as 6 principais tendências de jardinagem para investir em 2023.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023