Comentários
600

Biodiversidade

O Brasil é um dos países que apresenta maior riqueza em diversidade natural

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 23/07/2009 16:40
Carla Pimentel Paisagismo/Divulgação
Refletindo sobre o tema, pode-se afirmar que vivemos em um país que possui uma riqueza extraordinária em biodiversidade, de fato a maior de todo o mundo. Poucos brasileiros se dão conta do valor dessa diversidade genética. Trata-se de uma enorme biblioteca, que não existe em nenhum outro lugar. No futuro, quando o material genético adquirir grande valor, a conservação da diversidade biológica renderá muitos dividendos.

A biodiversidade ou diversidade biológica é a variedade de vida no planeta terra. É um termo muito abrangente, por isso pode ser interpretada de diversas maneiras por diferentes autores. Incluem-se a variedade genética dentro das populações e espécies; a variedade de espécies de flora, da fauna e de microorganismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. Biodiversidade refere-se tanto ao número de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa dessas categorias.

Conheça um pouco dos trabalhos de Carla Pimentel

Por isso, é considerado um país de megadiversidade (mega=grande), o que quer dizer que neste país estão contidas muitas espécies de animais e vegetais, além de ser rico geologicamente e em diversidade sócio-cultural. Pode-se considerar que o Brasil é o mais rico em biodiversidade. A maioria está localizada nas matas tropicais. E mais uma vez o país foi prestigiado, pois, nele estão localizadas as maiores florestas: Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Pantanal.
A biodiversidade está dispersa pelo mundo e não possui uma homogeneidade. Em certos lugares esta biodiversidade é bastante rica, em outros é bastante pobre.

Mas, ao pé da letra, o termo megadiversidade designa os países mais ricos em biodiversidade do mundo. O número de plantas endêmicas é o critério principal da megadiversidade. Outros critérios são o número de espécies endêmicas em geral e o número total de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios.

Este termo e conceito de biodiversidade, que resume-se à diversidade da natureza viva, tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos conscientizados no mundo todo. Este uso também coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX.

A cultura humana tem sido determinada pela Biodiversidade, e ao mesmo tempo as comunidades humanas têm dado forma à diversidade da natureza nos níveis genético, das espécies e ecológico.

É fonte primária de recursos para a vida diária, fornecendo comida (colheitas, animais domésticos, recursos florestais e peixes), fibras para roupas, madeira para construções, remédios e energia. Esta "diversidade de colheitas" é também chamada de agrobiodiversidade.

Os ecossistemas também nos fornecem "suportes de produção" (fertilidade do solo, polinizadores, decompositores de resíduos, etc) e "serviços" como purificação do ar e da água, moderação do clima, controle de inundações, secas e outros desastres ambientais.

Ecólogos e ambientalistas são os primeiros a insistir no aspecto econômico da proteção da diversidade biológica. A biodiversidade é uma das maiores riquezas do planeta, e, entretanto, é a menos reconhecida como tal. A maioria das pessoas vêem a biodiversidade como um reservatório de recursos que devem ser utilizados para a produção de produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos. Este conceito do gerenciamento de recursos biológicos provavelmente explica a maior parte do medo de se perderem estes recursos devido à redução da Biodiversidade.
Entretanto, isso é também a origem de novos conflitos envolvendo a negociação da divisão e apropriação dos recursos naturais. Uma estimativa do valor da biodiversidade é uma pré-condição necessária para qualquer discussão sobre a distribuição da riqueza da biodiversidade.

Novos produtos são desenvolvidos graças a biotecnologias, criando novos mercados. Para a sociedade, a biodiversidade é também um campo de trabalho e lucro. É necessário estabelecer um manejo sustentável destes recursos.
Finalmente, o papel da Biodiversidade é "ser um espelho das nossas relações com as outras espécies de seres vivos", uma visão ética dos direitos, deveres e educação.

*Carla Pimentel é paisagista, urbanista e gestora ambiental

Carla Pimentel Paisagismo
Rua Luiz Soares da Rocha, 120 - Luxemburgo
Belo Horizonte - MG / Cep: 30380.600
Fone/fax: (31) 3344-0945
Visite o site

Outros Artigos

ver todas
26 de fevereiro de 2010
23 de julho de 2009
25 de janeiro de 2009