Construção civil

Entenda o que é um levantamento topográfico e porque ele deve ser feito

Vai construir? O primeiro passo é o levantamento topográfico, que deve ser feito por profissional responsável

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/05/2022 13:00



 
O levantamento topográfico serve para entender as dimensões completas de um terreno.
 - Freepik O levantamento topográfico serve para entender as dimensões completas de um terreno.
Quem está construindo um imóvel deve se preocupar com muitos detalhes. Entre eles está o levantamento topográfico. Mas afinal o que é isso e qual é a sua importância? Acompanhe agora! 

Primeiramente devemos lembrar que construção civil é coisa séria. Não podemos construir apenas com a nossa intuição, mas sim, entendendo as características e dimensões do terreno. Assim, temos acesso a um bom planejamento estrutural e podemos garantir a segurança da edificação. 

O que é levantamento topográfico? 


Basicamente, o que é levantamento topográfico deve estar na ponta da língua do construtor. O procedimento é a análise e descrição de um terreno que receberá uma construção. 

Portanto, o levantamento topográfico é um conjunto de operações cuja finalidade é determinar a posição relativa dos pontos de uma superfície terrestre em relação à extensão e à altura. 

Como é feito o levantamento topográfico? 

Você já deve ter visto um topógrafo fazendo as medições de um terreno. Mas aquele simples ato é acompanhado de uma série de projetos e embasado em normas. 
 
Em síntese, o trabalho é feito com equipamentos diferenciados e específicos, seguindo práticas e normas legais. Veja o passo a passo do levantamento topográfico: 

  1. Atender as normas: a principal delas é a NBR 13.133:1994, que determina como é a execução do levantamento topográfico; 
  2. Definir o escopo do projeto: dependendo do uso do terreno, é preciso se atentar a detalhes, como o declive. Portanto, é necessário definir o escopo do projeto com antecedência.  
  3. Ter um pré-projeto: no mesmo sentido do passo anterior, é essencial ter um pré-projeto da construção para fazer o levantamento topográfico da maneira ideal; 
  4. Defina os equipamentos: como há diferentes tipos de equipamento para fazer o levantamento topográfico, é importante definir antecipadamente os tipos a serem usados. Afinal, podem ser utilizados o drone, o sistema GNSS (por satélite) e a estação total (dá melhor precisão). 
É importante definir antecipadamente os tipos as ferramentas serem usados. Afinal, podem ser utilizados o drone. - É importante definir antecipadamente os tipos as ferramentas serem usados. Afinal, podem ser utilizados o drone.

Quais os tipos de levantamento topográfico? 


Mas qual o objetivo do levantamento topográfico e será que existe mais de um tipo? Certamente sim. Então, confira quais são eles: 

  • Levantamento planimétrico: ele é usado para fazer as projeções horizontais de um lote; 
  • Levantamento altimétrico: como o nome sugere, ele é usado para identificar a altura de um terreno, sendo muito útil para conhecer a declividade de um terreno; 
  • Levantamento planialtimétrico: ele une os dois tipos anteriores e, em síntese, gera uma representação mais completa do terreno. 

Por que fazer o levantamento topográfico? 


Como você viu até aqui, o levantamento topográfico serve para entender as dimensões completas de um terreno.

Diante disso, a sua ausência pode trazer vários impactos negativos para a obra. Afinal, começar uma construção sem conhecer as características do mapa topográfico pode gerar mais custos, retrabalho e atraso no cronograma de obras. 

Portanto, uma pesquisa detalhada das condições do lote favorece os cálculos e medidas do engenheiro e arquiteto, bem como de toda equipe envolvida.   

Quem realiza o levantamento topográfico? 


Mas o levantamento topográfico não pode ser feito por qualquer pessoa. É preciso ter um conhecimento prévio e o domínio das técnicas de medição para alcançar a precisão do projeto. 

Portanto, o profissional responsável é o topógrafo. E por que fazer o levantamento topográfico com um especialista? É ele quem determina as localizações dos pontos mais importantes, marcando as referências de níveis.

Ele também atua no acompanhamento da obra, verificando se ela está posicionada de maneira correta, conferindo assim mais segurança à construção.  
 

E, então, você já conhecia a importância do levantamento topográfico? 


Para construir, siga todos os passos necessários, como a execução do projeto estrutural e da regularização do imóvel. 

Agora, aproveite para continuar navegando nos assuntos mais recentes publicados no portal Lugar Certo. Leia também sobre as orientações iniciais para a construção de uma casa.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
09 de agosto de 2022
27 de julho de 2022

No Lugar Certo você encontra o que procura