Além disso, nesse espaço, bancos com mesinhas formam uma convidativa área de estar, propícia ao bate-papo, ao relaxamento e até ao trabalho em meio ao verde, como conta Benedito Abbud. "É ali que se pode praticar o ócio criativo, por ser um ambiente muito mais calmo e agradável".
Leia a continuação desta matéria:
Descontração ao ar livre
Como escolher a planta
Elementos comuns em áreas externas
Para tornar o local ao ar livre mais prazeroso, o paisagista diz que é importante considerar alguns cuidados. "Como nesta época do ano o grau de insolação no jardim é muito grande, áreas de sombra com árvores estrategicamente dispostas no ambiente são bem-vindas. É preciso, também, levar em consideração as espécies que se dão bem ao sol e são resistentes ao calor e às chuvas", explica Benedito Abbud.
Ele chama a atenção, ainda, para cuidados com a manutenção
Leia mais sobre plantas:
Proliferação dos jardins
Cuidados extras no verão
Biodiversidade
Cultivando o bem-estar
Plantas
O paisagista e ambientalista Caio Zoza fala que é preciso observar as plantas que florescerão no verão e as árvores que amenizarão o calor trazendo sombra. "O elemento água também é muito importante para manutenção da umidade do local, não só nas piscinas como em lagos, cascatas, fontes ou simplesmente nos chuveirões".
Segundo ele, a piscina é a protagonista. Mas, se não houver, uma mesa ou um banco à sombra de uma árvore com vista a um recanto ou mesmo a um pequeno conjunto de plantas idealizado para aquele espaço trazem tranquilidade e conforto. "Um pergolado ou um deck são áreas que, se existentes, certamente serão muito usadas durante o verão. Mas em pequenos espaços, como nos apartamentos, um jardim na varanda pode ser um elemento transformador nos dias quentes do verão".
Para fazer um jardim para o verão, o primeiro passo é definir seu uso de acordo com os gostos e costumes dos moradores. "Tomar sol, ler e refrescar-se ao ar livre requer equipamentos como espreguiçadeiras, ducha, cadeiras confortáveis, iluminação adequada, churrasqueira e forno de pizza", exemplifica Benedito Abbud
Para a escolha das espécies, o paisagista diz que é preciso conhecer o solo e o clima da região. "Em seguida, é necessário se atentar para os espaços em que serão feitos esses jardins a fim de não ter problemas", conta.
HARMONIA
Caio Zoza acrescenta que deve ser levado em consideração o entorno como um todo. "Construções, vegetações nativas ou introduzidas, luminosidade do local em que se deseja implantá-lo, a utilização que se dará a ele e, principalmente, o resultado que os moradores esperam do jardim", diz.
Observando-se esses critérios, é só usar a imaginação para criar o jardim de verão mais adequado às necessidades de cada um. E para isso, de acordo com Benedito Abbud, não há um espaço mínimo recomendado. "Ele pode ser feito em qualquer área, até mesmo em varandas, usando o artifício do jardim vertical".
Já o paisagista Caio Zoza recomenda uma área com, no mínimo, 25m². "Nesse espaço pode se criar um maravilhoso jardim para curtir o verão. É claro que em áreas maiores as opções aumentam. Mas em espaços reduzidos, como uma parede de uma varanda, pode-se ter um jardim fantástico", aponta.