Criatividade é o caminho

Especialistas ensinam a combinar cores, materiais e texturas com bom gosto e economia, aproveitando a composição com móveis dentro de casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/01/2010 11:13 Júnia Leticia /Estado de Minas
A decoradora e mestra em reiki Rosa Leite projetou quarto com decoração que utiliza madeira em MDF e tinta latéx: A decoradora e mestra em reiki Rosa Leite projetou quarto com decoração que utiliza madeira em MDF e tinta latéx: "Tendência é economizar e sofisticar sem ostentação"
Para quem quer mudar o visual da casa sem gastar muito, a decoradora Sheila Mundim diz que uma das melhores soluções é mudar a cor das paredes. E, segundo ela, uma novidade que continua com força total este ano é o lançamento de texturas de tintas que imitam papel de parede, tecidos, palhinhas, entre outros materiais. "A pintura é a forma mais rápida, prática e barata de reformar uma parede e pode até mesmo ser feita sem a presença de um profissional de decoração", explica.

A decoradora e mestra de reiki Rosa Leite aposta no papel de parede. Segundo ela, a coleção 2010 tem como novidade o papel flocado, pedrinhas de cristal, floral, listrado, texturizado e vinílico. "A palha natural também é um revestimento com requinte, que traz a natureza para dentro de casa".

Além do papel de parede, a designer de ambientes Roberta Lopes diz que há várias linhas de tinta com solvente à base de água, sem cheiro e com grande opção de cores. "Os papéis de parede estão com tonalidades e texturas atuais, resistência e flexibilidade de instalação. Opções de grafismos e desenhos mais orgânicos, leves e fluidos. Já os adesivos estão cada vez mais personalizados, permitindo exclusividade", conta.

Com relação aos tons, Sheila Mundim diz que a cor fendi é uma tendência. "Para 2010, como na moda está em alta o nude (cores pastel), provavelmente na decoração as cores vão seguir os tons claros, com alguns detalhes em tons arenosos". O preto e branco também estão sempre em evidência, conforme a decoradora.

Roberta Lopes também acredita que as tendências vão ser cores neutras, acinzentadas e em tons naturais e pastel. "Com texturas praticamente idênticas à da madeira, reforçando a sustentabilidade aplicada a produtos de qualidade. Aparecem, ainda, inserções de imagens em peças grandes e moduladas". Para a decoradora, as cores da moda são o azul, o lilás e os clássicos preto e branco para destaques. "Fora isso, a tendência é economizar e sofisticar sem ostentação, criando um ambiente limpo, com linhas retas, conforto e praticidade", aponta Rosa Leite. Ela ressalta que decoração não é sinônimo de preços exorbitantes e, sim, de bom gosto.

PERFIL DO DONO

Ao escolher o material para cada cômodo, o primeiro critério a ser observado é a preferência do cliente. A partir daí, é feita uma avaliação das características dos materiais especificados e verifica-se se estão de acordo com a demanda do uso. "Não seria adequado revestir as paredes de um banheiro com tecido ou papel de parede, pois o vapor danificaria esses materiais", explica Sheila Mundim.

Com a grande variedade de opções, a decoradora Sheila Mundim enumera as vantagens de alguns materiais. "Azulejos, espelhos, adesivos, tecidos e painéis de madeira, além da fácil conservação, boa durabilidade e de valorizar a decoração dos ambientes, têm um custo bom que cabe em qualquer bolso", conta.

Já no caso de madeiras de demolição, aço e bambu, ela diz que a desvantagem é o preço. "Eles podem ser adequados em áreas menores para tentar reduzir o custo, mas muitas vezes o cliente não se interessa devido ao alto orçamento".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023