Texturas envolventes

Chegam ao mercado novidades em efeitos decorativos com tintas, que prometem transformar a decoração com beleza e praticidade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/08/2009 15:36 Joana Gontijo /Lugar Certo
Sala Conceito, ambiente da arquiteta Bya Barros,  usou efeito na cor ouro egito - Joana Gontijo/Lugar Certo Sala Conceito, ambiente da arquiteta Bya Barros, usou efeito na cor ouro egito
Depois da onda das texturas que invadiu a decoração há alguns anos, usada em ambientes internos e externos, conferindo volume, cor e rusticidade às paredes, uma nova técnica promete transformar os espaços com beleza e praticidade. Os efeitos decorativos conseguidos diretamente através do acabamento em tintas especiais são mais sofisticados, modernos, e podem ter combinações variadas em cores, aliando melhor custo/benefício do que revestimentos comuns.

"Estes efeitos são lúdicos, permitem brincar com as cores e com a personalidade do ambiente. Eles compõem o cenário como um objeto, fazendo parte da decoração do espaço", afirma Fernanda Dall'Orto, gerente de marcas da Suvinil. A empresa, líder no segmento premium, oferece tintas que podem ficar parecidas com tecidos, aço escovado, mármore, listras, pátina e craquelado, com características que estão em alta no design de interiores.

Veja mais fotos de efeitos decorativos com tintas!

Fernanda destaca os efeitos que fazem as vezes do linho e do jeans, conseguidos com utilização de um gel apropriado, imitando os revestimentos em tecidos. Por serem mais despojados, ficam bem quando aplicados em salas, quartos e ambientes intimistas, assim como a pátina, também conseguida a partir do produto. "Eles trazem aconchego, com a vantagem de sujar menos, ter melhor manutenção, e aplicação mais prática e barata. Já o efeito de aço escovado é obtido através de um acrílico metalizado, que pode ser aplicado passando uma vassoura sobre a tinta. Este dá ao ambiente um ar moderno, high-tech, sem a frieza de uma chapa metálica verdadeira, além de também ter valor mais acessível", continua. Assim como o aço escovado, os efeitos craquelado e com listras também são feitos a partir deste acrílico metalizado que, com brilho diferenciado, fica bem em halls de entrada, salas de jantar ou de festas e escritórios.

O marmoratto, imitando o mármore, é outro efeito que deixa o ambiente elegante facilmente, sem o custo alto do revestimento verdadeiro em pedras. Ele ainda pode ser aplicado com uma gama enorme de cores, fugindo dos tons comuns, e mantendo o brilho, como ressalta a gerente da Suvinil. O efeito ganha destaque em salas de estar ou jantar e ambientes comerciais como lojas e restaurantes.
Efeitos jeans é conseguido com uso de um  gel especial, dando a impressão de tecido - Suvinil/Divulgação Efeitos jeans é conseguido com uso de um gel especial, dando a impressão de tecido

Considerando as paredes como um elemento de destaque na decoração, Fernanda acrescenta que elas podem ser trabalhadas com criatividade e, em si, se tornarem objetos de apreciação. "Há 20 anos, as paredes eram brancas, e pronto. Agora, chega a cor, e, como ocupam grande área visual nos espaços, o impacto destes efeitos faz com que elas mesmas sejam parte da decoração. Se você tem um mobiliário em menos destaque, os efeitos decorativos podem transformar o ambiente, brincando com as cores, e com duração igual às tintas comuns". Como explica, a aplicação pode ser feita pelo próprio morador ou por um pintor contratado, não necessariamente com acompanhamento de um decorador. No site da Suvinil, é possível encontrar o passo a passo para cada efeito, fotos ilustrativas, dicas sobre preparação da superfície e cuidados para a aplicação.

LUXO

Na última edição da Casa Cor em São Paulo, encerrada em 14 de julho, a arquiteta e designer Bya Barros buscou o glamour do dourado para sua Sala Conceito. Com a proposta de luxo revisitado, para o homem contemporâneo, ela utilizou o acrílico metalizado com efeito craquelado na cor ouro egito, da Suvinil, combinado com uma textura especial, também da marca. "Usei o efeito nos arcos arquitetônicos originais do espaço, embaixo da arquibancada do Jockey Club. O brilho mais fosco, envelhecido, se conjuga com a ideia do homem moderno, mais despojado e discreto, mantendo a beleza", explica Bya Barros. Para a arquiteta, começa a sair a tendência do reto e do neutro para as cores vibrantes, em efeitos tridimensionais, que realçam as formas e não deixam a decoração cair na mesmice. "Usar a cor com ousadia, diante das infintas possibilidades do mercado, muitas vezes baratas e simples, trazem graça e alma aos espaços, e melhoram a própria vida", completa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023