A iluminação para home office é um assunto importante. Além da boa escolha da cadeira e da mesa, é fundamental ficar atento à luminosidade, seja ela natural ou artificial. Confira as dicas deste conteúdo.
Em julho do ano passado, 11% dos brasileiros estavam oficialmente trabalhando em home office, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Aliás, com a pandemia da Covid-19 as empresas mudaram o escritório para a casa e, pelo visto, de maneira definitiva.
Então, a hora de improvisar acabou. É saudável ter um espaço de trabalho remoto mais confortável e com boas lâmpadas e luminárias.
Confira a importância da iluminação no home office
Os olhos humanos se adaptam à quantidade de iluminação do ambiente. Entretanto, a dilatação e a contração da pupila para realizar essa adaptação em ambientes escuros e claros pode ocasionar a queda da produtividade.
Além disso, os olhos tendem a ficar mais secos e cansados. Ao final do expediente, você pode sentir aquela sensação de que os seus olhos estão cheios de areia e ficar ainda mais exausto.
Sendo assim, a boa iluminação pode ser um diferencial no home office. Afinal de contas, os escritórios geralmente contam com uma boa luminosidade. Isso, enfim, é um dos itens de segurança do trabalho, pois ambientes escuros podem causar prejuízos ao trabalhador.
Portanto, em um ambiente iluminado você se sente mais à vontade para trabalhar sem forçar a vista nem ficar cansado com a tela do computador ou notebook.
Nesse sentido, a melhor iluminação para home office é aquela que combina vários fatores.
Acerte no tom da luz
Geralmente, a luz branca é estimulante, ao passo que a luz amarela é mais relaxante.
Desse modo é bom prestar atenção a esse detalhe para utilizar o tom mais adequado à sua necessidade.
A luz branca, por exemplo, é a mais usada em cozinhas, onde o ambiente precisa ser bem iluminado. Enquanto isso, a luz amarela é utilizada no quarto, para deixar o ambiente mais sereno e confortável.
Sendo assim, se a sua estação de trabalho está em um ambiente com luz amarela você pode utilizar uma luminária para manter o foco no computador ou notebook.
Por outro lado, lembre-se que a luz branca é mais estimulante, porém pode cansar mais os olhos devido ao uso intenso.
Lembre-se de padronizar a tonalidade da luz, especialmente se estiver em um ambiente integrado.
Escolha lâmpadas de LED
O LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz) é a tecnologia mais usada nas lâmpadas e luminárias. Afinal, ele é mais econômico e não esquenta o ambiente, ao contrário das lâmpadas convencionais, como as incandescentes.
Dessa maneira, as lâmpadas de LED são as mais indicadas para o home office. Isso porque elas podem ser usadas de maneira tradicional, como foco principal, ou ainda em spots ou fitas de LED.
Portanto, esse tipo de lâmpada contribui para um espaço bem iluminado para trabalhar ou estudar.
Utilize a luz natural no ambiente do home office
Entre as formas de melhorar a iluminação está a luz natural. Você pode dar preferência à iluminação natural no trabalho remoto. Dessa forma, você economiza na conta de luz e ainda deixa o ambiente mais arejado.
Por essa razão, coloque sua mesa de trabalho próximo à janela ou à porta de vidro do seu imóvel.
Por consequência, você também acaba aproveitando a iluminação natural de outro ambiente, como a sala de estar, que geralmente já tem um bom projeto de iluminação.
Preste atenção à luz central sobre a mesa de trabalho
É muito interessante ter uma iluminação central sobre a mesa de trabalho para proporcionar uma iluminação em todo o ambiente.
Dessa maneira, você pode manter apenas esse foco, enquanto que complementa a iluminação do home office com a iluminação natural ou spots e luminárias.
Assim, na maior parte da jornada, você pode ficar apenas com um foco de luz ligado, economizando energia elétrica e valorizando a iluminação como um todo.
Invista em luminárias na sua estação de trabalho
Como foi dito, a iluminação focada na sua mesa de trabalho contribui para manter sua atenção nos papéis e nas telas usadas. Além disso, ela é a melhor luz para trabalhar à noite.
Assim, não incomoda as outras pessoas da sua casa que estão procurando dormir.
Dessa maneira, aposte em luminárias que tenham uma boa capacidade de iluminação, mas também ganhem no quesito estética. Afinal de contas, você precisará passar boa parte do seu dia na sua mesa de home office. Por essa razão, deixar o local bonito e aconchegante ajuda até mesmo no despertar da sua criatividade.
Você curtiu as dicas de iluminação para home office?
Agora, comece a pesquisar as lâmpadas e luminárias ideais para o seu estilo de decoração e ambiente. Se você gostou deste conteúdo, certamente gostará também do artigo sobre dicas para renovar a iluminação da sua casa. O conteúdo está no portal Lugar Certo que também tem uma série de dicas de decoração, organização, limpeza, cuidados com plantas e muito mais.
.