Iluminação cria ambientes aconchegantes e mais dinâmicos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/01/2011 11:55 CorreioWeb /Lugar Certo
Reprodução www.ribeiraopretoimobiliaria.com.br
Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter

02/01/2011 - Seja em casa ou no escritório, a luminosidade determina e desenha cada ambiente. Segundo especialistas a iluminação exerce grande influência na hora de decorar, uma vez que interfere no ambiente, tornando-o mais bonito, aconchegante e dinâmico. Por isso, é preciso dar muita atenção ao projeto luminotécnico e respeitar o sentido de cada espaço.

Veja exemplos de projetos de iluminação interna

Em residências o projeto deve ser definido com mais cuidado, pois aproxima a intimidade e gostos dos moradores. “Hoje as residências exercem a função não só de moradia, mas se apresentam com a tendência multiuso, e a iluminação deve corresponder a essas necessidades sem tirar o conforto do morador”, orienta a design de interiores, Vanessa Trad.

Neste aspecto cada luminária tem sua finalidade e empregos em locais especificados. Para Vanessa, a iluminação poderá ser: ambiente, tarefa ou destaque. “Os spots, por exemplo, são utilizados para dar destaques a móveis e objetos. Arandelas, abajures e as mangueiras de luz embutidas, dão ao ambiente um ar de conforto”, explica.

Outra dica da profissional é produzir um cenário homogêneo, utilizando lustres centrais, que normalmente são as peças mais fortes e marcantes. “Balizadores e focos orientáveis no piso marcam ambientes de passagem, como corredores, escadas e jardins”, revela a design.

Já um dos fatores primordiais na hora de comprar luminárias, além das cores, é a tonalidade das lâmpadas, design e material utilizado, pois elas podem refletir uma luz diferente da planejada, modificando o efeito esperado, contrapondo-se a cor do ambiente como um todo.

Para quem gosta de novidades e tecnologia, existe no mercado estações de controle, que garantem uma iluminação inteligente. “Funcionam por painéis de LCD touchscreen e produzem inúmeras cenas diferentes já pré-estipuladas”, diz.

Vanessa diz que “o importante é que a iluminação proporcione ao morador a sensação de conforto e que valorize os ambientes, dando simplicidade ou luxo, além de tornar os lugares mais agradáveis e inspiradores, principalmente caracterizando os gostos e personalidade dos residentes”.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023