Decoração

Veja 6 dicas para renovar a iluminação da sua casa e transformar o ambiente

O ambiente pode ser renovado com um projeto de iluminação alinhado com a decoração e com a utilização do espaço

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/10/2021 13:00


Freepik

 
Você está cansado(a) da decoração da sua casa? Acha que ela não tem mais graça? Calma, pois pode ser um problema relacionado apenas às lâmpadas, luminárias, lustres e pendentes. Por isso, confira neste conteúdo dicas de como renovar a iluminação de casa gastando pouco. 

Afinal, um local mal iluminado não destaca pontos interessantes da decoração. Outro detalhe é que um projeto de iluminação, com pontos de luz em lugares estratégicos, deixa a decoração mais dinâmica, charmosa e aconchegante. 
 
Mas como renovar o ambiente a partir da iluminação? Confira a seguir

1. Escolha lâmpadas diferentes para cada ambiente 


Cozinha, sala, quarto e banheiro têm utilização diferente, não é mesmo? Então, a luz não precisa ser a mesma. Sendo assim, fique atento ao projeto de iluminação quando for mudar-se de casa. 

Ao comprar as lâmpadas, lembre-se que a cozinha, o banheiro e a lavanderia exigem lâmpadas mais claras. Dessa forma, atente-se à quantidade K (kelvin) da lâmpada. 

Quanto mais alta, mais clara ela é. Nestas áreas citadas, a temperatura ideal é de 2.700 k a 3.100 k, pois elas geram uma sensação de estímulo. 
 

2. Invista na iluminação da sua sala 


A sala é o espaço onde recebemos visitas, relaxamos, assistimos à uma série ou lemos um livro. Portanto, escolha um bom projeto de iluminação na sala.
 
A dica é sobrepor ou embutir os focos de luz. Além disso, trabalhe com fachos de luz para iluminar paredes, quadros ou nichos. 

3. Aposte na iluminação natural 


Dependendo da posição da sua casa, pode ser necessário usar luzes de apoio mesmo durante o dia. Por essa razão, avalie os cômodos mais escuros e faça a iluminação gastando pouco, pois também é possível aproveitar ao máximo a entrada de luz natural nos ambientes. 
 
Aliás, a integração entre a luz artificial e a natural é uma boa opção. Mesmo no período noturno, é interessante deixar janelas abertas para apreciar as estrelas e a fase da lua. 
 
Freepik
 
 

4. Utilize a iluminação indireta 


As luzes indiretas, ou seja, os abajures, as luminárias de piso, os spots (pontos de luz), são essenciais para um bom projeto de iluminação em casa, e ainda por cima, gastando pouco. 

Desse modo, você pode colocar pontos de iluminação em lugares específicos da sala, ou quem sabe, no teto acima da cama. 

5. Destaque os elementos da decoração 


O uso de spots é indicado para destacar alguns elementos da decoração, como quadros, vasos, móveis, entre outros. Dessa maneira, você consegue reavivar um espaço da sua casa que estava meio esquecido. E, mais ainda, deixar um ambiente totalmente renovado. 

6. Use iluminação central e de bancada no banheiro 


Por último, na hora de escolher a iluminação do banheiro, utilize uma iluminação central, e complete com uma iluminação de bancada. Ela é ideal para dar o retoque na maquiagem e destacar o seu rosto. 

Concluindo, é possível ter um bom projeto de iluminação em casa gastando pouco, sem precisar comprar lustres caros nem trocar os móveis apenas para deixar o ambiente mais confortável. 

Gostou das dicas?


Agora que você chegou ao fim da leitura, conheça melhor o portal Lugar Certo, onde você encontra desde dicas de decoração até opções de compra e aluguel de imóveis e empréstimos. 

E não deixe de conferir mais um artigo sobre iluminação de casa para deixar os cômodos mais aconchegantes. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023