Nas áreas externas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/10/2009 16:16 Denise Menezes /Estado de Minas
Sônia Maria Santos Mendes, especialista em light design, destaca que uma boa ideia é misturar as fluorescentes com as halógenas - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo filmes Sônia Maria Santos Mendes, especialista em light design, destaca que uma boa ideia é misturar as fluorescentes com as halógenas
Para a iluminação de ambientes externos, como varandas e jardins, desde que não seja necessária uma luz mais intensa, a arquiteta Sônia Maria Santos Mendes recomenda os leds, em função de seu baixo consumo. Se a ideia for produzir efeitos, destacando uma planta, Sônia sugere o uso de lâmpadas Master Color da Osram, uma nova linha de lâmpadas de vapor metálico. "Essas lâmpadas têm um alcance maravilhoso, entre 10 e 15 metros. Situada embaixo, a luz emitida por ela alcança a copa de uma árvore."

Ela assinala que as novas lâmpadas de vapor metálico têm custo mais elevado, porém, com potência menor, de 35 watts, alcançam o mesmo efeito de uma lâmpada convencional de 150 watts, com as vantagens de emitir uma luz com brilho e de ter vida útil cinco vezes maior que a das lâmpadas halógenas.

A arquiteta Renata Basques também é adepta da iluminação de efeito para jardins. "Uso lâmpadas como as Par 20 e Par 38, que produzem um efeito lindo no destaque de um planta e, embora não sejam de iluminação geral, ajudam também na segurança", destaca. Ela diz ainda que essas lâmpadas não necessitam de peças sofisticadas para serem instaladas. "Basta adaptá-las num espeto e essas lâmpadas são blindadas e podem tomar chuva e sol sem que isso reduza a sua vida útil", assegura.

Além dos espetos com lâmpadas Par, o arquiteto Junior Piacesi cita outros recursos que podem ser usados na iluminação de áreas externas. "Temos as tartarugas-marcação, além das arandelas e projetores, para a iluminação das fachada e do jardim", observa. A designer Valéria Alves lembra dos balizadores, que podem ser instalados em áreas externas como marcadores de caminho.

Segundo ela, existem no mercado balizadores com vários tipos de lâmpada, inclusive, leds. "Nesse caso, recomendo o balizador com led porque, em função do baixo consumo, as lâmpadas poderão ficar acesas a noite toda, já que o consumo de energia é mínimo", destaca. Valéria observa que os balizadores podem também ser ligados a temporizadores, recurso que permite a programação do tempo em que a iluminação ficará acesa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023