Famosa por afastar o mau-olhado, a Espada-de-são-jorge é uma planta belíssima que além desse benefício contribui para deixar o ambiente livre de energias negativas.
Além disso, ela contribui para atrair mais sorte e bons fluídos para o ambiente. Por isso, ela é uma das espécies favoritas para cultivo.
Sem falar que não exige muitos cuidados e se adapta aos mais variados tipos de ambientes.
Leia esse artigo com bastante atenção para saber outras informações sobre a Espada-de-são-jorge.
Espada-de-são-jorge: as 4 principais espécies
O nome científico da Espada-de-são-jorge é Dracaena trifasciata, sendo que a coloração de suas folhas indica seu nível de resistência contra ventos e luz solar. Confira abaixo as quatro principais tipos da planta:
1- Verde-claro
Essa é uma espécie que apresenta uma tonalidade bem mais clara e folhas duras, por isso, é uma excelente opção para os canteiros, trazendo um aspecto de mais iluminados.
Outra característica que chama bastante a atenção é sua alta resistência, inclusive pode ser cultivada próximo ao litoral, por resistir bem à maresia.
2- Verde-escura
Suas folhas são escuras e pequenas, o que a torna ideal para cultivar em banheiro ou outros locais cujos vasos sejam pequenos.
Embora essa espécie não goste muito de sol, é importante expô-la periodicamente ao sol para fortalecer suas raízes e caule.
Mas é importante não deixar exposta diretamente, uma vez que ela está acostumada com a sombra, a exposição repetida pode fazer mal.
3- Longa pontuda
Essa espécie pode chegar até o cumprimento de um metro e meio, apresenta folhas firmes duras e que remetem a aparência de um chifre.
4- Folhas largas
Exuberância é a palavra que define essa espécie, suas folhas possuem aparências bem largas e firmes e o cultivo acontece formando uma coroa.
Veja agora como plantar uma Espada-de-são-jorge
Essa é uma espécie de fácil cultivo, portanto, você poderá ter vários exemplares em sua casa.
Pegue argila expandida e coloque no fundo do vaso. Para uma drenagem perfeita, acrescente o bidim por cima.
Peneire areia para retirar quaisquer composto orgânico, evitando assim que a raiz da Espada-de-são-jorge tenha suas raízes apodrecidas.
Escolha um composto orgânico de sua preferência e acrescente no vaso, em seguida coloque a terra e a mude no centro do vaso.
Faça o acabamento com lascas de pinus nas laterais, pois elas ajudam a manter a umidade na medida certa.
Saiba como cuidar dessa planta
Um dos principais cuidados é regar com cuidado para evitar o encharcamento, que por sua vez pode provocar o apodrecimento da raiz.
Você pode tocar a terra para avaliar se está seca antes de regar.
Outro cuidado importante é fazer o replantio à medida que a Espada-de-são-jorge crescer para que elas possam se desenvolver melhor.
Certamente, agora que você já conhece as variadas espécies da Espada-de-são-jorge, é hora de cultivar suas preferidas e assim deixar sua casa muito mais bonita e livre de maus fluídos.
Gostou do conteúdo?
Aproveite e leia também: Planta Espada-de-são-jorge: saiba o significado e como cuidar dela em casa.
E continue no Lugar Certo, aqui você encontra muito mais sobre limpeza de casa, além de artigos sobre decoração, jardinagem.