Comentários
600
Plantas

Plantas em casa: confira algumas dicas para escolher o vaso perfeito

Escolher o vaso ideal para cada planta é essencial para que elas cresçam com saúde; Nathália Cavalcante explica quais aspectos devem ser levados em conta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/10/2022 15:30


Projeto: Estúdio Paisagismo - Paulo Viana Projeto: Estúdio Paisagismo

 
Uma grande dúvida dos apaixonados por plantas é sobre como escolher o vaso perfeito, já que essa escolha não pode ser feita só pensando na beleza. Existem outros detalhes que devem ser levados em consideração para o desenvolvimento saudável das mudas. 

Muitas vezes escolhemos um vaso e, ao fazer o transplante, percebemos que a planta não está se desenvolvendo. Isso se deve muitas vezes à escolha errada do vaso. Nesse texto iremos descrever alguns pontos que devem ser levados em consideração.


Para acertar na escolha do vaso, primeiramente, é preciso conhecer a espécie e saber qual o seu tamanho na fase adulta. O quanto ela cresce e como suas raízes se desenvolvem são pontos importantes a serem considerados, pois o vaso precisará ter espaço suficiente para acomodar essa planta após seu crescimento.
 
O vaso ideal existe, mas é preciso conhecimento técnico na hora da sua escolha. 

Dicas na hora de escolher o vaso ideal


Alguns elementos devem ser levados em consideração na hora da escolha do vaso, são eles:

Material

A escolha do material influencia na capacidade de retenção da água e drenagem dos vasos. Vasos cerâmicos, por exemplo, podem perder e evaporar mais água do que os vasos de outros materiais. Nesse quesito, a melhor opção é escolher vasos de fibra de vidro ou de polietileno. 

Ainda falando sobre modelo e material, é fundamental que o vaso tenha saída de água para que seja feita uma melhor drenagem, evitando assim o apodrecimento das raízes. 

Tamanho

O tamanho dos vasos, como dito anteriormente, influencia no desenvolvimento das mudas. Não adianta escolher o vaso pensando na planta em seu tamanho atual e esquecer que essa planta é um ser vivo em constante desenvolvimento. O ideal é pensar como será essa planta em sua fase adulta e como acomodar suas raízes. É claro, nada impede que você vá fazendo a troca por vasos maiores ao longo do desenvolvimento da planta. Neste caso, é importante ter em mente o custo de aquisição dos vasos.

Estética

Por último, depois de ter pensado no material e no tamanho do vaso, pensamos na estética do ambiente. O posicionamento ideal dos vasos deve levar em conta a espécie utilizada, se ela ficará exposta ao sol ou na sombra e, claro, com objetivo principal de embelezar o ambiente. Com a ajuda de um bom profissional o seu espaço ficará esteticamente bonito e suas plantas ficarão saudáveis. 

Drenagem dos Vasos

É de suma importância que seu vaso tenha um ou mais furos no fundo, para o escoamento de água. O maior efeito da não drenagem da água é o apodrecimento de raízes, causado pela condição de hipo ou apoxia no solo próximo às raízes. O apodrecimento de raízes muitas vezes pode causar danos irreversíveis às plantas. 
 
Cultivando.com.br
 
 
Uma dica: quer saber quando a drenagem está sendo insuficiente? Geralmente, as condições de apoxia do solo levam à queima de ponta de folhas nas plantas. Fique atento!

É comum acreditar que a argila expandida no fundo do vaso não é necessária, que ela serve apenas para diminuir a quantidade de terra nos vasos, contudo isso é um erro. A argila expandida e areia servem para drenagem dos vasos e evitam que a terra do vaso saia pelos buracos de drenagem, o que prejudica o desenvolvimento da planta num longo prazo, além de poder causar manchas inconvenientes em pisos. 

Além disso, o uso de argila e areia na montagem do vaso, evita que se forme um substrato encharcado no fundo, dificultando a saída de água e afetando a aeração próxima às raízes. É comum também o uso de Mantas Bidim no fundo do vaso, como uma última barreira para alguma terra que esteja teimando em sair do vaso!

Dica bônus: cachepots


Uma dica extra de estética é fazer o uso de cachepots. Os cachepôs nada mais são que recipientes para camuflar vasos ou potes que não são bonitos ou que possuem materiais inferiores.

Os cachepots não possuem sistema de drenagem ou funcionalidade além da estética. Para irrigar plantas em cachepots, é recomendada a retirada do pote do cachepots e retorná-lo após a drenagem da água excedente.

Agora ficou mais fácil escolher o vaso ideal? Faça sua escolha aliando estética e funcionalidade e terá uma planta linda e saudável em casa, não se esqueça de escolher locais iluminados e ventilados. Afinal, nenhuma planta sobrevive sem um mínimo de iluminação diária. 

Gostou das dicas da Nathália Cavalcante?


No Lugar Certo você encontra vários textos da paisagista que podem otimizar seu tempo e te ajudar na hora de aderir às plantas na decoração da sua casa ou escritório. Acesse a coluna da Nathália Cavalcante e veja as dicas disponíveis. 

Nathália Cavalcante

Nathália Cavalcante 

Nathália se formou em 2012 pela Faculdade Santo Agostinho e é responsável pelo setor de Projetos do escritório Estúdio Paisagismo.

Outros Artigos

ver todas
18 de novembro de 2022
04 de novembro de 2022
21 de outubro de 2022
07 de outubro de 2022
23 de setembro de 2022