Decoração

Plantas para banheiro: inspirações para deixar o ambiente mais charmoso

Banheiros modernos, pequenos, amplos, escuros ou claros podem ganhar um toque especial com folhagens na decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/04/2021 13:05 / atualizado em 19/04/2021 13:06


Freepik
 
As plantas são bem-vindas na decoração do lar. Até mesmo no banheiro. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Afinal de contas, o cômodo é úmido e com pouca ventilação. Nesse sentido, confira algumas dicas de como ter um banheiro decorado com plantas. 
 
Sendo assim, você verá uma lista de sugestões de espécies ao final deste conteúdo. Porém, é bom começar a leitura sabendo que algumas plantas se adaptam melhor a banheiros pequenos, como o mini-lírio-da-paz, as violetas e o dinheiro-em-penca. Enquanto isso, banheiros com baixa iluminação pedem folhagens mais resistentes, como o clorofito e as samambaias.  
 
De modo geral, é bom escolher espécies que se adaptam a espaços fechados, pouca luz e alta umidade. Contudo, não se pode esquecer da rega e da adubação. Saiba mais na sequência. 
 

Saiba como escolher plantas para banheiro

 
Se você está disposto a decorar o banheiro com plantas, atente-se ao fato de que elas precisam de lugares com ventilação e luz natural, por mais que sejam mínimas. Se este não é o caso do seu banheiro, opte pelas plantas artificiais. 
 
No entanto, se o seu banheiro é propício para plantas e você as ama, então, confira abaixo como escolher plantas para decorar banheiro:
 
  • escolha plantas que se adaptam à umidade e variações de temperatura;  
  • prefira mudas já crescidas, pois o cultivo da semente é mais difícil; 
  • opte pelas folhagens, pois as flores exigem mais manutenção; 
  • confira se a espécie escolhida é tóxica para crianças e pets; 
  • prefira vasos de cerâmica, que mantêm a terra úmida por mais tempo. 
 
Então, após escolher e instalar os vasos, esforce-se para lembrar de deixar a janela do banheiro sempre aberta, seja em casa ou apartamento. 
 

Veja se a planta é resistente à umidade 

 
Muitas plantas se dão bem em locais úmidos na natureza, como embaixo de árvores ou pedras. Nesse sentido, você deve preferir espécies mais resistentes à umidade, já que o vapor do chuveiro deixa o cômodo bastante úmido. 
 
Freepik
 
 
Mas isso não quer dizer que você não precisa regar as mudas, pois elas precisam desse nutriente.
 
Portanto, entre as plantas que se adaptam a ambientes úmidos estão o bambu da sorte e o lírio da paz. Além disso, elas são bastante bonitas. 
 

Confira quais plantas podem ser colocadas na pia 

 
Banheiros modernos, com bancada de granito ou mármore, por exemplo, ficam ainda mais sofisticados com plantas próximas ao lavatório. 
 
Nesse sentido, elas devem ser pequenas, acondicionadas em cachepôs ou vasos de cerâmica. Outra dica interessante são as espécies hidropônicas, que são cultivadas em água com nutrientes. Assim, as raízes visíveis dão um charme extra à decoração. 
 

Anote aí 10 plantas que são boas para banheiro 

 
Agora que você já viu os principais cuidados ao escolher plantas para banheiro, confira 10 dicas de espécies que se adaptam bem a esse cômodo da casa.
 
  1. Avenca
  2. Tillandsia
  3. Espada-de-São-Jorge
  4. Costela-de-Adão
  5. Jiboia
  6. Bromélias
  7. Orquídeas
  8. Planta aranha
  9. Peperômia
  10. Planta mosaico
Freepik
 
 
Resumindo, para usar plantas para decorar banheiro é importante escolher espécies resistentes, de preferência que sejam mudas e não sementes, e de folhagens verdes, sem flores, já que as flores são mais sensíveis. 

E, então, se você é apaixonado por plantas, aproveite para conferir o conteúdo sobre jardins de inverno e providencie o seu. Não deixe de conferir o conteúdo do Lugar Certo e colocar entre os seus favoritos.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023