Como planejar a construção de uma casa? Muitas pessoas ficam com essa dúvida quando vão realizar o sonho da casa própria. Por isso, é muito importante ter calma nessa hora. Não faça nada por impulso, mas analise com a família e verifique o seu teto orçamentário.
Afinal de contas, uma casa é para a vida toda e, por isso, merece uma atenção especial no planejamento. Portanto, se você não quer comprar um imóvel pronto nem ficar vivendo de aluguel, coloque tudo na ponta do lápis e planeje a construção.
Comece escolhendo bem o terreno
O passo a passo de como planejar a construção de uma casa inicia pelo terreno. Pesquise um bairro bacana, saiba como identificar se o terreno é bom e, acima de tudo, analise a qualidade do lote.
Afinal de contas, você pode acabar gastando para acertar o desnível do terreno ou ainda perdendo muito tempo com a liberação da documentação. Isso porque o lote pode estar em área não permitida.
Esses detalhes, aliás, impactam no preço final do terreno. Sendo assim, se o lote estiver muito barato, desconfie!
Faça um bom orçamento
O segundo passo é realizar um bom orçamento. Lembre-se de ser realista. Uma construção vai exigir gastos com mão de obra, insumos, documentação e acabamento.
Portanto, o orçamento disponível irá refletir diretamente no cronograma da obra, ou seja, com mais recursos você pode contratar mais pessoas e terminar a edificação antes.
Do contrário, não economize demais na obra para ter materiais de segunda e terceira linhas nem profissionais não tão qualificados.
Avalie as necessidades da família
Se você está pensando em como planejar a construção de uma casa comece conversando com a família sobre as necessidades de cada um.
Afinal, assim será mais fácil identificar quantos quartos serão necessários, o tamanho da lavanderia, se haverá varanda gourmet, se a casa terá piscina, entre outros ambientes.
Contrate profissionais qualificados
Não adianta tentar economizar na mão de obra.
Portanto, não conte com profissionais pouco referenciados e que apenas apresentam os orçamentos mais baixos.
Nesse sentido, a dica é procurar arquitetos e engenheiros com boas referências. Outra tarefa importante é encontrar pedreiros, eletricistas, gesseiros, entre outros, que conduzam a obra da melhor forma. Uma dica é baixar aplicativos que ofereçam mão de obra autônoma.
Atente-se à documentação do imóvel
Para você que está planejando a construção de uma casa, é imprescindível atentar-se à documentação. Lembre-se que o ideal é regularizar o imóvel no momento da construção.
Sendo assim, procure a prefeitura do seu município para a obtenção do alvará de construção e, na sequência, ao término da obra, o Habite-se.
Com esses documentos em mãos, faça o registro e a averbação no Cartório de Registro de Imóveis. Assim, você não corre o risco de notificações dos órgãos competentes.
Priorize a qualidade da estrutura
Com um bom planejamento, é possível investir em uma boa qualidade na estrutura. Portanto, faça o projeto estrutural com a aquisição de materiais de qualidade e com a ajuda de profissionais capacitados.
Dessa forma, você não gastará tão cedo com manutenção. Além disso, foge do risco do retrabalho devido a uma alvenaria sem a devida estrutura.
Adquira materiais de qualidade
Para saber como planejar a construção de uma casa, você viu que é preciso contar com mão de obra qualificada. Sendo assim, é possível seguir a uma lista de materiais de construção indicados por esses profissionais, ou então, por mestres de obras qualificados.
Além disso, comprar produtos de qualidade evita que você tenha surpresas desagradáveis no canteiro de obras.
Assim, você não precisa ter de refazer determinado cômodo porque o material era de qualidade inferior.
Preste atenção às etapas da construção
Na hora de planejar o cronograma da sua obra, é importante ter em mente que existem etapas da construção a serem seguidas.
O primeiro passo, portanto, é a estrutura. Logo depois vem a fundação, que sustentará o imóvel. As demais etapas estão relacionadas aos pilares, vigas, lajes, alvenaria e a cobertura.
Sobretudo, siga cada etapa conforme as normas do setor da construção civil, atente-se à qualidade dos materiais e confie na mão de obra contratada.
Acompanhe toda a obra de perto
A dica final é acompanhar toda a obra de perto. Isso porque não adianta investir no material e na mão de obra se você não acompanhar as principais etapas da obra.
Aliás, o monitoramento influencia também na economia do uso de materiais. Enfim, você poderá verificar como está o armazenamento, a utilização, o cronograma e o passo a passo da obra.
Você ainda tem dúvidas de como planejar a construção de uma casa?
Continue acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo. Temos várias matérias sobre construção civil, inclusive sobrecomo planejar a lavanderia do apartamento.