Glamour e sofisticação

Lustres de cristal emprestam requinte ao ambiente e se tornam a peça de destaque

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/06/2011 14:57 / atualizado em 04/06/2011 15:05 Joana Gontijo /Lugar Certo
Viviane Almeida e Alan Santos fabricam lustres há três anos, atendendo diferentes perfis de público e gostos diversificados - Joana Gontijo/Portal Uai/D.A.Press Viviane Almeida e Alan Santos fabricam lustres há três anos, atendendo diferentes perfis de público e gostos diversificados

Boa parte da nobreza, do glamour e do romantismo que invadiram a decoração nos últimos tempos tem a ver com uma peça que, hoje, é objeto de desejo de nove entre dez arquitetos, designers de interiores e moradores: o lustre de cristal. O momento é propício para se investir em um objeto como este. Como evoca majestade e romantismo, ele vira o chamariz do ambiente e o transforma. O mercado dispõe de opções abundantes. É possível escolher entre peças antigas de cristal, eternas, mas que não cabem em todos os bolsos; cópias de lustres antigos, mais em conta; e peças de vidro mais modernas, de leve inspiração nos tempos remotos, e também mais acessíveis.

A artista plástica Viviane Almeida e o marido Alan da Costa Santos, há três anos fabricam, em sua casa em Belo Horizonte, lustres de cristal, em um trabalho minucioso que atende aos mais variados perfis de clientes. Os modelos e tamanhos são numerosos, podendo ir de 20 centímetros de diâmetro até 10 metros de altura, com preços entre R$ 400 e R$ 17 mil, de acordo com a contagem dos cristais, o tipo do material, a altura e o diâmetro do lustre, entre outros aspectos .

Os cristais podem ser colocados em estruturas clássicas, ou modernas, de alumínio, aço inox ou ferro. A matéria-prima vem de outras cidades ou até do exterior. O diferencial do trabalho é o projeto sob medida, personalizado, do jeito que o cliente quer. A produção dos lustres menores podem durar três dias, uma semana, mas trabalhos maiores algumas vezes demandam um mês ou mais de fabricação. A produção artesanal, mais cuidadosa, diferente dos produtos industrializados, por si só já carrega maior riqueza, como destaca Alan. “O lustre representa tudo. Ele é um adorno quando está desligado e já funciona como parte da decoração. A riqueza do ambiente está muito vinculada ao projeto de iluminação. Independente do lugar, seja mais requintado ou mais simples, ela é fundamental. Então, a atmosfera que um lustre de cristal confere ao ambiente passa pelo aspecto visual, o impacto que causa aos convidados, ou em um ambiente comercial, aos clientes. Uma das primeiras coisas que as pessoas percebem ao chegar em um local é a iluminação, o lustre, uma peça bonita”.

Veja mais fotos de lustres de cristal

Viviane lembra da maior profissionalização dos processos de fabricação, que evoluiu muito desde o início do trabalho. Ela diz que a inspiração vem de revistas especializadas, lojas, feiras e eventos, projetos residenciais que visitam, e também parte da própria criatividade. “Estamos em um nível superior a quando tínhamos um ano no mercado, mas estamos sempre aprendendo. Acredito que todos os clientes tem gostado muito do nosso trabalho, do acabamento, dos cristais, dos modelos. Então conseguimos chegar a um ponto bem legal”. Para a designer de interiores Andréia Guimarães, o ponto forte do trabalho do casal é o carinho e o amor com os quais eles fabricam os lustres. “Em todas as lojas de iluminação que frequento, já é aquele trabalho em série, engessado, padronizado. Aqui não. Os lustres são personalizados, montados de acordo com o desenho que o cliente quer. Um lustre de cristal traz para o ambiente amplitude, alegria, beleza”, completa.

Existem atualmente diversos modelos de lustres de cristal, dos clássicos aos contemporâneos, com formatos , dimensões e cores diversas, indica a arquiteta Mônica Guerra. A variação é conforme as novas tendências de mercado, em cada ano. “Hoje podemos ter lustres diferenciados, peças exclusivas que atendem a necessidade de um determinado projeto. Vale destacar que é cada vez maior a procura e a utilização de lustres antigos de cristal em ambientes contemporâneos. Os tradicionais lustres de cristal Baccarat e Murano serão eternamente sinônimo de requinte”, diz. Os lustres de cristal tem espaço nos mais diversos tipos de ambientes, residenciais ou comerciais, continua Mônica. Nas residências são vistos em salas de estar, jantar, quartos e até mesmo em banheiros e lavabos. Em espaços comerciais são muito usados em hotéis, lojas e restaurantes. Independentemente de qual ambiente eles estejam, para a arquiteta serão sempre a peça de destaque.

Eles podem ser usados em todo o tipo de decoração, desde que se observe qual o modelo adequado para cada ambiente, orienta Mônica. Basicamente a única regra para esta definição de modelo é verificar a proporção da peça no ambiente, largura e altura compatíveis com o espaço, com o pé direito existente. “Em ambiente neutros e cleans, podem ser usados como a peça diferenciada.Ambiente mais clássicos pedem lustres mais clássicos. Hoje é forte a tendência de usar na decoração um lustre de cristal antigo na tentativa de trazer para a decoração um resgate da história, do passado. Na minha opinião não há nada mais moderno do que usar um belíssimo lustre antigo.Sua presença em um ambiente cria uma atmosfera de imponência e requinte. Desperta fascínio”.

Para a designer de interiores Kenya Bambirra, talvez seja o lustre de cristal um dos elementos que mais se transformou nos últimos tempos, para se adaptar às novas necessidades de espaço e tendência de estilo. “O trabalho na procura e escolha de um lustre deve focar a função de cada ambiente e seu estilo. Pode ser uma peça clássica ou contemporânea, que sempre valoriza o espaço. São inúmeras as possibilidades em modelos de lustres de cristal. As opções vão desde o tamanho, estilo e qualidade. Mas, devemos ficar atentos na escolha de uma peça que distribua adequadamente a iluminação para o conforto e convivência, estudada de acordo com a colocação do mobiliário, criando um ambiente prático e estético”.

Kenya diz que costuma usá-los em halls, criando clima clássico, romântico ou atual. “É pela luz de um lustre de cristal que se impõe personalidade aos ambientes. Nada como entrar em uma sala de estar e ser contagiado pela sensação de beleza, acolhimento e conforto. É agradável perceber como, em uma sala de jantar, a luz cria uma atmosfera envolvente valorizando o mobiliário e dando estilo ao ambiente. No quarto, a luz de um lustre de cristal encontra a brecha de que precisa para refletir diferentes climas. Quando a noite cai, nenhuma luz agrada mais aos olhos do que a transparência de um lustre de cristal acesso. Pelo seu efeito versátil, decora ambientes clássicos ou descolados. Eles garantem leveza suficiente para transitarem com elegância em qualquer lugar”.

A designer de interiores Rosângela Brandão Mesquita dá a dica que, para acertar na escolha do lustre de cristal antes de adquiri-lo, é indicado buscar ajuda de um profissional para evitar erros.Em primeiro lugar é necessário considerar o tamanho do espaço, o projeto, se ele vai combinar com o restante da decoração e com o estilo do ambiente, diz a designer. “É necessário desenvolver um projeto luminotécnico com as orientações como: quais os tipos de lâmpadas adequadas ao lustre escolhido, o tamanho da peça, se convém utilizar o recurso do dimmer para regular a intensidade da luz , etc. A iluminação de um espaço que já possui um lustre de cristal pode ser complementada com luminárias contemporâneas embutidas no teto. A composição com lâmpadas eletrônicas fluorescentes não é indicada”. Para Rosângela, o lustre de cristal evoca um clima de glamour, romantismo, requinte, sofisticação e, em muitas vezes, ele pode ser objeto de desejo e o foco das atenções.

Serviço:
Lustres Viviane Almeida: (31) 3443-2910/8741-2910/9792-7867; vivianemariania@hotmail.com

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023