Habitação

5 dicas de como começar a juntar dinheiro para conquistar a casa própria

Quando se pensa no valor final do imóvel, pode-se achar difícil comprar a casa própria, mas considere as linhas de crédito com pagamentos mensais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/09/2021 13:00 / atualizado em 20/09/2021 13:12


Freepik

Quase todo brasileiro sonha em se livrar do aluguel e conquistar a casa própria. Muitos ainda desejam sair da casa dos pais e ganhar mais liberdade. E há aqueles que estão com o casamento marcado, mas ainda não têm um imóvel. Mas afinal, como juntar dinheiro para comprar um apartamento de R$ 300 mil ou R$ 500 mil, não é mesmo? 
 
Entretanto, as linhas de créditos das instituições financeiras estão cada vez mais acessíveis. Outro ponto é que as construtoras estão facilitando a aquisição de imóveis, parcelando até mesmo a entrada. Isso sem falar nos programas do poder público para melhorar o acesso da população à casa própria. 
 
Portanto, confira as dicas deste conteúdo de como poupar para ter sua casa ou apartamento. 

1. Conheça seus gastos


Antes de sair da casa dos pais ou do aluguel, é importante ter uma clara noção de quanto você precisa para administrar uma casa. 
 
Afinal, leve em consideração gastos com o empréstimo, condomínio, água, luz, gás, internet, telefone, supermercado, vestimenta, transporte, lazer, entre outros. 
 
É hora de começar a economizar dinheiro. Desse modo, coloque na ponta do lápis as suas receitas e despesas. Enfim, tenha um quadro exato do quanto você ganha e gasta para começar a poupar. 

2. Considere os custos de aquisição do imóvel 


Adquirir um imóvel é diferente de comprar um carro. Isso porque você terá muitas despesas, como pagamento de impostos, taxas de cartório, mudança, mobília, etc. 
 
Assim sendo, reserve cerca de 6% a 8% do valor do imóvel no pagamento dessas taxas. Uma das mais elevadas é o ITBI, que é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, estimado em 3% do valor do imóvel. 

3. Resolva dívidas antigas 


Com as finanças organizadas, é possível ter mais clareza sobre dívidas antigas. Muitas vezes, a saída é buscar a renegociação, que tem prazos e perdão de multas. 
 
Isso porque você precisa estar com o nome limpo para fazer financiamentos bancários. 

4. Comece a investir 


Com o dinheiro que sobra do seu orçamento, comece a investir em fundos de renda fixa ou variável. 
 
Converse com especialistas ou procure conteúdos na internet que expliquem os melhores investimentos para o seu perfil. 
 
Agora, se não há sobras no seu orçamento, é hora de cortar gordurinhas. Isso mesmo, reveja os seus gastos e veja o que pode ser excluído da sua rotina para começar sua reserva no fim do mês. 

5. Considere fazer um empréstimo 


Para adquirir a casa própria existem dois caminhos: o financiamento imobiliário e o empréstimo pessoal.
 
O financiamento é atrelado à compra de um imóvel. Enquanto no empréstimo você não precisa dar satisfação sobre o destino do dinheiro. 
 
Na maioria das vezes, o empréstimo é vantajoso porque as taxas de juros são baixas, especialmente nos empréstimos com garantia de imóvel. Sendo assim, existem vários simuladores que podem lhe orientar sobre valor das parcelas e prazo de pagamento. 

Parceria entre a EasyCrédito e o Lugar Certo te ajudam a comprar a casa nova


A nova parceira do portal Lugar Certo e a EasyCrédito. A parceria consiste em um dos maiores buscadores de crédito no Brasil. 
 
Por essa razão, a plataforma on-line encontra soluções de crédito pessoal para quem precisa fazer um empréstimo, refinanciar casa ou automóvel e ainda pagar dívidas de cartão de crédito. 
Para solicitar o empréstimo e comprar a casa própria é possível fazer uma cotação on-line. Para isso, siga o passo a passo: 
 
  • escolha a opção empréstimo ou refinanciamento no simulador; 
  • selecione o valor e a quantidade de parcelas; 
  • preencha um cadastro com os seus dados pessoais; 
  • aguarde o recebimento das propostas. 
 
Morar na sua casa própria pode ser fácil e está ao seu alcance. Por isso, não fique pensando qual é o valor de uma casa ou de um apartamento. Mas sim coloque seu objetivo em prática. 
 

Gostou das dicas? 

 
Aqui no portal Lugar Certo você acompanha mais orientações ligadas ao mercado imobiliário. 
 
Então, que tal fazer agora mesmo uma simulação com resultado imediato de como adquirir um empréstimo pessoal? 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023