Renata Ferreira (foto) e a sócia Rosemarie Schettino criaram cozinha planejada que une praticidade e conforto
O surgimento de novos estilos e tendências acarretou em mudanças na maneira de projetar e elaborar ambientes. Arquitetos e designers planejam casas e apartamentos pensando em conforto e praticidade, tornando-os mais próximos dos moradores. Assim, a cozinha ganhou ares de convívio e confraternização.
As novas cozinhas, além de amplas e agradáveis, estão sendo integradas a outros cômodos, como a sala de estar. Essas características as deixam com um aspecto mais social e gourmet, potencializando as funcionalidades do ambiente. Patrícia Abreu, arquiteta e professora do curso de design de interiores da Universidade Fumec, explica que a correria da vida moderna, o trânsito e a violência são fatores que têm deixado as pessoas mais presas em suas casas, fazendo com que elas criem espaços de lazer. "Na cozinha gourmet as pessoas podem degustar um vinho ou tomar uma cerveja enquanto a refeição é preparada. É também um espaço de reunião e conversa", comenta.
Visualmente, o projeto arquitetônico de uma cozinha moderna prioriza utensílios em aço inox, equipamentos e móveis que compõem o ambiente, deixando-o harmônico, segundo a professora. "Mas acho que é interessante usar adega, forno de pizza, balcão com refrigerador até uma churrasqueira. É legal deixar a bancada e o fogão no centro da cozinha onde as pessoas podem ficar confortavelmennte", sugere.
Ainda de acordo com Patrícia Abreu, é possível decorá-la utilizando elementos rústicos. Nesse casso, uma boa pedida são os ladrilhos, tijolos à mostra, vidro serigrafados ou coloridos. É que a designer classifica de "contraponto entre o velho e o novo".
MODERNIDADE
Um estilo de cozinha que vem sendo adotado com frequência em casas e apartamentos é o executivo. Seguindo essa lógica de mercado, a designer de interiores Rosemarie Naufel Schettino e a arquiteta Renata Ferreira apresentaram na mostra Morar Mais 2009, em Belo Horizonte, um projeto que contempla o arrojo, a praticidade e o conforto. Renata Ferreira diz que a cozinha executiva foi concebida pensando na mulher moderna, que tem prazer em cozinhar e receber visitas.
O ambiente abusa de elementos que fazem do local uma sala de estar com fogão e geladeira, conjugando cores fortes com tonalidades suaves. Os destaques ficam por conta da bancada revestida de vidro, que pode ser recolhida, passando de três lugares enfileirados para seis posicionados frente a frente, e da minihorta feita em bambu para o cultivo de temperos, além de armários e utensílios que deixam o ambiente aconchegante.
Em frente e ao lado dessas duas últimas partes ficam a cristaleira e dispensa para enlatados. Já o piso de porcelanato utilizado é composto em 20% de material reciclável. Além disso, com uma televisão de LCD instalada no local, podem-se assistir a filme, novela e noticiários depois das refeições. Dessa forma, a cozinha executiva vem para oferecer um ambiente que deixa de ser privado, transformado-se num espaço de convivência.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação