Agradável sensação no ar

Estender para a casa aromas que se identifiquem com os moradores pode até melhorar a qualidade de vida

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/04/2010 14:38 / atualizado em 25/05/2012 10:39 Joana Gontijo /Lugar Certo
O aromaterapeuta Fabian Laszlo diz que os óleos essenciais levam ao lar bem-estar físico e emocional a todos os moradores - Eduardo Almeida/RA Studio O aromaterapeuta Fabian Laszlo diz que os óleos essenciais levam ao lar bem-estar físico e emocional a todos os moradores

Trazer para a decoração novas experiências sensoriais que vão além do que a visão capta pode ser um caminho para ganhar mais saúde, equilíbrio e bem-estar. Explorar a personalidade e os desejos dos moradores através dos aromas e estender para os ambientes da casa perfumes cheios de identidade são maneiras de ativar energias positivas que significarão um conforto focado não apenas na estética. Os cheiros, então, se tornam aliados do design e são capazes até mesmo de melhorar a qualidade de vida.

Calcada no uso de óleos essenciais obtidos através da destilação de plantas aromáticas pelo vapor de água, a aromaterapia, mais comum em sua aplicação para massagens, banhos e inalações, é uma forma de inserir fragrâncias na casa. "A aromaterapia é a arte e a ciência que se utiliza de óleos essenciais como forma de terapia ou tratamento nas áreas física, mental, emocional, dermatológica e energética, balanceando e harmonizando corpo e mente. Os óleos essenciais são substâncias provenientes de plantas responsáveis pelos odores que fazem parte do próprio modo de sua sobrevivência. Em plantas como a rosa o cheiro é para atrair os insetos que fazem a polinização, já no tomilho e na arruda, por exemplo, os odores mais fortes são repelentes para que estejam protegidas. Portanto, os óleos essenciais são substâncias químicas orgânicas, da criação da planta - hidrogênio, carbono e oxigênio. São produtos puros, de primeira destilação, não podem ser adulterados e nem acrescidos de outras substâncias naturais", esclarece a aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia. Diferente da aromacologia, que estuda a influência dos aromas no comportamento das pessoas, mais próxima da perfumaria, lançando mão de ativos naturais ou sintéticos que são capazes de chegar apenas à memória olfativa, a aromaterapia age nos planos mental, físico e emocional de forma mais efetiva, continua Sâmia.

Veja mais fotos de aromas

"Com todo este apelo para a sustentabilidade, os aromas devem ser inseridos na arquitetura como uma técnica até medicinal para manter a saúde do ambiente e das pessoas que aí vivem. Esta tendência vem do deixar um pouco o ter de lado para ser, se cuidar e se manter saudável, e a aromaterapia vai se preocupar com a casa e com as pessoas". Para combater alergias e problemas respiratórios provenientes de mofo, são indicados óleos herbais como eucalipto, pinho, alecrim, e ainda a pimenta, que também age na respiração, o que pode ser combinado com laranja e limão, que evocam a memória olfativa e ativam boas histórias. Outro óleo chamado tea tree, misturado com tomilho, podendo ser conjugado com laranja e tangerina para amenizar o cheiro forte, aumenta a imunidade e ajuda pessoas convalescentes, inclusive em hospitais. O eucalipto e o tea tree podem ser aplicados ainda em caso de Alzheimer, já que ativam a memória, e este último também atua contra fungos e infecções.

Além das funções bactericida, fungicida e antisséptica, existem aromas especiais para determinadas áreas da casa, harmonizados com a decoração, a memória olfativa e a personalidade de cada um, e as misturas (blends) vão agir de maneira pontual, explica Sâmia. Contra os efeitos da gordura na cozinha, Sâmia empunha os óleos cítricos, que são alegres, adistringentes e abrem o apetite. Uma opção para quem não tem os aromas é descascar laranja ou limão e ferver a casca depois de cozinhar. No quarto de dormir ou para um bebê, a lavanda é excelente para a insônia, altamente relaxante, e vale até borrifar o spray com o óleo nos lençóis, travesseiros, pingar uma gota em uma bola de algodão e colocá-la entre o travesseiro e a fronha, ou usar o plug aromatizador.

"Na sala, é bom não abusar dos aromas fortes, amadeirados ou de flores, que são muito marcantes. Uma dica para receber os amigos é a sinergia entre os cítricos, como laranja, capim-santo, lemongrass, que podem ser misturados com a lavanda. Nos ambientes sociais - salas de estar, jantar e TV - a combinação de gerânio, patchuli e limão-taiti também cai bem para o bom receber. Na minha loja, esse blend é chamado de 24 Exotic. Para um jantar romântico e um ambiente sedutor, caem bem os óleos adocicados, como o patchoulli e o ylang-ylang, que podem ser usados com um toque de limão", dá a dica. Nos banheiros, são indicados os óleos antissépticos, como os herbais eucalipto, alecrim, pinho, e durante o banho, para melhorar a respiração, vale colocar hortelã-pimenta no sabonete líquido, aplicando na bucha.

Óleos essenciais para incrementar festas e estações são outra aposta. Para um Natal mais gostoso, a dica é usar cheiro de cipreste, que fica perfeito se misturado com um cítrico. "Para ter um inverno bem brasileiro, sugiro os aromas de cravo, canela e tangerina. Lembram festa junina, doce, casa de avó", diz Sâmia. Em contextos comerciais e empresariais, o marketing olfativo é uma linha dentro da aromaterapia que imprime através dos aromas a proposta da marca.
SXC.hu/Banco de Imagens

Cada pessoa se identifica com uma nota olfativa, e cada uma delas é capaz de despertar emoções que não se limitam à escolha do mobiliário, das tintas e revestimentos, ressalta o aromaterapeuta e empresário Fabian Laszlo
. "O bem-estar em um ambiente vai além do visual e pode, através de elementos como os sons e, neste caso, os aromas, se prolongar pelo subconsciente e repercurtir de maneira positiva, resultando em uma integração mais completa com os espaços", continua. Existem aromas adequados para situações, ambientes, cores e efeitos específicos, e esta escolha perpassa a personalidade de cada pessoa.

Os cheiros também combinam com as cores, explica Fabian: ambientes em que prevalecem o lilás e o roxo, mais ligados à intuição e ao relaxamento, a lavanda é um óleo que combina; em espaços puxados para o rosa e magenta, são indicados os óleos de gerânio e rosa; locais em azul, que é uma cor mais calma, ficam bem com a lavanda e também aromas mais frios, como hortelã e alecrim; amarelo pode ser conjugado com cheiros mais digestivos, como erva-doce, anis estrelado, óleo de gengibre; a cor laranja, que traz entusiasmo e alegria, combinam com os óleos de tangerina, e o próprio óleo da laranja; e o verde com os aromas de limão, manjericão, ervas, pinheiro, sálvia, por exemplo.

A decoração aromática também pode ser aplicada para melhorar a qualidade de vida, continua Fabian Laszlo. "Para uma criança com dificuldade para estudar, de repente em um quarto puxado para o amarelo que favorece a atenção, poderiam ser associados óleos de alecrim com gengibre, limão, cipreste, bons para concentração. Se é uma casa de uma pessoa muito estressada, nervosa, cansada, precisando de relaxar, uma sala ou um quarto para descanso em azul poderia ser complementado com lavanda, hortelã, manjerona, plantas que geralmente relaxam, esvaziam a mente. Em banheiros, são necessários óleos que tenham uma característica também antisséptica e que diminuam os maus odores. Uma dica para banheiros que recebem um fluxo de pessoas muito grande, como em shoppings, onde o mau cheiro pode ser maior, costumam ser mais eficientes os aromas mais adocicados que conseguem enganar o cheiro da urina: ylang-ylang, baunilha, chocolate, canela", cita Fabian algumas possibilidades. "Estamos usando outros sentidos para compor o ambiente, com uma decoração subjetiva que interfere muito no comportamento e no bem-estar das pessoas que estão ali dentro. Isso significa que o aroma é uma nova arma dentro da decoração, e o mercado está crescendo", completa.

CARTÃO DE ENTRADA

Com produtos que vão além dos populares incensos e englobam difusores a vela ou elétricos, velas, varetas, pot-pourri, esferas ou anéis de cerâmica, bolas de madeira, sachês e águas perfumadas, a primeira finalidade de usar os aromas nos ambientes é trazer mais harmonia, de acordo com a graduada e especialista em design de interiores, Carolina Lage. "A decoração não se restringe ao visível, e o aroma é a primeira coisa que se sente ao entrar na casa. O nosso olfato recebe muito mais estímulos até do que a nossa audição e visão. Além disso, o cheiro emociona, pode te lembrar alguma coisa, te dar uma sensação agradável, e a aromaterapia trata do equilíbrio, o bem-estar físico e emocional. Dentre os vários tipos de aroma para relaxar, restaurar a energia, estimular a mente, é bom procurar um profissional para indicar o aroma ideal para você. O belo, neste caso, vai além de uma casa esteticamente bonita, para ser um local onde a pessoa vai se sentir bem, e o aroma ajuda nisso", ressalta a designer.

Visite o site da Laszlo

Visite também o site da
By Samia, que tem entregas em todo Brasil

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023