Vanguarda espanhola

Nanimarquina apresenta nova coleção Do-Lo-Rez, em conjunto com Moroso, unidos pelo designer Ron Arad, que traz a integração estética entre tapete e sofá

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/07/2009 18:26
Coleção Do-lo-rez, da Nanimarquina e Moroso, transforma peças em sensações com três dimensões - Fotos: Nanimarquina/Divulgação Coleção Do-lo-rez, da Nanimarquina e Moroso, transforma peças em sensações com três dimensões
Verdadeiras experiências volumétricas, que convidam à fruição do olhar e do tato, transportando peças da decoração para uma nova dimensão, o 3D. A consagrada marca espanhola Nanimarquina, fundada em 1987, transformou tapetes em sensações, e serve de inspiração para o design nacional. Com fabricação a nível mundial, cuja parte dos lucros a empresa destina para programas sociais na Índia, Nani conta que o trabalho sempre foi pensado priorizando texturas e volumes, assim como a aplicação de novos materiais e formas. "Nosso objetivo é virar o tapete, reinventando o seu conceito, e contamos com os estes parâmetros para fazer isso. A aplicação de texturas como o feltro, por exemplo, aporta à peça uma sensação de movimento e convida o espectador a jogar-se literalmente no chão e tocar, brincar, sentir o material em suas mãos. O jogo de volumes distintos em uma mesma peça cria o efeito 3D. É como se o tapete, uma peça totalmente plana, tivesse se levantado do chão e cobrasse uma nova dimensão".

Veja mais fotos da coleção Do-Lo-Rez

A marca acaba de lançar a coleção Do-Lo-Rez, a primeira conjunta entre os grandes do design de vanguarda. Nanimarquina e Moroso, unidos pelo designer israelense Ron Arad, mostram a reunião de duas peças, tapete e sofá, entendidos como um único elemento. Desenhados de forma integrada, o sofá, produzido por Moroso (fabricante italiano de sofás, poltronas e acessórios), e o tapete, de Nanimarquina, podem combinar-se criando um jogo ilimitado de possibilidades. Com este projeto insólito, Ron Arad propõe uma leitura contemporânea do design, aproximando o mundo virtual do real.

"Do-Lo-Rez é verdadeiramente um tapete com um conceito inovador. Por várias razões. Primeiro, pelo feito insólito de ser concebido em conjunto com o sofá Moroso. Não são colaborações habituais entre estes três grandes nomes do design: Arad, Moroso-Marquina. Por outro lado, até agora, as formas ovais, redondas e bulbosas tinham definido o estilo de Ron. Na coleção Do-Lo-Rez, pela primeira vez trabalha com formas completamente diferentes, nos aproximando do mundo do pixel, um universo virtual, futurista, visionário! Além disso, a coleção tem um conceito inovador: a personalização do espaço. Do-Lo-Rez fornece a oportunidade para que cada um defina seu espaço à sua maneira. É como um grande quebra-cabeça de peças, onde todas de encaixam entre si e cada um pode dispô-las como quiser", continua Nani Marquina.

Como explica, cada tapete tem dentes em forma de quadrados (de 23X23cm) que se encaixam como uma engrenagem com os dentes das outras peças, criando um quebra-cabeça ou patchwork que pode crescer até onde a pessoa desejar. Apresentando seis peças (com duas formas e três tons vermelho, azul e cinza), a coleção pode ser usada em qualquer tipo de espaço, mas Nani destaca lobbies, hotéis, áreas amplas e instalações. Com a ideia de "faça você mesmo", cada pessoa pode adequá-la à seu gosto e medida. "Como elas se encaixam, podem ser unidas da maneira que o espaço permita, e em qualquer tamanho - os tapetes podem ser colocados horizontal, verticalmente, ou nas duas posições. Com o sofá ocorre algo parecido, já que Moroso nos apresenta várias modalidades para escolher".

Veja fotos de trabalhos anteriores de Nanimarquina

A inspiração para a coleção partiu de um conceito moderno, explica a designer. "Do-Lo-Rez é uma abreviação ou gíria em inglês para a expressão do low resolution, que significa "feito em baixa resolução". O nome, por isso, revela muito sobre o que a peça pretende. Explico: a coleção é chamada por uma expressão cotidiana muito comum nos tempos modernos, em que nós todos trabalhamos quase virtualmente. Falamos pela Internet, trabalhamos on line, criamos um novo modus operandi e também vivendi através da rede. Do-Lo-rez parte deste mundo virtual em que vivemos todos os dias. Ron propõe uma leitura do design partindo do conceito do pixel, algo profundamente enraizado na cultura atual. Tanto o tapete quanto o sofá Do-Lo-Rez poderiam ter saído de uma super pixelação de uma imagem".

Para Nani Marquina, o tapete tem importância vital na decoração, como uma peça que ajuda a definir o espaço. Segundo a designer espanhola, ele delimita e cria ambientes distintos em uma mesma sala. Por outro lado, o tapete também retrata o estilo, define como é e o que sente o morador. "Também é uma peça decorativa em que se pode correr riscos e apostar na cor, para contrastar com mobiliário neutro, por exemplo. Não podemos esquecer que o tapete é um elemento tradicional que data da antiguidade. Durante séculos, foi a peça mais importante de certas culturas. Assim, os tapetes têm sido não apenas ornamentais, mas também plataformas de comunicação carregadas de mensagens culturais, sociais, tradicionais, e por gerações".

INTEGRAÇÃO

Para a nova coleção, ela explica a união entre o tapete e o sofá. "É lógica. É só pensar em uma situação cotidiana, como comprar um tapete. Normalmente, o primeiro que se compra para uma casa é para a sala e, depois, chegam ao quarto, corredores, hall, etc. Mas o primeiro que se compra é para colocar debaixo do sofá ou da mesa de jantar, não é? É lógico, por tanto, que, ao se escolher um tapete (normalmente as pessoas compram primeiro o sofá), se queira combiná-lo com o sofá. Então aqui você já tem o exercício estético feito", ressalta Nani Marquina.

"O insólito é para nós é sinônimo de inovação, de novidade, originalidade. Vivemos em uma época em que a concorrência aperta e você procura destacar-se com desenhos atraentes, funcionais e, acima de tudo, inovadores. Por trás de cada coleção há, muitas vezes, anos de investigação, de busca de novos conceitos, materiais, técnicas de fabricação e uma multiplicidade de parâmetros investigados a fundo para oferecer algo diferente e atraente. Devemos sempre ir mais longe em termos de conceito e design. Este "menage-a-trois" com o qual a série Do-Lo-Rez nos brinda, unindo duas grandes marcas como a Moroso e Nanimarquina através do desenho de Ron Arad não é uma prática comum no setor, e é por isso que o resultado é, seguramente, interessante", completa.

Assista a um vídeo sobre a fabricação dos tapetes Nanimarquina

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023