Energia renovada para o ano novo

Organizar e limpar a casa abre espaço para novas ideias e mudanças se aproximarem juntos com 2010

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/12/2009 11:40 Joana Gontijo /Lugar Certo
A arquiteta e consultora em Feng Shui Valéria Loureiro recomenda uma boa faxina para abrir espaço para novas energias em 2010 - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes A arquiteta e consultora em Feng Shui Valéria Loureiro recomenda uma boa faxina para abrir espaço para novas energias em 2010
Considerando a casa como a expressão própria do eu interior, para uma vida nova no ano que se inicia é importante promover a limpeza física e energética dos espaços, para deixar que as mudanças e coisas novas também se aproximem. É o que orienta o Feng Shui, arte e ciência de origem chinesa (em tradução literal "vento e água"), que tem como principal objetivo proporcionar o viver em harmonia com o ambiente, como explica a arquiteta e consultora em Feng Shui Valéria Loureiro. "Para nos prepararmos para a chegada de 2010, nada melhor que um ambiente limpo e organizado, tanto em casa quanto no trabalho. A maior parte das pessoas não têm noção da grande influência que os espaços exercem sobre sua vida. Não têm noção que elas próprias podem facilitar ou dificultar seu progresso. Não imaginam que, inconscientemente, reagem à forma pela qual estão sendo afetadas", conta.

Considerando o princípio "vento e água", o Feng Shui diz que, "da mesma forma como um navegante precisa endireitar a vela de seu barco, buscando ventos favoráveis para seguir por águas tranquilas, as pessoas têm oportunidade, através desta técnica, de endireitar a vela, segurar com firmeza o leme da vida, e atravessar os altos e baixos dos ciclos de mudança. O Feng Shui nos permite não deixar que nosso barco navegue à deriva", continua a arquiteta. A leitura de uma casa a partir do Feng Shui diz muito sobre seu morador, enfatiza. "Não poderia ser diferente, porque sua casa é o retrato de tudo o que você é e do que acontece em sua vida. Consciente ou inconscientemente, você escolheu este lugar para viver e nele dispôs todas as coisas da maneira como elas se encontram. Tudo, assim, tem um significado e um efeito. Efeito este que pode ser bom ou ruim". Dessa forma, organizar e limpar o ambiente é um bom começo para colocar "ordem" na casa, entendida também como o eu interior, o que significa criar espaços vazios na na mente para receber ideias e novas energias. "Então, para uma "vida nova" no ano novo, que tal proceder a uma limpeza do nosso espaço para deixar que cheguem coisas novas e mudanças possam começar a acontecer?", sugere Valéria Loureiro.

Leia o artigo de Valéria Loureiro sobre o tema no Lugar Certo

Ela dá as dicas para deixar o ambiente limpo: organizar tudo o que existe no ambiente - gavetas, armários, papeis -, o que ajuda a organizar igualmente a mente e o coração (de uma maneira geral, a desorganização traz preguiça, cansaço, falta de objetivos e insatisfação com a vida, resultando na perda de energia pessoal); desfazer-se de tudo que já não tem mais utilidade ou significado, seja material ou emocional, e um bom exercício para praticar o desapego é a doação, que renova a energia, eliminando do espaço toda aquela que estava estagnada e fazia adoecer; limpar o espaço física e energeticamente, com uma faxina usual que, de preferência, seja feita utilizando materiais novos e naturais, e uma pintura nova é sempre bem vinda, já que tudo fica registrado nas paredes, no piso, no teto, nos móveis, nos objetos, e nas pessoas (além da faxina normal, o uso de incensos, defumadores ou aromas como a alfazema também é indicado, e é importante manter o espaço sempre limpo e perfumado); rever a necessidade de objetos e móveis para não dificultar a circulação de energia, mantendo somente o mais necessário para utilização diária; na porta principal, a colocação de algum talismã ou objeto sagrado ou que tenha sido abençoado, faz com que esteja resguardada; valorizar mais a iluminação e ventilação naturais, captando a essência do Feng Shui (vento e água), num contato mais direto com a natureza, cuidando para que todos os ambientes tenham renovação de ar (se possível, utilizar, como revestimentos e nos adornos, materiais mais naturais como a madeira, a pedra e o barro).
Divulgação

"E, para finalizar, na virada do ano vista alguma roupa ou acessório na cor vermelha. Você estará atraindo a energia da prosperidade e do sucesso e repelindo todas as energias negativas que queiram chegar", ressalta Valéria Loureiro.

Casa aberta para mudanças

"Entre outras coisas, o Feng Shui diz que temos que ativar a circulação da energia vital para harmonizar os espaços e, em consequencia, a vida. Para começar bem o ano, a primeira coisa é fazer uma boa faxina, retirando dos armários e gavetas os papeis, roupas e objetos que não servem mais, ou que você não gosta, para tirar essa energia negativa de alguma parte da vida que possa não estar bem", concorda a arquiteta e especialista na área, Sâmia Sarayedine. Depois da limpeza, ela recomenda abusar das flores, que trazem novo astral, e dos aromas, para criar uma melhor sintonia. "Laranja e branco trazem harmonia e paz, e o rosa, amor. Para os cheiros, são indicados o floral, a lavanda ou os cítricos. Outra coisa é mentalizar o objetivo para cada setor da vida, e tentar colocar nos espaços objetos que te lembrem disso. Isso otimiza e o pensamento e abre novos caminhos. Independente do poder aquisitivo, o essencial é que, ao aplicar o Feng Shui na decoração da casa, a intenção de melhora seja real, e você acredite. De outra maneira as medidas não terão efeito", completa Sâmia.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023