Estilo para inspirar o mundo

Feira de Milão mostrou os últimos lançamentos do universo do design

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 18/04/2010 18:46 Joana Gontijo /Lugar Certo
No ano passado, a Feira de Milão contou com mais de 300 mil visitantes - Fotos: Saverio Lombardi/Divulgação No ano passado, a Feira de Milão contou com mais de 300 mil visitantes
A semana em Milão agitou arquitetos, designers, fabricantes, curiosos e entusiastas do mundo inteiro que, aos milhares, puderam aproveitar a 49ª edição do Salão Internacional do Móvel, com novidades e muita criatividade pipocando pelas ruas da cidade. Dentro de uma atmosfera de puro design, mais de 500 eventos realizados paralelamente à exposição principal reuniram intervenções urbanas, mostras de novos talentos, decoração e arquitetura para áreas temáticas, e contaram com nomes como Charles Eames, Tom Dixon, Citterio, Ron Arad, Patrícia Urquiola, Daniel Libeskind, para citar apenas alguns. A partir desta vitrine mundial para inspirar lançamentos, os brasileiros podem esperar que as tendências cheguem por aqui, já que muitos profissionais do segmento andam pesquisando por lá.

Veja mais fotos do Salão Internacional do Móvel de Milão

No lounge Brazil S/A, instalado na via Tortona (onde acontecem explosivos os melhores eventos e mostras), o Brasil inaugurou este ano seu primeiro espaço de relacionamento. Muita empolgação tomou conta da festa com a presença de renomes da arquitetura e da indústria nacional no dia 15 de abril, badalada ainda com um convidado especial - o designer anglo egípcio Karin Rashid. Peças de designers brasileiros como os Irmãos Campana, a dupla do Nada se Leva e Paulo Mendes da Rocha compõem o espaço carregadas da nossa identidade. A Mostra Morar Mais por Menos de Belo Horizonte também marcou presença este ano em Milão, na varanda de 104m² do tradicional Palazzo Affari ai Giureconsult, com vista para a Praça Duomo.
Edição de 2008 - Edição de 2008

Durante o Fuori Salone, sobriedade com toques coloridos no ambiente da B&B na via Durini, que exaltou as formas orgânicas no sofá de Patrícia Urquiola, uma verdadeira estância para relaxar quando se rearranjam os módulos de um desenho tradicional. Na via Manzoni, poltronas com estruturas aramadas assinadas pelo arquiteto Daniel Libeskind para Sawaya & Moroni, próximo da loja Dríade, que este ano, no entanto, não inovou. Abrigando 54 marcas na Zona Tortona, o Superstudio Piu destacou a instalação de uma legítima linha de montagem de móveis mostrando o processo produtivo do inglês Tom Dixon.

Nos pavilhões 8 e 12, as grandes marcas decolaram menos com as cores, e ousaram apenas em cinza e bege. A crise européia talvez tenha atingido os corredores da feira que ficaram essencialmente no preto e branco. Ambientes monocromáticos demonstraram a insegurança de empresas renomadas pelo uso dos tons vibrantes, como a Kartell. Destaque para a inovação da suíça Vitra, que apresentou novidades em peças ambientadas em quadrados de Corian. É, mas em alguns casos, nem tudo é requinte em Milão - também se viu o brega. O Salão do Móvel terminou nesta segunda-feira na Itália, mas continua invadindo nosso imaginário. Inspire-se e leve Milão para dentro de sua casa!

Saiba mais sobre as novidades de Milão nos próximos dias com os colunistas do Lugar Certo!

Assista a um vídeo que mostra um pouco da edição de 2009


Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023