Para o designer de ambientes Carlos Henrique Loyo, o espaço se tornou mais importante que o banheiro do casal
O que antes podia parecer um banheiro sem graça, sem chuveiro, os lavabos passaram nos últimos anos por uma verdadeira revolução estética, e agora são o mais importante cartão de visita da casa. Capricho em revestimentos, louças, toalhas, sabonetes e aromas. Aquele pequeno banheiro se tornou o grande espaço de exibição e carrega a marca dos moradores. O lavabo moderno tem personalidade forte, intervenções ousadas, fazendo dos acessórios as estrelas desta parte do lar.
"O lavabo é o cartão de visita da casa, porque ali você vai receber os convidados, então as pessoas querem cada vez mais o que tem de melhor para este ambiente. Agora, ele é mais importante que o banheiro do casal, por exemplo", descreve o designer de ambientes Carlos Henrique Loyo. Originalmente o "lavatório", para lavar as pontas dos dedos, em um tempo quando se comia com as mãos, dentro dos lavabos as cubas são as peças primordiais, já que nem sempre há necessidade de bacias sanitárias, continua Carlos Loyo.
Outra mudança é que o lavabo deixa de ser uma área molhada para ser tornar um espaço seco. "O azulejo, revestimento comum para locais úmidos, sai de cena para a entrada da madeira de demolição, as pastilhas naturais, como as de coco, e papeis de parede, abusando das texturas e cores, como fibras, estampas. Vale lançar mão dos detalhes, obras de arte, quadros e esculturas, adesivos decorativos, tapetes e luminárias", ressalta o designer. Para as bancadas, a sugestão de Carlos é mármore, granito, com as alternativas modernas do silestone e marmol, e os vidros. "Esses novos materiais trazem diversas opções em cores. Você pode ter uma bancada cor de rosa no lavabo".
Espelhos são fundamentais, e podem ser valorizados com uma iluminação de detalhe. Vidros com lâmpadas embutidas podem trazer outro resultado luminotécnico. Acessórios vêm em suportes para toalhas, cabideiros, e uma dica importante é exagerar nos cheiros, em sabonetes, velas aromáticas e afins, continua o designer.
Nos tetos, rebaixamento de gesso para valorizar a iluminação, sancas ou molduras. Nos pisos, porcelanato, laminados, madeira de demolição. "Um acabamento charmoso pode vir em um rodapé. Como o lavabo é um espaço pequeno, é preciso planejamento. Para escolher os metais e torneiras, por exemplo, é preciso saber se eles vão ser de bancada ou de parede", continua Carlos.
Na edição 2009 da mostra de decoração Morar Mais por Menos encerrada no fim de setembro em BH, o designer projetou, no Lavabo da Celebridade, um espaço onde o morador é a estrela maior. A saboneteira em telha de amianto lixada e pintada mostra uma solução simples, charmosa e barata para decorar um lavabo, assim como o painel com flores brancas em tecido, coladas na parede sobre um vidro. O toque do mundo da construção fica por conta de um suporte em tijolo de vidro, e com brilho destaca-se a parede cravejada com 900 cristais Swarovski, colados um a um, que também enfeitam dois quadros com pratos de cozinha.
Lavabo, de Paola Corteletti e Natália Botelho, ambiente da última edição da mostra Morar Mais: luxo e sustentabilidade
Para as arquitetas Paola Corteletti e Natália Botelho, da Simples Arquitetura, quando o anfitrião abre a sala, o lavabo mostra quem ele é, pelo tipo de decoração que gosta, os materiais que usa, a cor que escolhe. Para a Morar Mais deste ano, elas cobriram o azulejo original do Lavabo com painéis de MDF para sobrepor um papel de parede texturizado, em tons sóbrios, destacando na outra parede faixas de circunferências de MDF cortadas a laser feitas com sobras de marcenaria que receberam pintura acetinada. "Agora as visitas não invadem a intimidade para ir ao banheiro, então o lavabo se transformou em uma extensão do estar e tem grande importância. As possibilidades são infinitas. Você pode apenas aplicar uma pintura, ou abusar das estampas em papeis, tonalidades", ressalta Paola.
SOB MEDIDA
A Deca, líder em metais e louças sanitárias, dispõe de uma linha de produtos específicos para ambientes pequenos, que vão desde de cubas mais estreitas (em modelo retangular ou canoa), cubas com anéis metálicos (em formas redondas) a bacias compactas (linha Link) e torneiras altas especiais para cubas de apoio (modelos Unic). Os acessórios vêm em papeleiras duplas, com uma parte cromada para o papel, e outra em resina que adiciona porta-objetos, sabonetes, prateleiras e até revisteiros (linha Anna), como conta a arquiteta e coordenadora de eventos da Deca, Fátima Barnabé. "O lavabo deixa de ser uma área molhada para ser uma sequência do living. Tecidos e madeira estão em alta. Os clientes então vão em busca do que há de diferenciado, top de linha, para impressionar os convidados", completa.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação